filmes, Musicais

Filme: Caminhos da Floresta, 2015

Um padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt) desejam ter um filho, mas foram amaldiçoados por uma bruxa (Meryl Streep). Para que ela quebre a maldição, a bruxa exige que os dois tragam um capuz vermelho como sangue, cabelo amarelo como espiga de milho, um sapato dourado como ouro e uma vaca branca como o leite em três dias.

Determinados a realizar os seus desejos, o casal adentra na floresta a procura dos objetos em questão e acabam cruzando com personagens conhecidos no meio do caminho.

A origem de Caminhos da Floresta

Into the Woods foi escrito por Stephen Sondheim (música e letra) e James Lapine (libreto) e diferente de muitos musicais que depois chegaram ao cinema, ele não estreou na Broadway.

caminhos-da-floresta01

Into The Woods teve sua primeira apresentação em San Diego, em 1986, e chegou em Nova York no ano seguinte. Em 1988, o musical fez uma turnê americana e em 1991, chegou ao West End.

Em 2002, Into The Woods ganhou seu primeiro revival da Broadway, em 2010, em Londres. O musical ganhou até uma versão brasileira em 2010, chamado Era Uma Vez…Into The Woods, estrelado por Luciana Andrade, Neusa Romano, Thiago Lemmos e Keila Bueno.

O musical também virou um concerto em comemoração do 10º aniversário em 1997, um concerto ao ar livre em Nova York em 2002 e uma produção televisiva em 1991.

caminhos-da-floresta02

A produção original de Into The Woods, de Nova York ganhou três Emmys, e o seu revival ganhou dois.

Contos de fadas

Caminhos da Floresta gira em torno dos contos de fadas dos Irmãos Grimm, mas apresenta também personagens originais. O padeiro e sua esposa, que desejam ter um bebê, por exemplo, são personagens exclusivamente do musical, mas que se encaixariam em qualquer conto de fada.

O mesmo acontece com a bruxa, que não é uma bruxa especifica, mas que pode calçar as botas de qualquer bruxa de qualquer conto de fadas, ainda mais levando em conta que as bruxas em contos de fadas normalmente não têm nome próprio.

caminhos-da-floresta03

Além desses personagens, Into The Woods usa de quatro contos dos Irmãos Grimm: Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão e Rapunzel. Isso fica claro para boa parte dos telespectadores assim que a bruxa revela quais são os objetos que o padeiro e a esposa precisam juntar para quebrar a maldição.

O capuz vermelho como sangue, de Chapeuzinho Vermelho (Lilla Crawford), cabelo amarelo como espiga de milho, da Rapunzel (MacKenzie Mauzy), um sapato dourado como ouro, da Cinderela (Anna Kendrick) e uma vaca branca como o leite, de João (Daniel Huttlestone).

É natural que ao longo do filme, esses personagens comecem a surgir, assim como outros que fazem parte daquele universo. O que Caminhos da Floresta faz de interessante, e que é primeiramente um mérito do musical, é criar uma história nova encima das tramas de contos de fadas tão conhecidos. O musical é muito bom em se adequar aquele universo, colocando novos personagens, mas ainda respeitando as leis que só existem e só funcionam dentro do mundo dos contos de fadas.

caminhos-da-floresta04

Caminhos da Floresta também coloca a sua própria dose de realidade nos contos de fadas.

O mundo real

Caminhos da Floresta se passa no mundo e no universo dos contos de fadas, mas o musical também trabalha com questões reais.

Caminhos da Floresta fala sobre os desejos e claro, as suas consequências. Todos os personagens do filme desejam alguma coisa e todos eles precisam lidar com o que acontece depois que esses desejam se realizam, o que é bem diferente do que acontece nos contos de fadas.

caminhos-da-floresta05

O padeiro e a esposa por exemplo, querem tanto um filho que aceitam procurar os objetos que a bruxa quer, mas será que eles vão ser capazes de cuidar da criança depois que ela chegar? Cinderela quer se apaixonar e casar com o seu príncipe encantado (Chris Pine), mas se cansa dele com rapidez. Não existe “felizes para sempre” em Caminhos da Floresta e esse o ponto alto do musical.

