livros

Noite sem Fim, Agatha Christie

Michael Rogers é um jovem sem muito dinheiro que deseja comprar uma casa em um lugar chamado Campo do Cigano.
Quando ele conhece Ellie, uma jovem herdeira muito rica e os dois se apaixonam, a vida parece perfeita. Os dois se casam rapidamente, antes que qualquer um dos conselheiros de Ellie possa fazer alguma objeção, e Ellie surpreende o marido com uma casa no Campo do Cigano.
Os dois fazem uma reforma e se mudam, Ellie no entanto, faz questão de levar sua criada Greta, com quem Michael não se dá muito bem. Os dois vivem felizes, até que uma cigana amaldiçoa Ellie e diz que ela vai ser infeliz no Campo do Cigano.
Ellie então, começa a ficar cada vez mais preocupada e vai caindo em uma paranoia, que pode a levar a um fim trágico.
Noite sem Fim é um romance bem diferente dos outros trabalhos de Agatha Christie, por vários aspectos. O primeiro deles é que o livro não tem uma série de personagens, que estão ou são envolvidos em algum crime, Noite sem Fim é narrado pelo próprio Michael e tudo que acontece nos é mostrado do seu ponto de vista e essa é uma questão chave no romance.
Claro que outros personagens aparecem, mas a trama é centrada em Michael e Ellie.
Segundo que o livro tem, aparentemente, aspectos sobrenaturais. Tudo que circunda o Campo do Cigano parece estar nesse espectro, uma vez que o lugar é famoso por suas tragédias, é envolto em lendas sinistras e existe sempre a presença dessa mulher que não gosta de Michael ou de Ellie. Quando o casal passa a viver no Campo do Cigano, coisas estranhas começam a acontecer e Ellie vai ficando cada vez mais paranoica.
Noite sem Fim também é um livro sem detetives, embora a polícia se envolva na história de Michael e Ellie em determinado momento, eles não são a parte mais importante da trama.
Outro aspecto que deixa o livro diferente é que ele tem um ar bem mais moderno que os outros livros da autora. O livro foi publicado em 1967 e parece que o período da contracultura e da revolução social dos anos 60, está presente na trama. Michael e Ellie são um casal bem mais moderno e atual do que os casais que aparecem em outros livros da autora, portanto Noite sem Fim está relativamente próximo da nossa realidade.
Mas Noite sem Fim é um livro que engana seu leitor, e é justamente isso que faz com que a gente se surpreenda a cada minuto.
Uma das coisas mais interessantes de Noite sem Fim é o seu protagonista, ele é um rapaz sem muito dinheiro, mas que também é muito ambicioso e muito sedutor, por isso que nós também nos apaixonamos por ele, como Ellie e a partir daí embarcamos em tudo que ele diz.
A sensação de ler o livro então, é muito interessante, porque ele é repleto de plot twists que vão mexendo até com a percepção dos leitores. No meio do livro, começamos a nos sentir quase como Ellie que não sabe precisar o que está acontecendo, mas que sabe que tem alguma coisa errada no ar.
A leitura, como boa parte dos livros de Christie, é fácil e rápida, o livro embora trate de temas sérios é divertida e prende o leitor. Como a gente simpatiza com Michael e com Ellie, é difícil largar o livro antes de saber pelo menos, uma parte de seus segredos.
Noite sem Fim é um livro de Agatha Christie que é bem diferente de boa parte dos trabalhos da autora, mas também parece ser um livro mais requintado, com um protagonista extremamente bem trabalhado, e que deixa o leitor se questionando sobre tudo. É uma ótima pedida para quem gosta de suspense e de histórias surpreendentes com plot twists incríveis.
Título no Brasil: Noite sem Fim
Título original: Endless Night
Autora: Agatha Christie
Tradutor: Bruno Alexander
Gênero: Suspense, policial
Ano de lançamento: 1967
Editora: L&PM
Número de Páginas: 216

Foto: Fernanda Cavalcanti

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s