43ª Mostra Internacional de Cinema, filmes

43ª Mostra Internacional de Cinema: Sem Túmulo, 2018

Guest post de Jorge Xavier Franco de Castro

sem-tumulo01

Um Drama em Analise

No seu primeiro longa-metragem o diretor Mostafa Sayari, graduado em psicologia, traz um conto atemporal de homens e mulheres que buscam o significado para a sua perda trágica, livremente baseado no clássico romance Enquanto Agonizo (1930) de William Faulkner.

Sayari conecta situações e eventos da infância e o impacto que eles tem na idade adulta, um tema clássico ao qual o diretor quer dar uma visão atual utilizando-se de personagens, drama, luz, tempo e edição.

O filme participou da Seção Competitiva Orizzonti do 75º Festival de Veneza de 2018, traz no elenco os atores Nader Fallah (Sade Ma’bar, 2017), Elham Korda (Melbourne, 2014), Madjid Aghakarimi (Fardaa, 2014) e Vahid Rad (Tamaroz, 2017), e frente ao tema denso e difícil tem um ótimo desempenho.

Quatro irmãos a caminho do nada

sem-tumulo02
Madjid Aghakarimi, Elham Korda, Nader Fallah e Vahid Rad

Quatro irmão se reencontram para cumprir o último desejo do pai, ser enterrado em uma distante e desconhecida aldeia.

Nenhum dos irmãos jamais teve notícia do local e ignoram qual relação o pai teria com a pequena aldeia, numa viagem desgastante, certos problemas e segredos familiares são trazidos à tona.

O pai mesmo morto continua produzindo relações conflituosas entre seus filhos, a situação de seu cadáver, se deteriorando devido ao tempo e o calor, é um retrato do que fez em vida deteriorando relações.

Uma Irmã entre diferentes irmãos

sem-tumulo03
Madjid Aghakarimi, Elham Korda, e Nader Fallah

Leila (Elham Korder) é um frágil ponto de equilíbrio entre os irmãos, e a partir dela que há um mínimo de comunicação entre eles.

É ela que coordena o início da jornada, e no seu percurso não poupa esforços para mantê-los unidos no intento de cumprir a última vontade de seu pai. Missão quase impossível frente aos constantes desentendimentos.

Irmãos de mães diferentes

sem-tumulo04

Há um conflito entre Ahmed (Nader Fallah) irmão mais velho e Madjid Aghakarimi) o irmão mais novo, filhos de mães diferentes trazem em si ressentimentos mútuos.

Ahmed exausto e desgastado pela longa jornada e contrariado com o local escolhido para o enterro, tem constantes desentendimentos com seu irmão que há muitos anos cuidava do pai.

Drama Arcaico

sem-tumulo05

O drama trata da travessia de personagens, embora irmãos bem diferentes, que gravitam em torno da figura do pai morto.

O filme é permeado de diálogos que esclarecem as relações entre eles. A medida em que o tempo e o calor afeta o estado físico do pai, os filhos vão tentando entender os sentimentos e motivações que os levaram a se distanciar.

O forte calor, a distância e a convivência forçada é mostrada a todo momento, e como pano de fundo temos um Irã Arcaico representado por estradas precárias, pequenos lugarejos e pessoas apagadas.

Sem Túmulo faz parte da programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema, para programação e mais informações, acesse: http://43.mostra.org/br/home/

Nota 3,0

Título no Brasil: Sem Túmulo

Título original: As I Lay Dying

Diretor: Mostafa Sayari

Gênero: Drama

Nacionalidade: Irã

Ano: 2018

Duração: 1h13

Elenco: Nader Fallah, Mohammad Rabbani, Elham Korda, Madjid Aghakarimi, Vahid Rad

Texto, imagens e legendas por Jorge Xavier Franco de Castro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s