livros

Tartarugas Até Lá Embaixo, John Green

“Estar vivo é sentir saudade”.

Aza Holmes é uma adolescente de 16 anos, que sofre de TOC. Quando um bilionário da região onde ela mora desaparece, Aza e a amiga Daisy, resolvem procurar por ele para lucrar a recompensa que estão oferecendo para quem o encontrar.

Os sentimentos, no entanto, se misturam quando ela reencontra Davis, o filho do homem desaparecido, de quem ela era amiga na infância e por quem ela sempre nutriu uma paixão.

Tartarugas Até Lá Embaixo não é muito diferente de outros livros young adult que surgiram nos últimos anos e nesse sentido, também é muito parecido com outros livros de John Green.

Green apresenta mais uma vez, um romance adolescente e muda os personagens que vão viver ele. O autor inova, no entanto, quando nos apresenta uma protagonista que sofre de TOC e uma vez que acompanhamos a história do ponto de vista de Aza e que ele é narrado em primeira pessoa, é como se estivéssemos dentro da cabeça dela.

Portanto o que o autor faz em Tartarugas Até Lá Embaixo é colocar o seu leitor dentro da cabeça de alguém que sofre de TOC e isso é bem interessante. Acompanhamos todas as neuroses da personagem, todos os seus pensamentos estranhos, seus nervosismos e suas ansiedades. Green se sai bem nesse intento, ele narra os pensamentos de Aza muitas vezes confusos e conflituosos e momentos em que ela racionalmente reconhece que está pensando besteira, mas que não consegue evitar de pensar mesmo assim.

É interessante que pessoas que não sofrem de TOC consigam se ver dentro da cabeça de uma pessoa que sofre, porque é muito mais fácil compreender uma pessoa assim quando se sabe pelo o que ela passa e também é ótimo que quem sofre de TOC ou ansiedade possa se reconhecer na protagonista do livro, uma vez que a narração de Green é bem realista e consegue aproximar o leitor do que é sofrer de TOC ou ansiedade. Também é legal que o autor tenha escolhido falar sobre essa personagem, já que é muito difícil encontrar uma personagem na literatura que sofra de TOC.

O resto da história, por outro lado, não é tão interessante. Aza e Daisy começam a investigar o desaparecimento do bilionário e a adolescente retoma o contato com Davis, obviamente que os sentimentos entre os dois renascem e eles começam um relacionamento, que em muitos momentos é atrapalhado pelo TOC de Aza.

Quando se pensa que a ideia por trás de Tartarugas Até Lá Embaixo é falar sobre como o TOC prejudica e domina a vida das pessoas e nesse caso, de Aza, essa trama faz muito sentido.

No entanto, o sumiço do bilionário, que é o ponta pé inicial do livro, fica meio esquecido depois de um tempo, como se essa trama só servisse para reunir Aza e Davis. A investigação continua de maneira paralela, mas é quase engolida pelo namoro.

Tartarugas Até Lá Embaixo provavelmente vai agradar os adolescentes, que são o público alvo do livro, ele tem romance e um pouco de mistério, e é legal que ele tenha uma personagem que seja, pelo menos, diferente e que possa ensinar algo aos leitores.

A leitura é bem fácil e embora a história não seja tão empolgante, uma vez que perde muito tempo mostrando o namoro da protagonista, o leitor fica interessado na história.

Tartarugas Até Lá Embaixo é um young adult sem muitas novidades, mas que ao menos tenta, jogar uma luz sobre questões atuais e que pode esclarecer e causar reconhecimento.

Título no Brasil: Tartarugas Até Lá Embaixo

Título original: Turtles All the Way Down

Autor: Jonh Green

Tradutora: Ana Rodrigues

Gênero: Romance, young adult, ficção juvenil

Ano de lançamento: 2017

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 256

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s