A Arte de Escrever é um compilado de textos de Arthur Schopenhauer que falam sobre escrever, pensar e ler.
Os textos presentes no livro são sobre a erudição e os eruditos, Pensar por si mesmo, Sobre a escrita e o estilo, Sobre a leitura e os livros e Sobre a linguagem e as palavras.
A primeira coisa que deve ser dita sobre A Arte de Escrever é que ele não é um manual de escrita e nem parece ser sobre a escrita de ficção. Mas é obvio que o que ele fala nos seus textos podem ser aplicados para qualquer tipo e gênero.
Os textos de Schopenhauer, embora estejam dentro do assunto ao qual o livro se propõe, tratam de temas diversos. Em Pensar por si mesmo, por exemplo, o autor fala sobre como, na sua opinião, devemos ler, mas pensar sobre o que lemos e chegarmos as nossas próprias conclusões, em Sobre a leitura e os livros ele fala sobre as suas convicções quando lê.
Também é importante ter em mente que Schopenhauer tem uma visão um tanto radical e que em alguns momentos ele pode parecer até um pouco exagerado, óbvio que o leitor deve ler e pensar se concorda com isso ou não e esse é um dos pontos interessantes do livro.
No entanto, a leitura é bem complicada e justamente por isso, um pouco mais lenta. O livro é bem curto, mas como ele exige uma leitura mais compenetrada, leva-se mais tempo para terminar.
O livro também parece ser bem mais interessante para quem costuma ler e pesquisar os assuntos que o autor trata em seus textos, mesmo que não seja com o propósito de escrever. Ele também não é um livro que possa se encaixar na categoria de entretenimento, uma vez que os assuntos são específicos e que a leitura é complicada.
Certamente que A Arte de Escrever tem seus méritos e sua importância, mas o livro não é para todo mundo, afinal, tem um assunto muito próprio e é uma leitura complexa. Por outro lado, é um livro com grandes textos e com muito conteúdo.
Título no Brasil: A Arte de Escrever
Autor: Arthur Schopenhauer
Tradutor: Pedro Süssekind
Gênero: Filosofia
Ano de lançamento: 1890
Editora: L&PM Editores
Número de Páginas: 176