livros

Madame Mao, Roxane Witke

Madame Mao é a biografia de Jiang Qing, quarta esposa de Mao Tsé-Tung.

A premissa de Madame Mao é relativamente simples, embora o resultado do livro não seja nada simples. Roxane Witke, a autora, fez uma entrevista com Jiang, que resultou no livro Madame Mao.

A intenção do livro é muito clara, contar a vida da quarta esposa de Mao Tsé-Tung e ele faz isso de maneira bem satisfatória. Embora ele comece nos falando da relação da autora com a china e dos motivos que ela teve para entrevistar Jiang, e logo depois retratando como foi a entrevista e o tempo que Witke passou na china, não demora para que o leitor comece a acompanhar a vida de Jiang desde a infância.

madame-mao01

A autora não passa muito tempo nisso, ela se dedica mais a falar sobre a adolescência de Jiang e de como ela se envolveu com o partido comunista. Mais tarde, o leitor conhece sua vida antes dela se casar com Mao e de sua carreira como atriz, que sempre esteve ligada à sua ideologia.

Grande parte do livro é sobre a vida de Jiang com Mao e sobre como ela era uma grande influência no governo do marido, tanto no âmbito privado, quanto no âmbito público. A autora tem uma visão claramente feminista, mesmo que fale sobre um ambiente que era naturalmente machista e dá bastante destaque a todos os méritos que Jiang conseguiu realizar.

É interessante também conhecer mais sobre a vida pregressa de Jiang, já que boa parte das pessoas conhecem a sua vida depois do casamento. O livro se aprofunda bastante nisso e é uma boa pedida para quem tem interesse nesse período da vida da biografada.

madame-mao02

É sempre importante ressaltar uma mulher que tenha conseguido grandes feitos, mesmo que possamos questionar seus motivos e suas ideologias, por isso é preciso dizer que a biografia não defende o comunismo ou qualquer outra ideologia, e nem parece querer propagar ou fazer propaganda do regime de Mao, uma vez que o livro é focado quase que exclusivamente em Jiang. O livro pode ser lido independente da ideologia que Jiang defendia e da qual fazia parte ativamente.

No entanto, ele parece fugir de questões mais polemicas, quase como se quisesse retratar Jiang como uma mocinha, o que é impossível quando falamos de pessoas reais, que acertam e erram e no caso de uma pessoa que fez parte de um governo ditatorial, isso soa ainda mais absurdo.

Madame Mao é uma ótima escolha para quem já se interessa e sabe muito do assunto, ou sobre o governo de Mao Tsé-Tung ou sobre as vidas pessoais dessas personalidades, mas também funciona muito bem para quem não sabe muito do assunto e quer conhecer mais.

madame-mao03

Mas também é importante ressaltar que o livro é um pouco lento, não é daquelas biografias que você lê rapidamente e que flui, por isso a leitura é um pouco demorada, e pode se tornar meio aborrecida, dependendo do assunto que está sendo tratado. Essa questão, claro, não tira o mérito do livro, que traz à tona uma história importante.

A edição que eu li é da Nova Fronteira e é bem cuidadosa, embora tenha uma letra pequena, o que deixa a leitura um pouco mais lenta, mas também tem uma série de fotos, o que sempre é interessante em uma biografia. Infelizmente o livro não é reeditado a um tempo, o que restringe sua compra aos sebos, já que pelas minhas pesquisas, ele não tem nenhuma nova edição em inglês também.

Madame Mao traz o que é necessário em uma biografia: bastante informações, fotos e muitos fatos da vida do seu biografado, e com certeza apresenta uma história interessante, independente de ideologias, mas pode não agradar a todos os públicos, porque não é uma leitura fluida.

Título no Brasil: Madame Mao

Título original: Comrade Chiang Ching

Autora: Roxane Witke

Tradutor: Donaldson Garschagen

Gênero: Biografia

Ano de lançamento: 1977

Editora: Nova Fronteira

Número de Páginas: 425

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s