Matteo (Riccardo Scamarcio) e Ettore (Valerio Mastandrea) são dois irmãos que não se relacionam muito entre si. Matteo é um jovem empreendedor, que vive na cidade e tem valores de vida modernos, enquanto Ettore vive na sua cidade natal e leva uma vida simples e conservadora.
Quando Ettore precisa passar um tempo na casa de Matteo, devido a um evento traumático, os dois irmãos precisam se entender e resolver os problemas da relação.
O mote principal de Euforia são as diferenças entre Matteo e Ettore. Ettore, o irmão mais velho, vive na sua cidade natal e nunca teve vontade de sair, e que tem valores conservadores.
Matteo por outro lado é o seu oposto, ele vive na cidade grande, é gay assumido e gosta de sair para se divertir. Os mundos de Ettore e Matteo parecem completamente distintos e eles só parecem ter alguma relação quando passam a dividir o apartamento.
É natural que a vida dos dois se choquem nesse momento e que um passe a questionar as escolhas e as opiniões do outro, mas também é a partir daí que o filme começa a se tornar mais interessante e a tratar de temas mais profundos.
Quando Ettore e Matteo passam a viver juntos, os irmãos, que nunca foram próximos, são obrigados a conviver e a superar suas diferenças.
Colocados dentro da mesma casa, as diferenças entre os dois irmãos saltam aos olhos e não só dos espectadores, mas também dos próprios irmãos. Mas é também em função disso que Matteo e Ettore resolvem, pela primeira vez, discutir e conversar sobre suas diferenças e suas opiniões, o que leva os dois a uma conversa intima e cheia de entendimento.
É nesse momento que Euforia nos mostra que existe muita mais na relação dos dois irmãos do que só brigas e desentendimentos, também existe muito amor e companheirismo.
Euforia é um filme interessante pois descreve com bastante perfeição uma relação fraterna, repleta de confusões, mas também de amor.
Euforia não aposta em uma grande produção ou em grandes efeitos, mas se apoia em um bom roteiro. O tema escolhido pela diretora Valeria Golino, já é por si só bem interessante, mas o fato de que ela sabe como trata-lo de maneira realista, ajuda muito no resultado final do filme.
Os dois irmãos que começam o filme quase como caricaturas, ao longo do filme, se transformam em personagens realistas e profundos, que parecem mais do que dispostos de ouvir o lado um do outro. Ettore, especialmente, que é retratado como um homem durão e teimoso, vai se tornando mais palatável e mais aberto ao longo do filme, ao mesmo tempo que Matteo, que parece, a princípio, não se importar com ninguém além de si mesmo e de suas vontades, se mostra mais sensível do que parece.
Nesse aspecto, Euforia é um filme clássico, aonde seus personagens passam por transformações ao longo do filme para se tornarem pessoas melhores, e o que motiva essa melhora é a relação dos dois irmãos.
É importante ressaltar a atuação tanto de Scamarcio, quanto de Mastandrea, tão imersos em seus papeis, que deixam Euforia ainda mais realista.
No entanto, como o filme passa bastante tempo nos explicando como são os personagens e construindo esse universo, ele também demora um pouco para engatar e pode deixar o telespectador cansado.
Longe de ser um filme ruim, Euforia descreve uma relação verdadeira e realista entre dois irmãos e qualquer pessoa pode se sentir no lugar tanto de Ettore, quanto de Matteo, Euforia fala sobre amor e compreensão, mas também sobre a completa discordância, um sentimento comum a qualquer pessoa que tem um irmão.
O filme entra em cartaz no dia 17 de outubro.
Título no Brasil: Euforia
Título original: Euforia
Diretor: Valeria Golino
Gênero: Drama
Nacionalidade: Itália
Ano: 2018
Duração: 1h55
Elenco: Riccardo Scamarcio, Valerio Mastandrea, Isabella Ferrari, Valentina Cervi, Jasmine Trinca