livros

O Pequeno Livro do Santo Graal, Sangeet Duchane

O Pequeno Livro do Santo Graal é um livro que analisa toda a história envolvendo esse misterioso artefato e exemplifica todas as teorias e lendas que envolvem o Cálice Sagrado.

O título do livro já deixa claro que ele não é um livro definitivo sobre o assunto, ele mesmo se define como “O Pequeno Livro do Santo Graal”, o que passa a impressão de que ele vai apenas esclarecer algumas coisas sobre a lenda. E é exatamente isso que o livro faz.

O Pequeno Livro do Santo Graal nos dá um pequeno panorama do que é o Santo Graal, mas nesse aspecto ele já se torna complexo, já que ninguém sabe exatamente o que é o Santo Graal. E é aí que o livro entra em várias hipóteses circundando esse artefato que é famoso em mais uma esfera.

o-pequeno-livro-do-santo-graal01

O livro é muito competente no que diz respeito a explicar todas as tramas que dizem respeito ao Graal, ele começa falando por exemplo, das cruzadas e dos cavaleiros templários, então, passa a analisar duas das lendas mais famosos do Graal, a versão da lenda que atribui a descoberta do Graal a Percival e a que atribui a descoberta do Graal a Galahad.

Mais tarde, ele ainda analisa o Graal no seu aspecto católico e questiona se ele não teria alguma relação com Maria Madalena.

O interessante de ler um livro que se dispõe a falar sobre os mistérios do Graal é que o Cálice Sagrado é um assunto que permeia tantas frontes, e que quase nem parecem se relacionar, mas surpreendentemente, se ligam. Para as pessoas que acreditam na questão católica do Graal, o livro fala sobre a relação do Graal com o cristianismo e sobre a possibilidade dele ter sido o recipiente da onde Jesus Cristo bebeu na última ceia. Já para quem se interessa mais pela parte mitológica do assunto, ele aborda as lendas Arthurianas que falam sobre o Graal.

o-pequeno-livro-do-santo-graal02

Já para quem se interessa por história, a autora nos fala sobre as cruzadas e os cavaleiros templários, que são uns dos poucos fatos comprovados na história do Graal.

Ninguém sabe precisar exatamente o que é o Santo Graal e, portanto, pouco do que está no livro pode ser considerado verdade com cem por cento de certeza, isso não quer dizer que O Pequeno Livro do Santo Graal seja um livro de ficção, já que nem a parte que fala sobre as lendas de Percival e de Galahad são narradas de forma ficcional.

Mas justamente porque ninguém sabe o que é e o que não é verdade nessa história, ou sequer se o Cálice de fato existe, que a lenda se torna mais interessante ainda, uma vez que todas as hipóteses podem ser verdadeiras, mesmo que elas soem absurdas. Também é por isso que é interessante ler um livro sobre o assunto, se você já se interessa por isso ou por qualquer um dos temas que circundam o Cálice Sagrado, se torna ainda mais interessante ainda.

o-pequeno-livro-do-santo-graal03

Na parte visual do livro, ele também é muito bem feito, além do seu título, ele é literalmente pequeno e por isso, é um pouco menor em questão de tamanho fisco, mas um pouco mais largo do que um livro comum. Ele então, se divide entre texto e entre figuras, que são lindas e replicadas em ótima qualidade no livro, o que aumenta ainda mais a experiência do livro.

A leitura de O Pequeno Livro do Santo Graal é rápida e fácil, o livro não é grande, e a fonte usada no texto é grande, muitas das páginas são ocupadas com figuras. O tema, que é interessante e bem contado no livro, também prende o leitor e facilita a leitura.

o-pequeno-livro-do-santo-graal04

Claro que se você quer ter uma visão mais aprofundada do assunto, esse não é o livro que você está procurando, já que ele fala de tudo de maneira bem básica, e soa mais ou menos como uma iniciação ao tema.

O Pequeno Livro do Santo Graal é um livro que abrange diversos assuntos e temas e que apresenta essa história tão fascinante a novos leitores.

Título no Brasil: O Pequeno Livro do Santo Graal

Título original: The Little Book Of the Holy Grail

Autoras: Sangeet Duchane

Gênero: História, crítica

Ano de lançamento: 2004

Editora: Pensamento

Número de Páginas: 155

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s