Adaptações, filmes

Filme: Emma., 2020

Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) é uma jovem, bonita, inteligente e rica, que diferente das outras mulheres que conhece, não deseja se casar, mas isso não impede que ela arrume casamento para as suas amigas.

Quando ela aconselha Harriet (Mia Goth) a recusar o pedido de casamento de um jovem com condições mais baixas e investir em Mr. Elton (Josh O’Connor), para depois descobrir que Mr. Elton estava, na verdade, interessado nela própria, Emma começa a questionar se vem tomando as atitudes certas.

Emma é inspirado no livro de mesmo nome de Jane Austen.

emma01

Emma é uma obra bem fiel ao livro que se inspira. No filme, acompanhamos a jovem Emma, que tem como hobbie arrumar casamentos para as suas amigas próximas. Ela é inteligente, sagaz, mas um tanto mimada e egocêntrica, já que tem certeza de que está fazendo a coisa certa, mesmo quanto apontam para ela, que ela está errada.

A Emma do filme é bem próxima da que é descrita no livro, ela é esperta e faz as coisas no seu próprio ritmo, e embora ela cometa erros com bastante frequência, o público ainda gosta e torce por ela.

A trama se desenvolve quase da mesma maneira que no livro. Emma fica amiga de Harriet, e começa a lhe dar conselhos, até que descobre que Mr. Elton, o rapaz que ela acreditava estar interessado em Harriet, está na realidade, interessado na própria Emma, ela começa a repensar suas atitudes.

emma02

Mr. Knightley (Johnny Flynn) funciona, como no livro, como uma bussola moral, embora nem sempre Emma o escute.

O filme se sai muito bem. Primeiramente porque ele é muito fiel ao livro, o que vai automaticamente agradar os fãs do livro e como a trama é por si só muito boa, a tendência é que agrade quem não leu o livro também.

Outra questão que chama a atenção é o elenco. Anya Taylor-Joy se sai muito bem como Emma. O livro não traz nenhuma característica física de Emma, além de “bonita”, mas sabemos suas características psicológicas e Taylor-Joy as transmite com perfeição, já Mia Goth também parece perfeita para o papel de Harriet, e Johnny Flynn tem uma beleza estranha que funciona muito bem para o personagem que interpreta. Os atores parecem conhecer a história e claramente estudaram bem os seus papeis. Os coadjuvantes também são uma boa adição ao longa.

emma03

A parte técnica de Emma é impecável, o filme tem cenários muito bonitos e muito coloridos, que se complementam com figurinos de cores vibrantes e muito dentro do período em que o filme se passa, tudo nos remete as obras de Austen.

O filme também usa dos figurinos para demonstrar o poder aquisitivo de seus personagens, Harriet, por exemplo, que é de uma classe mais baixa, usa vestidos simples e sempre brancos, enquanto Emma usa vestidos mais luxuosos e bem mais coloridos, o mesmo acontece com Mr. Knightley, que é um homem de posses, e também usa roupas coloridas, mas que ainda são mais discretas que as de Emma, o que mostra como a personalidades dos dois é oposta.

emma04

Emma é de uma maneira geral uma ótima adaptação e um bom filme, que se mantém fiel ao livro e passa a sua mensagem.

Repleto de boas atuações, Emma tem tudo para agradar os fãs da obra original e ainda deixar mais gente interessa nos trabalhos de Austen.

Título no Brasil: Emma.

Título original: Emma.

Direção: Autumn de Wilde

Gênero: Romance, drama, comédia

Nacionalidade: Reino Unido

Ano: 2020

Duração: 2h05min

Elenco: Anya Taylor-Joy, Johnny Flynn, Josh O’Connor, Mia Goth, Bill Nighy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s