livros

A Arte de Escrever, Arthur Schopenhauer

A Arte de Escrever é um compilado de textos de Arthur Schopenhauer que falam sobre escrever, pensar e ler.

Os textos presentes no livro são sobre a erudição e os eruditos, Pensar por si mesmo, Sobre a escrita e o estilo, Sobre a leitura e os livros e Sobre a linguagem e as palavras.

A primeira coisa que deve ser dita sobre A Arte de Escrever é que ele não é um manual de escrita e nem parece ser sobre a escrita de ficção. Mas é obvio que o que ele fala nos seus textos podem ser aplicados para qualquer tipo e gênero.

Os textos de Schopenhauer, embora estejam dentro do assunto ao qual o livro se propõe, tratam de temas diversos. Em Pensar por si mesmo, por exemplo, o autor fala sobre como, na sua opinião, devemos ler, mas pensar sobre o que lemos e chegarmos as nossas próprias conclusões, em Sobre a leitura e os livros ele fala sobre as suas convicções quando lê.

Também é importante ter em mente que Schopenhauer tem uma visão um tanto radical e que em alguns momentos ele pode parecer até um pouco exagerado, óbvio que o leitor deve ler e pensar se concorda com isso ou não e esse é um dos pontos interessantes do livro.

No entanto, a leitura é bem complicada e justamente por isso, um pouco mais lenta. O livro é bem curto, mas como ele exige uma leitura mais compenetrada, leva-se mais tempo para terminar.

O livro também parece ser bem mais interessante para quem costuma ler e pesquisar os assuntos que o autor trata em seus textos, mesmo que não seja com o propósito de escrever. Ele também não é um livro que possa se encaixar na categoria de entretenimento, uma vez que os assuntos são específicos e que a leitura é complicada.

Certamente que A Arte de Escrever tem seus méritos e sua importância, mas o livro não é para todo mundo, afinal, tem um assunto muito próprio e é uma leitura complexa. Por outro lado, é um livro com grandes textos e com muito conteúdo.

Título no Brasil: A Arte de Escrever

Autor: Arthur Schopenhauer

Tradutor: Pedro Süssekind

Gênero: Filosofia

Ano de lançamento: 1890

Editora: L&PM Editores

Número de Páginas: 176

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s