livros

Entre Versos e Monstros, Vários Autores

“Ela seria feliz quando terminasse o ensino médio?

Não, quando passasse para a faculdade

Ou melhor, quando acabasse a faculdade

Mas aí tem que trabalhar…

Então, quando se aposentasse…

Mas, e a família que ela queria formar?

E os quatro filhos que queria ter?

Eram muitos planos para ser feliz

Ela viveu assim…planejando

Projetando seu futuro

Nem percebeu

Que a felicidade sempre esteve ali

Na escada

De cabelos castanhos

Moletom largo

E de braços abertos…” – Planos da Vida, Gabriela Teixeira Barbosa

Entre Versos e Monstros é uma coletânea de poemas e contos escritos por crianças entre 8 e 14 anos de idade. O livro é o resultado do 1º. Concurso Literário do Projeto Escritores Mirins.

Entre Versos e Monstros já é desde o começo uma ótima ideia, ele é resultado de um concurso de escritores mirins, que sem dúvida nenhuma, estimula as crianças a escreverem e lerem mais. É muito legal que as crianças tenham essa plataforma para poderem se expressar e divulgar o seu trabalho.

Quando se pensa em um livro escrito por crianças, logo se imagina que seja necessariamente um livro infantil, mas isso não é totalmente verdade no caso de Entre Versos e Monstros. Como ele é uma coletânea de contos e poemas de autores diferentes, ele aborda temas muito diversos e apresenta jeitos de escritas bem diferentes.

entre-versos-e-monstros01

O livro tem poemas e contos sobre bullying, sobre comida, sobre escrever, contos de fadas, crimes, entre outros. Claro que alguns textos são mais infantis que outros, mesmo porque a idade das crianças que fazem parte da coletânea varia de 8 a 14 anos, mas outros são muito maduros e podem ecoar até em quem não é mais criança ou adolescente.

O poema Planos de Vida, de Gabriela Teixeira Barbosa (que está copiada no integra no começo da resenha), por exemplo, é um texto que fala com os adolescentes, que ainda vão entrar na faculdade, com os jovens que estão na faculdade e com os adultos, já formados, uma vez que os questionamentos que ela coloca no poema, sobre felicidade e planejamento, são questionamentos que afetam qualquer pessoa, não importa sua idade ou o período de sua vida.

Essa foi uma das maiores surpresas que tive lendo Entre Versos e Monstros, porque pude me ver em diversos dos textos, o que eu não esperava. É ótimo notar que embora os temas dos textos circundem o universo infantil, eles também podem falar com pessoas mais velhas.

entre-versos-e-monstros02

É interessante ressaltar também que os textos são todos muito bem escritos, mesmo que tenham temas e estilos bem diferentes.

Entre Versos e Monstros é um livro que pode falar com adultos, mas que também pode ser lido por e para crianças, ele tem a capacidade de agradar uma grande parte do público o que é ótimo. Sendo uma boa leitura para crianças, ele estimula que mais crianças leiam e que também se interessem por escrever e que possam pensar em um dia também escrever um livro.

Na parte estética, o livro é muito bonito. O cuidado da editora Guismofews é notável, a capa é bonita e o livro é repleto de ilustrações feitas por Renata Prado, que combinam com os textos escritos pelas crianças. Além disso, o livro vem com um prefácio que explica um pouco sobre o projeto e com uma pequena biografia de cada um dos escritores mirins e da ilustradora, que participam do livro.

entre-versos-e-monstros03

A leitura é fácil, rápida e interessante, o fato dos textos serem bem escritos e tratarem de temas importantes, faz com que ela se torne mais fácil ainda. Claro que quando lido para uma criança ou por uma criança, convém uma leitura mais demorada.

Entre Versos e Monstros é um ótimo livro para estimular a leitura entre as crianças, mas também para que os adultos possam ver e reconhecer o talento de escritores mais jovens, além de ser parte de um projeto lindo e importante.

O livro pode ser comprado aqui: http://guismofews.com.br/

Título no Brasil: Entre Versos e Monstros

Título original: Entre Versos e Monstros

Autor: Vários

Gênero: Contos e poemas

Ano de lançamento: 2019

Editora: Guismofews

Número de Páginas: 54

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s