livros

A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro, Amanda Lovelace

“Escreva a história

Enfie

Suas mãos

Nas partes mais

Sujas de si mesma

 

Pegue-a

Podridão e a deterioração

E transforme-as em

Alimento e vida

 

Regue a planta

E cante para ela

E a coloque na

Luz do sol

 

Cultive um belo jardim

Das suas dores

E ensine a si mesma

Como crescer a partir disso

 

Escreva sua história.

– O sinal que você estava esperando”

A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro é o primeiro livro da série Women Are Some Kind of Magic e é um livro de poesias, onde a autora Amanda Lovelace fala sobre amor, relacionamento, empoderamento e luto.

O livro é dividido em quatro partes: A Princesa, A Donzela, A Rainha e Você. Os poemas que estão presentes no livro são todos extremamente pessoais, e se enquadram dentro dessas partes.

Em Princesa, por exemplo, Lovelace fala sobre seus anos de adolescência, de suas inseguranças e de suas dúvidas do período, em Donzela, ela ainda fala sobre isso, mas já mostra poemas que demostram mais segurança, em Rainha, ela mergulha mais a fundo na morte de sua mãe e de sua irmã, e em Você, ela fala mais sobre sua relação com a poesia e em como a escrita ajudou ela a superar os seus traumas, além de se declarar para o seu noivo.

As poesias de Lovelace fazem parte de uma onda recente de poesias que tratam de temas jovens e muitas vezes feministas, elas são em sua maioria curtas e parecem ideais para serem postadas no instagram. Pode-se questionar a qualidade delas, mas elas certamente chamam a atenção de pessoas mais novas para o gênero.

Os poemas que estão em A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro não são tão pequenos, mas raramente ocupam mais que uma página. Embora a obra seja extremamente pessoal, é muito fácil se reconhecer em pelo menos um dos versos da autora, afinal, ela fala de temas que são comuns na vida de todos, como autoestima, relacionamentos que deram ou não deram certo, decepções, corações partidos e luto. É possível dizer que o livro talvez tenha mais ressonância entre as mulheres, mas claro que isso não é uma verdade universal.

Também é interessante acompanhar o crescimento de Lovelace de uma parte do livro para a outra, se no primeiro ela é uma jovem insegura que teve o coração partido e acredita que esse é o fim do mundo, no último, ela é uma mulher que depois da perda de entes queridos, entendeu que a vida nem sempre é fácil, mas que tem suas compensações.

O livro também tem um ar de conto de fadas, o que fica mais do que claro pela escolha tanto do nome do livro (quanto dos outros livros da série:  A Bruxa não Vai Para a Fogueira Neste Livro e A Voz Da Sereia Volta Neste Livro), quanto das partes que dividem o livro e isso também se reflete nos textos de Lovelace, muitos dos poemas falam de princesas e donzelas, embora essa seja só uma forma da autora falar de si mesma em terceira pessoa.

A escolha do título também é uma imagem muito poderosa, uma vez que nos contos de fadas tradicionais, as princesas sempre precisam de príncipes encantados para serem resgatadas, no livro de Lovelace, ela diz exatamente o contrário. O mesmo se pode dizer sobre os outros livros da série, a bruxa, que sempre foi uma representação da mulher que faz o que quer, não vai para a fogueira e a sereia, que no conto de fadas, perde a voz, nesse mantém a voz para que possa, finalmente, falar o que está pensando.

Quando se pensa que o livro é voltado para o público feminino jovem, é impossível negar que Lovelace manda uma mensagem empoderada e forte para essas meninas.

Talvez os poemas que Lovelace apresenta em A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro não sejam grandes exemplos do gênero, mas tem o seu mérito, além de causar um reconhecimento quase imediato no leitor, o livro também pode incentivar a leitura de mais poesia, o que é sempre ótimo.

Também é bom ressaltar que o livro é curto e a leitura é muito fácil, os poemas ocupam menos de uma página e como os poemas são interessantes, o livro flui bem rápido.

O livro talvez tenha como público alvo adolescentes, especialmente as do sexo feminino, mas nem por isso é um livro ruim e funciona muito bem no que ele se propõe a fazer.

Título no Brasil: A Princesa Salva a Si Mesma Neste Livro

Título original: The Princess Saves Herself in This One

Autora: Amanda Lovelace

Gênero: Poema, Poesia

Ano de lançamento: 2016

Editora: Leya

Número de Páginas: 208

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s