livros

O Sol na Cabeça, Geovani Martins

“Ninguém nasce borboleta”- O Caso da Borboleta

O Sol na Cabeça é o livro de estreia de Geovani Martins e é composto de 11 contos, em que ele explora personagens provindos da periferia.

O grande diferencial de O Sol na Cabeça é justamente esse, Geovani é nascido em Bangu e, portanto, fala da sua realidade, o que é uma novidade na literatura brasileira.

Os contos abordam os mais variados temas, como por exemplo em Estação Padre Miguel, o autor fala sobre crescer e se separar dos amigos de infância ao mesmo tempo em que coloca seus personagens sob a mira de fuzis da polícia, já Rolézim descreve uma turma de amigos indo à praia e o cerco da polícia no mesmo local em função de arrastões. Ou seja, grande parte dos contos de O Sol na Cabeça nos mostra questões do cotidiano, que podem ser facilmente reconhecíveis e identificáveis e questões referentes as favelas e a vida dos moradores.

Isso torna o livro ainda mais interessante, uma vez que pode falar com diversos públicos, qualquer pessoa pode reconhecer a sensação de que está crescendo e superando algumas amizades que já não combinam mais, mas nem todas podem se reconhecer com as questões que só afetam os moradores da periferia. Por outro lado, O Sol na Cabeça parece ser uma das primeiras obras que abrange personagens desse estilo, o que pode aproximar mais leitores.

Para quem está por fora desse espectro, por sua vez, é sempre bom ver lados e vidas que não conhece e poder assim, se colocar em posições diferentes e entender outros pontos de vistas.

O Sol na Cabeça também é diferente na linguagem, Geovani abusa de gírias e de linguagem não formal, o que aproxima o leitor dos personagens- em sua maioria adolescentes- e que nos coloca totalmente dentro da trama.

Por essas razões, a leitura de O Solo na Cabeça é uma experiência completamente diferente e importante. Coloca o leitor em lugares que não são comuns, mas que são extremamente necessários.

A escrita de Geovani é ótima, e o ritmo do livro é muito bom, o que facilita ainda mais a leitura. O fato de O Sol na Cabeça também ser um livro de contos também ajuda na hora da leitura, os contos são, em sua maioria curtos e bem rápidos de ler.

O Sol na Cabeça é um livro que nunca se viu antes e que nos apresenta a voz segura e inovadora de Geovani Martins, que mostra ao leitor pontos de vistas e histórias diferentes.

Título no Brasil: O Sol na Cabeça

Título original: O Sol na Cabeça

Autor: Geovani Martins

Gênero: Contos

Ano de lançamento: 2018

Editora: Companhia das Letras

Número de Páginas: 112

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s