livros

Como Funciona a Ficção, James Wood

Em Como Funciona a Ficção, James Wood, famoso crítico literário, faz exatamente o que o título diz: explica como funciona a ficção.

Através de dez textos, que representam dez capítulos, Wood fala sobre personagem, narração, narrador, foco narrativo, estilo e outros aspectos da técnica literária.

A primeira coisa que se deve falar sobre Como Funciona a Ficção é que ele é um livro técnico, então, talvez ele não funcione para todo mundo. Por outro lado, ele não é um livro técnico chato, muito pelo contrário, Wood escreve com muito humor.

Também pode-se ter a ideia de que porque é um livro técnico, que fala sobre aspectos técnicos da literatura, ele é necessariamente uma leitura difícil, ou que é voltada para um público que já sabe um pouco sobre o assunto, o que também não é o caso. A prosa de Wood é simples e clara, é possível entender tudo que ele diz, mesmo que você não seja um especialista no assunto ou sequer tenha estudado o assunto antes.

Óbvio que alguns assuntos são mais complicados que outros e, portanto, os seus textos são mais difíceis, mas é importante ressaltar que Como Funciona a Ficção não é um livro voltado apenas para quem estuda literatura, ele funciona com todos os públicos.

E aí, naturalmente, surge a pergunta, quem se interessaria por esse livro? Acredito que qualquer pessoa que goste de literatura, não só quem estuda literatura, mas qualquer um que leia bastante e que queira saber mais sobre o assunto. Quando você lê um livro como esse, não necessariamente precisa ler para escrever depois ou analisar livros, mas pode ser para compreender melhor os livros que lê por diversão e prazer.

Os textos de Wood são muito bem escritos e abordam temas muito relevantes, que ajudam muito quem está interessado no tema e quem quer escrever.

Wood também usa diversos exemplos de escritores, como Henry James, Vladimir Nabókov, Beatrix Potter e até Christopher Isherwood, que não é muito conhecido aqui no Brasil.

A edição que eu li é a da Cosac Naify, e é muito bem-feita e bem dinâmica. Ela é de bolso, e tem uma diagramação ótima, que facilita muito a leitura. Infelizmente, a edição da Cosac não foi reeditada, o que limita a sua compra a sebos, mas o livro ganhou uma outra edição pela Editora SESI-SP, que é bem mais fácil de ser encontrada.

A leitura é bem fácil e rápida e o livro é curto (232 páginas), mas eu recomendo que o livro seja lido com mais calma, para que o leitor possa absorver as informações, que são muitas, que Wood passa, também é interessante poder procurar exemplos, além dos que Wood cita no livro, em outras obras.

Como Funciona a Ficção é um livro técnico, mas que não interessa só pessoas da área e que tem uma leitura divertida e interessante.

Título no Brasil: Como Funciona a Ficção

Título original: How Fiction Works

Autor: James Wood

Gênero: Obra de referência, não ficção, literatura

Ano de lançamento: 2008

Editora: Editora SESI-SP

Número de Páginas: 232

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s