Adaptações, filmes

Filme: Terror em Amityville, 1979

George (James Brolin) e Kathy Lutz (Margot Kidder) mudam com seus filhos para Amityville, em uma casa que parece perfeita.

Até que uma série de coisas estranhas começam a acontecer na casa: objetos que somem, portas que se trancam sem nenhum motivo, vultos se locomovem. A família chega à conclusão que a casa está assombrada e que eles correm risco de vida.

Eles chamam médiuns para tentar resolver os problemas da casa, ao mesmo tempo que começam a investigar o passado do lugar.

Terror-em-Amityville01

Terror em Amityville é inspirado no livro Horror em Amityville,de Jay Asher, que por sua vez é inspirado em um evento real.

A história de Amityville já é conhecida de todos, mesmo de quem não é fã de literatura ou de cinema de terror, e ela de fato começou com um caso real. No dia 14 de novembro de 1974, Ronald DeFeo Jr. assassinou seus pais e seus quatro irmãos e alegou que tinha obedecido as vozes na sua cabeça. O assassino foi condenado, mas a próxima família a viver na casa aonde o crime aconteceu, supostamente, começou a ver e ouvir coisas estranhas. A família Lutz então, entrou em contato com Ed e Lorraine Warren, agora famosos em função dos filmes da série Invocação do Mal, que investigaram as assombrações que rondavam a casa.

Então, Amityville se tornou extremamente popular, sendo transformado em livro e em uma série de filmes, que começa com Terror em Amityville e que já ganhou um remake em 2005. O filme mais recente da série é Amityville – A Origem da Maldição, lançado em 2018.

Terror-em-Amityville02

Terror em Amityville, lançado em 1979, no entanto, é o primeiro filme a ser produzido e, portanto, o original. A ideia por trás da produção é mostrar na tela o que é descrito no livro de Asher e que na teoria, descreveria os acontecimentos reais.

O longa é, em muitos aspectos, fiel ao livro, principalmente porque apresenta a saga da família Lutz, que são os personagens do livro, e os coloca dentro da casa assombrada.

Ele se desenrola de uma maneira um pouco lenta, o que também vai aumentando a tensão da plateia. Demora um tempo até que a família note que tem algo estranho acontecendo na casa, embora o telespectador já saiba de antemão o que vai acontecer.

Terror-em-Amityville03

O filme também não nos mostra nada muito diretamente, tudo é mais insinuado que mostrado, por isso, não acompanhamos nenhuma assombração. Nesse sentido, Terror em Amityville é bem diferente dos filmes de terror atuais, que usam de muitos efeitos e apresentam cenas assustadoras e violentas.

Por isso, ele pode não agradar uma geração mais nova que está acostumada com filme com cenas mais óbvias e mais assustadoras. Talvez a ideia por trás de Terror em Amityville seja transmitir ao telespectador mais a sensação de medo e de antecipação do que a sensação de horror em si, mas isso também deixa o filme um pouco parado e sonolento.

Mas deve-se levar em conta que qualquer pessoa que resolva assistir Terror em Amityville está querendo assistir um filme de terror e portanto, ser assustada. Claro que é necessário dizer que o filme foi gravado nos anos 70, e que talvez não tinha tantas opções de efeitos visuais, mas que isso por si só não pode ser um problema, uma vez que existem uma série de filmes de terror gravados na mesma década que mesmo sem efeitos ou sem efeitos de muito qualidade, são assustadores e funcionam muito bem, como O Bebê de Rosemary (que é de 69), A Profecia e O Exorcista.

Terror-em-Amityville04

O grande problema de Terror em Amityville é que ele é arrastado e chato, o telespectador passa boa parte do tempo, esperando que os fantasmas se manifestem, assustem alguém ou façam qualquer coisa que deixe um filme um pouco mais animado.

Embora ele se intitule um filme de terror, Terror em Amityville poderia facilmente ser um drama sobre uma família se adequando a uma nova casa, que por acaso tem fantasmas.

Terror-em-Amityville05

Também é bom ressaltar que o filme não fala quase nada sobre o crime real, o que não é um problema, já que é inspirado no livro e o livro quer falar sobre os acontecimentos que se passaram depois do crime, mas se você quer saber sobre os assassinatos, Terror em Amityville ou o livro de Asher não são uma boa escolha.

Terror em Amityville não é um filme completamente ruim, ele apresenta a história do livro e dá o seu ponto de vista sobre os supostos acontecimentos na casa dos Lutz, mas dificilmente vai agradar a audiência que espera um filme de terror com cenas assustadoras.

Título no Brasil: Terror em Amityville

Título original: The Amityville Horror

Diretor: Stuart Rosenberg

Gênero: Terror

Nacionalidade: EUA

Ano: 1979

Duração: 1h54min

Elenco: James Brolin, Margot Kidder, Rod Steiger, Don Stroud, Murray Hamilton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s