livros

My Take On Me, Morten Harket

“O pior do bullying psicológico é achar que os agressores estão certos de alguma forma. Uma parte de mim não gostava da minha aparência, de como eu falava, de eu não ser capaz de me expressar bem”

My Take On Me é a autobiografia de Morten Harket, vocalista do A-ha. O livro acompanha sua infância, adolescência, o começo da banda, o sucesso e o que ele fez depois do final da banda.

É bem óbvio dizer que My Take On Me é uma boa pedida para os fãs da banda ou do vocalista, mas o livro é interessante em muitos aspectos. Ele vai fundo na infância de Harket e fala sobre sua família e sobre as coisas que ele gostava de fazer, também fala sobre o bullying que ele sofreu na escola.

my-take-on-me01

My Take On Me fala sobre a adolescência do seu autor e de como a banda começou e do sucesso que veio depois. O livro tem mais detalhes no que acontece depois que a banda estoura e nos apresenta momentos de shows, com fãs, em programas de televisões e em turnês.

O livro também fala sobre a vida pessoal de Harket, algumas namoradas, ex-esposas e filhos.

No entanto, o livro não é escrito de maneira cronológica, como se o autor fosse escrevendo o que vai lembrando, e é interessante ver as relações que ele faz entre os acontecimentos da sua própria vida. Ele dá bastante ênfase as vezes em que o A-ha esteve no Brasil, Harket parece ter gostado muito do público brasileiro e da recepção que a banda teve por aqui.

my-take-on-me02

Mas também é bom ressaltar que embora Harket fale sobre a sua vida pessoal, ele não entra em detalhes muito íntimos, como uma biografia normalmente faz. Como é ele mesmo que escreve sobre a sua vida e sobre as pessoas que estiveram nela, parece natural que ele queira preservar alguns detalhes.

Harket também parece bem distante da ideia que nós fazemos de rockstar, ele não fala de drogas ou de groupies e mal fala de bebida, o que pode desanimar quem lê na expectativa de uma biografia de rock, com todos os seus aspectos mais comuns, mas o que não deixa de ser interessante e pelo menos, diferente.

A leitura é muito rápida e fácil, Harket não é um escritor excepcional, mas escreve bem e faz sentido dentro do que ele apresenta no livro, as histórias são, em sua maioria, muito divertidas, o que torna a leitura muito prazerosa.

my-take-on-me03

A edição é linda, em capa dura, com uma espécie de glitter, e com várias fotos ao longo do livro, que complementam muito a história de Harket.

É natural que os fãs de Harket e do A-ha queiram ler o livro, mas ele funciona também para quem não é fã da banda e até para quem sabe pouco sobre o assunto, ele é bem explicativo e você sai da leitura com muito mais informações que antes.

My Take On Me é uma leitura interessante e divertida, embora seja relativamente inocente e trate apenas dos temas que o autor quer falar, sem ir muito a fundo em questões mais polemicas ou pesadas, mas ainda é uma boa leitura, que diverte e informa.

Título no Brasil: My Take On Me
Título original: My Take On Me
Autor: Morten Harket
Tradutor: Carlos Szlak
Gênero: Biografia, autobiografia, música
Ano de lançamento: 2016
Editora: Faro
Número de Páginas: 288

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s