filmes

Filme: Fim de Festa, 2019

Breninho (Gustavo Patriota) e Penha (Amanda Beça) estão aproveitando o carnaval de Recife quando conhecem o casal de namorados, Ângelo (Leandro Villa) e Indira (Safira Moreira) e os convidam para se hospedarem na casa de Breninho.

A festa dos jovens fica comprometida, no entanto,  quando o pai de Breninho, Breno (Irandhir Santos), um delegado, tem que retornar de sua viagem para investigar o assassinato de uma jovem francesa (Maria Barreira), no meio da festa de carnaval.

Embora seja quase um filme de investigação, Fim de Festa não se mostra logo de início. Nos primeiros minutos, acompanhamos Breninho, Penha, Ângelo e Indira no carnaval e voltando para a casa.

fim-de-festa01

O carnaval dos jovens é interrompido pela chegada de Breno, o pai de Breninho, que iria passar o feriado fora, mas teve que voltar mais cedo. A princípio, parece que Fim de Festa quer falar sobre as diferenças entre a vida dos jovens e das pessoas de meia idade, já que passamos bastante tempo acompanhando como Breno lida com aquela quantidade quase excessiva de jovens na sua casa.

Ele e o filho conversam bastante e ele reclama que o apartamento fica menor com tanta gente, e também fala sobre como antes costumava se divertir no carnaval, mas que agora só queria ficar longe de tudo. Embora Breno seja um pai relativamente tolerante, que no final das contas, aceita os convidados e ainda cozinha e cuida deles, fica claro que ele se sente cansado só de ver a animação do filho e dos amigos.

Ao longo do filme, mesmo com a investigação já acontecendo, continuamos acompanhado a rotina de Breno, trabalhando para entender o que aconteceu com Emma, enquanto Breninho e os amigos se divertem e o contraste entre os personagens fica ainda mais claro.

fim-de-festa02

No entanto, Fim de Festa é sim um filme de investigação, embora não seja exatamente um filme de suspense ou um filme policial. Emma, uma jovem francesa, que passava o carnaval no Brasil com o marido foi assassinada no meio da festa, a única testemunha da morte é um morador de rua, que não tem muita credibilidade.

Breno, o delegado, então precisa investigar a morte da jovem, mesmo se sentindo pressionado pelo marido e pela sogra da moça. Fim de Festa está bem longe da ideia que a gente tem de um filme de investigação no sentido mais clássico da expressão, não assistimos Breno investigar uma lista de suspeitos e juntar pistas, mas o filme retrata a investigação a sua maneira.

Acompanhamos enquanto os envolvidos no caso dão seus depoimentos, mesmo que eles não sejam dados na delegacia, como costumamos ver em filmes Hollywoodianos, o que faz sentido, já que Fim de Festa acompanha uma investigação no Brasil, que é, sob muitos aspectos, diferente de uma investigação feita em qualquer outro país.

fim-de-festa03

É verdade que a investigação acontece de maneira um pouco apressada, como se faltasse tempo de filme para desenvolver a sua finalização, mas o percurso que Breno faz durante o longa tem sentido e está bem feito.

Fim de Festa é um filme que aborda temas diversos e que tenta abarca-los na mesma trama. O longa fala sobre carnaval e sobre a libertação que essa festa traz a população, seja para o bem, seja para o mal, fala sobre a relação entre os jovens e os adultos, dando um destaque especial para a relação de Breno e Breninho, e também fala sobre a investigação da morte de Emma.

Talvez por isso, o telespectador tenha a sensação de que o próprio filme não sabe muito bem qual é o seu mote, já que mistura todos os assuntos e não consegue dar a atenção a todos eles da forma que seria necessária. De uma certa maneira, mostrar o dia a dia dos jovens, ao mesmo tempo que mostra a investigação tem algum sentido dentro da trama, mas ainda parece que o roteiro precisava ser um pouco mais centrado em um dos assuntos.

fim-de-festa04

O filme tem algumas cenas reais do carnaval, que se instauram na história do filme através de Penha, que filmou a festa durante os dias que passou no Recife. A técnica é boa e dá um tom realista e quase documental a Fim de Festa. Outra boa ideia do diretor Hilton Larceda é a inserção de um podcast que fala sobre crimes e que assistimos durante o filme, que em muitos momentos, nos explica muito mais sobre a morte de Emma do que a própria polícia, que acompanhamos de perto.

Fim de Festa também se destaca com boas atuações, o elenco todo está muito afiado e completamente dentro dos seus personagens, mas Irandhir Santos se sobressai e rouba muitas das cenas do filme. Seu personagem é interessante e conseguimos gostar dele, mesmo que ele tome algumas decisões erradas.

fim-de-festa05

Fim de Festa é um filme de investigação que não se limita a imprimir signos do gênero que já conhecemos e que retrata uma das maiores festas tradicionais do Brasil.

O filme entra em cartaz no dia 5 de março.

Título no Brasil: Fim de Festa

Título original: Fim de Festa

Diretor: Hilton Lacerda

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil

Ano: 2019

Duração: 1h34min

Elenco: Irandhir Santos, Gustavo Patriota, Amanda Beça, Leandro Villa, Safira Moreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s