Caminhos da Floresta também trata de temas que são comuns nos contos de fadas, como as relações entre pais e filhos, que são sempre complicadas e intricadas, as relações românticas, amadurecimento e moralidade.

Aspectos técnicos de Caminhos da Floresta

Into The Woods é um musical um tanto quanto sombrio, suas montagens nunca são alegres e coloridas como geralmente visualizamos os contos de fadas, nesse aspecto, o musical se inspira muito mais nos contos de fadas originais, que tinham cenas de estupro, incesto e assassinato, do que nas versões modernas e mais famosas dos contos de fadas, que diminuíram muito o teor polemico das obras originais.

caminhos-da-floresta06

O filme não é tão pesado assim, afinal, ele é uma produção da Disney, que é responsável por infantilizar ainda mais boa parte dos contos de fadas. Não que Caminhos da Floresta seja um filme como as antigas animações, repletas de finais felizes e casais apaixonados, mas ele modifica algumas coisas.

No entanto, Caminhos da Floresta ainda mantém a ideia original de seus criadores, que é dar sentimentos e ações realistas a personagens de contos de fadas, por isso, nesse sentido, o filme apresenta contos de fadas como boa parte do público nunca viu.

É interessante notar que o filme mantém a estética sombria e que lembra o terror do musical, o filme é escuro, com uma fotografia puxada para o azul e embora os personagens usem roupas que lembram a dos personagens da Disney (que são, na maioria das vezes, o que vem à cabeça quando pensamos em personagens de contos de fadas), elas não têm o mesmo glamour que as do desenho, mais ou menos, como se questionasse se é possível uma princesa estar sempre arrumada e com um vestido impecável.

INTO THE WOODS

O filme também tem boas atuações, mesmo porque tem um elenco quase estrelar, mas isso também é problema, já que os atores têm pouco tempo de tela e ás vezes nem conseguem mostrar muito ao que vieram.

Uma das escolhas mais interessantes do filme, que é colocar um ator para interpretar o Lobo Mau (Johnny Depp), dando ao personagem uma feição humano, e assim ressaltar a sugestão de pedofilia que circunda a trama de Chapeuzinho Vermelho e que está mais do que clara no conto de fada original, onde o Lobo de fato estupra a menina, já que o conto servia como uma maneira de alertar jovens garotas a não conversarem com estranhos, por exemplo, fica perdida no meio de tantos personagens e tantas histórias.

Caminhos da Floresta é um musical que funciona principalmente no palco, mas que não se sai tão bem no cinema, especialmente quando ele vem acompanhado de um elenco enorme, repleto de pessoas famosas, que estão desperdiçadas no filme. Caminhos da Floresta acaba se tornando um filme longo e cansativo, o que não aconteceria no teatro, aonde o público está mais envolvido na trama.

caminhos-da-floresta08

As músicas

Caminhos da Floresta é um filme com muitos números musicais, ou seja, não é uma boa pedida para quem não gosta de filmes musicais. As músicas usadas no filme são as mesmas do musical e entre elas estão Cinderella at the Grave, Hello, Little Girl, Witch’s Lament, It Takes Two, Last Midnigh, A Very Nice Prince e No One Is Alone.

Todas elas seguem a mesma estética do filme inteiro e são mais sinistras e tristes do que animadas, como seria em qualquer filme da Disney, o que pode desanimar um pouco o telespectador.

É inegável que Into The Woods apresenta uma premissa interessante e inovadora, pelo menos para a época em que foi lançado, no entanto, o filme se perde no meio do caminho e não consegue aproveitar todas as tramas que o musical e que os contos de fadas apresentam com tanta maestria.

Título no Brasil: Caminhos da Floresta

Título original: Into The Woods

Diretor: Rob Marshall

Gênero: Musical, fantasia, comédia musical, aventura

Nacionalidade: EUA

Ano: 2019

Duração: 2h5min

Elenco: Meryl Streep, James Corden, Emily Blunt, Anna Kendrick, Chris Pine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s