livros

Transformer: A história completa de Lou Reed, Victor Bockris

“As pessoas deveriam morrer por ela. As pessoas estão morrendo por todo o resto, então por que não pela música?”- Lou Reed

Transformer: A história completa de Lou Reed acompanha toda a trajetória do cantor Lou Reed, começando na sua adolescência e chegando aos seus últimos dias.

O livro começa nos anos de adolescência de Lou, quando ele começa a desafiar os pais e se envolver com drogas, também fica claro que o garoto tem uma tendência homossexual, o que para a época em que Lou nasceu, era inconcebível. A terapia de eletrochoque parece a resolução ideal para os pais de Lou.

Transformer: A história completa de Lou Reed nos fala sobre o tratamento e como sobre o cantor temia que isso mudasse suas ideias e quem ele era. Depois disso, passamos a acompanhar Lou depois do tratamento, que deixa ele do mesmo jeito e talvez, com um pouco mais de rancor dos pais.

transformer01

A partir daí, Reed, que originalmente queria ser um escritor começa a se dedicar a música e começa a aparecer no meio e ser cada vez mais requisitado.

Naturalmente que o livro passa pela época em que Lou fez parte do Velvet Undergound e é muito sincero sobre a relação do cantor com Andy Warhol. Uma das coisas mais interessantes de biografias, especialmente de pessoas que fazem parte do show buzines, é que o livro eventualmente cita outros famosos.

Isso acontece muito em Transformer: A história completa de Lou Reed, David Bowie e Iggy Pop tem um papel muito importante na história de Reed e por isso, esse livro conversa com A vida e a música de A Vida e a Música de Iggy Pop: Open Up And Bleed.

transformer02

O livro tem bastante sucesso em cobrir toda a vida de Reed, inclusive para quem não conhece muito sobre o biografado. O leitor sai do livro com a sensação de que de fato conhece Reed pessoalmente.

Outro ponto alto de Transformer: A história completa de Lou Reed é a honestidade com que seu autor, Victor Bockris fala sobre a vida de Reed. Primeiro porque claramente houve uma pesquisa bem grande para se escrever o livro, segundo, porque ele parece não esconder nenhum detalhe, mesmo os que não são tão bonitos.

O livro é sincero sobre a adolescência de Reed, o tratamento de eletrochoque, seu envolvimento com drogas, sua sexualidade e seus relacionamentos, sejam amorosos, familiares ou fraternais. Tudo isso é muito interessante, Bockris não parece estar querendo criar um herói, mas sim, retratar Reed como um ser humano normal e real, que comete erros e que se machuca.

transformer03

Transformer: A história completa de Lou Reed também evita a todo custo delimitar a sexualidade de Lou, o que é uma coisa boa. O livro fala sobre os relacionamentos do cantor, com homens e mulheres, dando destaques para os que foram mais importantes, mais uma vez, tanto com homens, quanto com mulheres, e poderia facilmente definir Lou como bissexual, mas não o faz. Não tem nenhuma declaração do próprio Reed em relação a isso no livro, o que aumenta a sensação de que embora as suas relações sejam importantes na sua história, sua opção sexual, não é.

A edição é da Editora Aleph, que como sempre, tem um cuidado extremo com o livro. Transformer: A história completa de Lou Reed é em capa dura, com boa diagramação, capítulos divididos de maneira cuidadosa e sempre começando com uma citação e repleto de fotos que ilustram a vida de Reed.

transformer04

Transformer: A história completa de Lou Reed é um livro interessantíssimo, com um ótimo ritmo de leitura, que deixa o leitor preso na sua história. Ele tem todo o potencial para agradar os fãs de Reed e para atrair mais gente para a carreira desse músico incrível.

Título no Brasil: Transformer: A história completa de Lou Reed

Título original: Transformer: The Lou Reed Story

Autor: Victor Bockris

Gênero: Biografia

Ano de lançamento: 1994

Editora: Editora Aleph

Número de Páginas: 512

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “Transformer: A história completa de Lou Reed, Victor Bockris”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s