livros

Morte no Nilo, Agatha Christie

Hercule Poirot resolve tirar umas férias em um cruzeiro pelo rio Nilo, e durante a viagem conhece a bela e jovem Linnet Ridgeway, uma herdeira que acabou de se casar com o ex-noivo de sua melhor amiga. Linnet conta a Poirot que desde que se casou, sua vida se tornou um inferno, porque vem sendo com frequência ameaçada pela ex-amiga e espera se divertir na sua lua de mel.

No entanto, não é surpresa para ninguém quando Poirot descobre que a amiga também está no cruzeiro e que ela está mais ou uma vez perseguindo o casal. Logo depois, Linnet é encontrada morta em seu quarto e as suspeitas logo recaem sobre a amiga, mas conforme Poirot vai investigando o crime, ele percebe que muitas pessoas queriam Linnet morta.

Morte no Nilo é um livro de Agatha Christie sem muita inovação, qualquer pessoa que já tenha lido qualquer outro livro da autora, pode reconhecer semelhanças entre esse os seus outros trabalhos. Mas essa nem parece ser a questão nos livros de Christie, que mesmo tendo uma formula bem marcada, ainda vendem muito e fazem muito sucesso.

Morte no Nilo é narrado do ponto de vista de Poirot, o detetive mais famoso de Christie, que resolve tirar umas férias, mas que naturalmente, não consegue, uma vez que é obrigado a investigar o crime que acontece no cruzeiro.

No livro, Christie faz o que faz com frequência: coloca uma série de pessoas, tendo que enfrentar um crime, em um lugar fechado, como acontece em Assassinato no Expresso do Oriente e em E Não Sobrou Nenhum. Em Morte no Nilo, os personagens estão presos em um cruzeiro e se deparam com o assassinato de Linnet.

A princípio parece que a única pessoa que estaria interessada em matar Linnet, é sua ex-melhor amiga, que costumava namorar o atual marido de Linnet, mas a mulher logo aparece com um álibi e conforme Poirot vai investigando, ele descobre que outras pessoas no trem podem ter cometido o assassinato.

Essa técnica de apresentar uma série de personagens, todos com algum motivo para ter cometido o crime, também é comum nas obras da autora. Quando Christie faz isso, ela deixa o leitor com várias pistas e várias possibilidades, mas sem nenhuma certeza, uma vez que qualquer pessoa pode ser o assassino, o leitor então fica preso até o final do livro e muitas vezes sem ter a menor ideia do que pode ter acontecido.

Funciona? Sim, em muitos aspectos Morte no Nilo funciona muito bem, ele é um livro de suspense que prende o seu leitor do começo até o fim, mas por outro lado, o livro é repetitivo e poderia ser qualquer outro livro de Christie, o que o torna pouco memorável. Além disso, a trama de Morte no Nilo não é especialmente interessante e como Christie não descreve nenhum dos seus personagens profundamente, é como se eles estivessem ali apenas para morrer, matar ou serem suspeitos, é difícil se apegar a qualquer um deles.

Mas Morte no Nilo ainda é um bom entretenimento, e pode ser uma boa leitura para alguém que quer ficar preso em um livro de suspense.

A leitura é bem fácil e bem rápida, e como a história prende o leitor, é natural que se acabe o livro de maneira ligeira.

Morte no Nilo é um livro cheio de formulas bem típicas de Agatha Christie, que certamente vai agradar os fãs da autora, mas que não apresenta uma história especialmente empolgante e nem personagens tão interessantes assim, no entanto, ainda funciona como um bom entretenimento.

Título no Brasil: Morte no Nilo

Titulo original: Death on the Nile

Autor: Agatha Christie

Tradutor: Bruno Alexander

Gênero: Suspense, policial

Ano de lançamento: 1937

Editora: L&PM

Número de Páginas: 320

Foto: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “Morte no Nilo, Agatha Christie”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s