livros, Quadrinhos

Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul, Zidrou e Jordin Lafebre

“Escolher é abrir mão, e abrir mão é quase como desistir…”

Em Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul acompanhamos Pierre, sua esposa e seus quatro filhos saindo de férias, como eles fazem todo ano. Nessas férias, no entanto, tudo parece diferente.

A tia Lili está doente, a família apreensiva e Pierre e Madô, sua esposa parecem não estar se dando muito bem, justamente por isso, os dois resolvem fazer desse, que seria o último verão da família junta, o melhor verão de todos.

Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul começa de uma maneira simples, Pierre, Madô e os quatro filhos saem de férias. A ocasião é extremamente esperada pelas crianças, por isso é motivo de festa.

veroes-felizes03

Ao longo da viagem vamos conhecendo um pouco mais da personalidade de cada uma das crianças, embora a HQ não mergulhe totalmente nesse aspecto.

Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul também engana o seu leitor, não de uma maneira ruim, começamos a ler a HQ achando que vamos nos deparar com uma história de família feliz nas férias, mas não é bem esse o caso, a família retratada no quadrinho é uma família que está em crise. O casamento de Pierre e Madô não vai bem e eles tentam segurar a barra pelas crianças, já sabendo que aquela é provavelmente as últimas férias que passaram juntos, os pais tentam fazer o melhor possível.

Tem outro drama que circula a família, a doença de uma tia, que deixa todos nervosos e assustados.

veroes-felizes01

Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul tem uma trama que qualquer pessoa pode reconhecer, afinal, todo mundo já saiu de férias em algum momento da vida, não importa para qual lugar, o que importa é sentimento que circunda essa experiência. É isso que sentimos quando lemos Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul.

É interessante que o autor coloque temas mais sérios na obra, como a crise no casamento dos protagonistas e a doença da tia, o que faz do quadrinho uma história realista e que muitas pessoas ainda podem se reconhecer. Os problemas que surgem no caminho da família fazem um contraste com os momentos alegres que eles vivem durante as férias.

O quadrinho todo é embebido em um clima de nostalgia, que nos faz lembrar de como nós esperávamos e víamos as férias quando crianças.

veroes-felizes02

A leitura de Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul é muito rápida, a HQ é relativamente curta (64 páginas) e tem pouco texto, o que facilita muito a leitura. É bom ressaltar que as ilustrações feitas por Zidrou são lindíssimas e casam muito bem com o tema abordado, então, mesmo que não tenha muito texto, o livro valeria só pelas suas imagens.

A trama parece simples a princípio, mas se revela complexa, realista, bonita e triste. Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul é um quadrinho magnifico que pode falar com qualquer um de nós.

Titulo no Brasil: Verões Felizes- Volume 1: Rumo ao Sul

Título original: Les Beaux Étés Tome 1, Cap au Sud !

Autor: Zidrou, Jordin Lafebre

Gênero: Quadrinhos, HQ, Drama, Comédia

Ano de lançamento: 2016

Editora: Editora SESI-SP

Número de Páginas: 64

Fotos: Fernanda Cavalcanti

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s