livros

A História do Mundo para Quem Tem Pressa, Emma Marriot

A História do Mundo para Quem Tem Pressa é um livro que resume boa parte da história do mundo de maneira dinâmica e rápida.

O livro passa por uma série de acontecimentos importantes como a Segunda Guerra Mundial, o império de Alexandre, o Grande, a destruição por Roma e a emancipação feminina, além de muitos outros assuntos.

Tudo é descrito de maneira bem rápida, mas bem clara, o que torna fácil a compreensão. A ideia por trás do livro é muito boa e muito audaciosa, afinal, os eventos do mundo geralmente precisam de contextualização. Em A História do Mundo para Quem Tem Pressa, a autora dá ao leitor um pouco dessa contextualização, mas ela não é perfeita e nem extensa.

Os acontecimentos são divididos por verbetes, que tem em torno de quatro parágrafos, onde Marriot nos explica alguns poucos detalhes sobre a questão que está sendo tratada.

O livro é interessante, porque é uma maneira pratica de explicar um grande período de tempo, mas claro que faltam informações para que o leitor saia do livro sabendo tudo sobre os assuntos que são abordados ali, A História do Mundo para Quem Tem Pressa funciona mais como um panorama de história do mundo.

Para quem não entende muito de história e quer conhecer mais, é um ótimo livro, ele não só apresenta o leitor a uma série de conhecimentos, como também pode ser uma chance do leitor se interessar por algum assunto especifico e ir em busca de mais informação.

Para quem já está acostumado a ler e pesquisar os assuntos que aparecem no livro, A História do Mundo para Quem Tem Pressa já não tem tanta utilidade, primeiro porque tem uma abordagem um tanto quanto superficial, segundo porque provavelmente vai repetir informações que já são conhecidas por esse leitor.

Como a intenção do livro claramente é fazer uma explanação sobre uma série de assuntos, ele faz um bom trabalho, só precisa encontrar seu público alvo.

Um ponto positivo do livro é que a leitura é bem rápida e bem fluida e o fato de ter apenas informações chaves, que são essenciais para a compreensão, aumenta essa sensação. Alguns livros que falam de períodos específicos da história e que são frutos de grande pesquisa, contém informações minuciosas, que podem deixar o livro chato para o leitor que não está absolutamente imerso naquele assunto.

A História do Mundo para Quem Tem Pressa parece querer mirar no leitor que não tem um interesse especifico, mas que quer saber informações básicas sobre uma série de acontecimentos e nesse sentido, o livro funciona muito bem.

Ele também está bem longe da ideia que fazemos de um livro de história, o que ajuda a sua leitura e que pode atrair mais ainda o público que não costuma ler livros do gênero.

Embora aborde os assuntos de maneira superficial, A História do Mundo para Quem Tem Pressa cumpre o seu papel e faz exatamente o que seu título anuncia: explica a história do mundo de maneira bem rápida e bem sucinta.

Título no Brasil: A História do Mundo para Quem Tem Pressa

Título original: The History of the World in Bite-Sized Chunks

Autora: Emma Marriot

Tradutor: Paulo Afonso

Gênero: História

Ano de lançamento: 2012

Editora: Valentina

Número de Páginas: 200

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s