livros

A Guerra dos Mundos, H.G. Welles

Em A Guerra dos Mundos acompanhamos, literalmente, a invasão da terra por uma raça alienígena, que parece ser superior aos seres humanos.

A Guerra dos Mundos certamente é um marco na literatura de ficção cientifica, mas também, na literatura de forma geral. Esse é um dos primeiros livros a apresentar uma trama com alienígenas.

A trama escrita por H.G. Wells é tão realista que em 1938, Orson Welles leu trechos do livro no radio e levou a população americana a acreditar que aquilo de fato estava acontecendo.

O livro de Welles foi mesmo uma inovação e a história do livro é muito criativa.

A Guerra dos Mundos não apresenta muitos personagens, ela segue um homem só, mas levando em conta o que o autor quer passar, essa é uma ideia bem razoável.

O livro não quer falar de um personagem especifico e nem mostrar os sentimentos das pessoas, ele quer descrever um ataque alienígena, que eventualmente, leva a uma guerra. Nesse aspecto, A Guerra dos Mundos é sim, um grande livro.

Ele tem ótimas descrições, e nos coloca dentro de tudo que acontece. É verdade que atualmente, A Guerra dos Mundos pode soar um pouco batido, porque outros livros sobre o mesmo assunto ou com assuntos muito parecidos, que foram escritos depois, usaram de vários elementos do livro de Welles, mas para a época em que foi escrito, A Guerra dos Mundos era muito original, tanto que até hoje é citado quando se fala sobre livros de ficção cientifica.

Mas A Guerra dos Mundos também tem seus problemas, justamente por não se focar de verdade em ninguém, o livro começa a soar como uma reportagem e como sabemos que não é uma reportagem real, a trama vai perdendo um pouco da graça com o tempo. Se o leitor acompanhasse um personagem mais a fundo e tivesse acesso aos seus sentimentos em relação a invasão e a guerra, seria um pouco diferente.

O segundo aspecto não é nem culpa do livro exatamente, mas sim do fato de que nos dias de hoje, a história narrada no livro já está meio batida, e isso acaba fazendo com que o livro perca um pouco da graça e do impacto que teve na época do lançamento.

O livro é curto e a leitura é relativamente fácil, mas com o tempo, a leitura de A Guerra dos Mundos foi ficando um tanto quanto parada e um pouco tediosa.

Não que isso tire toda a importância do livro, mas talvez a expectativa e o tempo, tenham estragado um pouco de A Guerra dos Mundos.

No entanto, a leitura foi bem rápida e simples, o livro só não cumpriu as minhas expectativas.

A Guerra dos Mundos é um livro importante e histórico, que pode soar um pouco obsoleto, mas que ainda merece ser lido.

Título no Brasil: A Guerra dos Mundos

Título original: The War of the Worlds

Autor: H. G. Wells

Gênero: Ficção cientifica

Ano de lançamento: 1897

Editora: Suma

Número de Páginas: 312

 

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

Um comentário em “A Guerra dos Mundos, H.G. Welles”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s