“Nada parece tão ruim quando a gente só tem de ler a respeito”– Olhem Só, o Pobre Pavão
Estranhos Embora Íntimos e Outros Contos Inéditos de F. Scott Fitzgerald reúne uma série de contos de F. Scott Fitzgerald que foram publicados em revistas e jornais. Os contos abordam os mais variados temas.
Estranho Embora Íntimos e Outros Contos Inéditos de F. Scott Fitzgerald é um livro com muitos contos, que embora tenham temas diferentes, se passam todos nos anos 20 e repetem aspectos que são comuns nas obras de Fitzgerald.
Ele escreve, por exemplo, sobre bailes de debutantes e personagens que tinham bastante dinheiro e faziam parte da sociedade, mas que perderam tudo de repente e precisam lidar com as consequências disso.
De uma maneira geral, os contos são todos meio parecidos, embora apresente personagens diferentes e tramas relativamente diferentes. Por isso, é um pouco difícil se apegar aos personagens que o autor apresenta, e também porque os contos são, em sua maioria, muito curtos.
Os contos também não prendem muito a atenção do leitor, mesmo que um ou outro seja mais interessante, não tem nenhum que salte aos olhos especialmente, todos parecem bem comuns e alguns deles nem tem acontecimentos tão marcantes ou reviravoltas. Os contos de Fitzgerald soam como uma história que está sendo contada por um amigo.
É obvio que Fitzgerald não é um escritor ruim, muito pelo contrário, mas a impressão que se tem é que ele é bem melhor escrevendo romances do que contos, porque já li O Grande Gatsby, que eu gostei muito e já li outros livros de contos do autor, que eu também não achei tão bons.
Por outro lado, os contos de Estranhos Embora Íntimos e Outros Contos Inéditos de F. Scott Fitzgerald tem temas muito parecidos com os de O Grande Gatsby e talvez agrade quem gosta muito da obra mais famosa de Fitzgerald.
Também deve-se levar em conta que o livro apresenta contos do início de carreira do autor e que naturalmente, ele pode ter evoluído com o tempo. Nesse aspecto, a leitura de seus contos mais antigos é uma ótima experiência para quem é muito fã do autor e quer conhecer seus primeiros trabalhos.
Outro ponto que prejudica o livro é o seu tamanho, Estranhos Embora Íntimos e Outros Contos Inéditos de F. Scott Fitzgerald tem 832 páginas, que passariam rápido se o livro fosse empolgante e divertido, mas como não é o caso, a leitura se arrasta e vai ficando cada vez mais cansativa.
Mas é legal ressaltar que no final de cada conto, é informado ao leitor em que ano ele foi escrito e que os contos estão organizados no livro do mais antigo para o mais recente, o que é muito legal e permite que o leitor explane a carreira de Fitzgerald.
Também não existe nenhuma edição recente do livro em português disponível e a compra dele se resume ao sebo e claro, a sorte de encontra-lo.
Estranhos Embora Íntimos e Outros Contos Inéditos de F. Scott Fitzgerald tem suas qualidades, mas de uma maneira geral, apresenta contos monótonos e se torna um livro difícil de ler.
Título no Brasil: Estranhos Embora Íntimos e Outros Contos Inéditos de F. Scott Fitzgerald
Título original: The Price Was High: Fifty Uncollected Stories by F. Scott Fitzgerald
Autor: F. Scott Fitzgerald
Gênero: Contos
Ano de lançamento: 1979
Editora: Editora Nova Fronteira
Número de Páginas: 832
Foto: Fernanda Cavalcanti