Listas, livros

10 Melhores Livros de 2019

2019 foi um bom ano de leituras para mim, eu consegui ler 95 livros e bati meu recorde de leituras por ano. Também consegui ler gêneros, estilos e autores variados e li muitas coisas completamente fora da minha zona de conforto, o que foi ótimo.

O ano terminou e chegou o momento de escolher os melhores livros de 2019.

Lembrando que, a lista é totalmente baseada em opiniões pessoais e não tem qualquer intenção de desmerecer qualquer outro livro que não esteja na lista e nem foi feita com o intuito de dizer que os livros que estão aqui são melhores que outros, essa lista apenas reflete os meus gostos pessoais. Além disso, os livros que estão na lista não foram necessariamente publicados em 2019 (aliais, nenhum deles é de 2019), mas foram lidos por mim nesse ano.

Por último, ter que escolher entre 95 livros foi um trabalho quase hercúleo, nunca foi tão difícil fazer esse top 10 e por isso, muita coisa boa ficou de fora.

Segue a lista:

1- O Vendido, Paul Beatty (2015): O Vendido acompanha um narrador personagem chamado de Eu, que depois da morte de seu pai, tenta salvar a cidade aonde nasceu e foi criado, que está prestes a sair do mapa.

2- Pai, Pai, João Silvério Trevisan (2017): No autobiográfico, Pai, Pai, João Silvério Trevisan fala sobre sua relação com seu pai e acaba refletindo sobre como a sociedade enxerga o homem e o seu papel.

3- Você Não Pode ser Neutro num Trem em Movimento, Howard Zinn (2016): Você Não Pode Ser Neutro Num Trem em Movimento é um livro biográfico sobre toda a luta política e social de Howard Zinn. Em tempos tão divididos como os atuais, o livro ainda é extremamente relevante.

4- Beijo com Beijo, Roald Dahl (1960): Roald Dahl é famoso por escrever livros como Matilda, A Fantástica Fábrica de Chocolate e As Bruxas, mas o que pouca gente sabe é que ele gostava mesmo era de escrever contos de terror. Beijo com Beijo é uma coletânea de alguns dos seus contos, voltados para o público adulto. O resultado é uma série de textos macabros e repletos de humor negro.

5- Christopher and His Kind, Christopher Isherwood (1976): Christopher and His Kind é a autobiografia, curiosamente escrita em terceira pessoa, de Christhopher Isherwood, autor de Cabaret. O livro cobre o período que o autor britânico viveu em Berlim, que coincide com a eleição de Hitler e o começo da segunda guerra mundial.

6- Adeus a Berlim, Christopher Isherwood (1939): Já Adeus A Berlim é o livro que de fato inspirou Cabaret. Composto de alguns contos, que apresentam personagens da cidade, entre eles, o próprio Isherwood, Adeus A Berlim, também acompanha o período pré e de guerra e soa como a primeira tentativa do autor de escrever uma biografia sobre a sua juventude.

7- Me Chame Pelo Seu Nome, André Aciman (2007): Me Chame Pelo Seu Nome acompanha Elio, um garoto de 16 anos, que se apaixona perdidamente por um aluno de seu pai, na casa dos 20 anos. O livro descreve as experiências que circundam o primeiro amor e é uma história de paixão avassaladora.

8- Transformer: A História Completa de Lou Reed, Victor Bockris (2004): A biografia de Lou Reed fala sobre a vida do cantor do seu nascimento, até a sua morte, sem poupar detalhes. Com depoimentos de namoradas, namorados, amigos e colegas de trabalho, Transformer: A História Completa de Lou Reed é um panorama completo da carreira e da vida pessoal do artista.

9- Encarcerados, John Scalzi (2014): Ambientado no futuro, Encarcerados é um livro de ficção cientifica com toques de noir. Na trama, acompanhamos um detetive robô, que precisa investigar um caso, envolvendo uma criatura que pode habitar o corpo de outras pessoas.

10- Baseado em Fatos Reais, Delphine de Vigan (2015): Baseado em Fatos Reais acompanha uma escritora, que está presa em um bloqueio criativo e que vê os dois filhos saindo de casa, quando faz uma nova amiga, que acaba tomando conta da sua vida. Narrado em primeira pessoa e com fortes cores de autobiografia, Baseado em Fatos Reais é um livro que deixa o leitor se questionando o tempo todo sobre o que de fato é verdade.

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s