“- Nunca entendi por que a sociedade prefere manter as mulheres no escuro quando se trata de questões sexuais. Os homens discutem isso a vontade. Tende a ser um tópico popular em conversas”
O Conde de Manderville e o Duque de Rothay, dois dos maiores sedutores de Londres, resolvem fazer uma aposta para saber qual deles é o melhor amante, mas não conseguem encontrar nenhuma mulher que aceite ser a jurada.
Até que Caroline Wynn, uma jovem viúva se candidata ao papel. Ela parece ser a última pessoa disposta a participar da aposta, já que é uma mulher tímida e que nem gosta muito dos dois apostadores, no entanto, ela está determinada e os dois também acabam topando.
O que nenhum deles esperava é que o que era para ser uma simples aposta, logo se tornaria algo mais.
Uma Proposta Indecente é um típico livro de romance hot. Ele apresenta dois personagens experientes, que são meio bad boys, uma mocinha sem muito conhecimento e uma trama repleta de romantismo e cenas de sexo.
A trama do livro não é muito criativa e nem parece ser especialmente bem pensada, em muitos aspectos, Uma Proposta Indecente lembra aqueles livros de banca, que tinham mais ou menos a mesma dinâmica.
Os personagens também são um pouco clichê e são daqueles que podem ser encontrados em qualquer livro de romance. Temos por exemplo, dois sedutores inveterados, a mocinha inocente e um vilão canalha.
Embora não seja um livro especialmente criativo, Uma Proposta Indecente consegue cumprir o que se propõe a fazer, o livro quer retratar um romance com pitadas de sexo, e é isso que ele entrega. É de fato, tudo muito previsível, até para quem não está acostumado ao gênero, mas esse não é exatamente um problema, já que os leitores estão mais interessados em saber como acontece e não o que acontece.
Um ponto positivo do livro é que mesmo ele sendo um livro de época, ele não repete ideias machistas, então, Caroline é uma mulher de sua época, que esteve presa em um casamento infeliz, mas ela também é corajosa o suficiente para topar participar da aposta do Conde de Manderville e do Duque de Rothay, os mocinhos, aliais, respeitam as decisões de Caroline e não a forçam a nada, o que é interessante de ver, embora não seja muito realista.
Uma Proposta Indecente parece perfeito para agradar os fãs desse tipo de literatura, uma vez que ele tem tudo o que é desejável no gênero, e quando colocado nesse contexto, pode-se ver que ele é um livro bem escrito, com personagens que tem alguma personalidade e que passa boas mensagens.
O livro é sim, bem clichê e bem bobinho, mas certamente pode agradar quem espera ler um romance apimentado.
Título no Brasil: Uma Proposta Indecente
Título original: An Indecent Proposition
Autora: Emma Wildes
Gênero: Romance, erótico, hot
Ano de lançamento: 2019
Editora: Cherish
Número de Páginas: 400