livros

Skin and Other Stories, Roald Dahl

Skin and Other Stories é uma coleção de contos de Roald Dahl, que embora tenha sido publicada em 2000, reúne contos que foram escritos durante toda a carreira do autor.

O livro é composto por onze contos, que como é comum na ficção adulta de Dahl, são ligeiramente estranhos e perturbadores. Os contos não são exatamente de terror, mas giram em torno de assuntos pesados e bizarros.

No conto que dá título ao livro, Skin, um homem descobre que a tatuagem que ele tem nas costas vale uma fortuna e começa a se questionar o que pode fazer com ela.

Já Lamb to the Slaughter tem como protagonista Mary, uma típica dona de casa, grávida, que faz tudo para agradar o seu marido, até o dia em que ele chega em casa e dá a entender que vai pedir o divórcio, o leitor então, acompanha o que Mary vai fazer para evitar que isso aconteça.

Galloping Foxley fala sobre um homem que segue sempre a mesma rotina, e inclusive senta no mesmo lugar no metrô, até que um dia um homem está no seu lugar. Quando ele olha melhor, ele percebe que o homem que pegou o seu lugar costumava fazer bullying com ele no colegial. Beware of the Dog fala sobre um soldado abatido, que acorda em um hospital, e começa a achar tudo estranho, até que descobre que tem alguma coisa errada ali mesmo.

Os contos de Skin and Other Stories são todos perturbadores, mas cada um à sua maneira, eles abordam temas diferentes, situações diferentes e tem personagens diferentes, o que prova que Dahl era extremamente criativo. O livro também é bem diverso dos livros do autor que são voltados para o público infantil, que mesmo tendo cenas ligeiramente assustadoras, são em sua maioria histórias leves e divertidas.

O humor de Dahl é ácido e isso aparece nas histórias de Skin and Other Stories, que mesmo quando tratam de temas como morte, assassinato, roubo e mutilação tem uma ironia e um sarcasmo. Os contos acabam até se tornando divertidos, mesmo sendo absurdos.

A palavra que melhor descreve os contos de Dahl é surreal, mas não é aquele surreal onde nada faz sentido, o autor apresenta contos que se passam no nosso universo e que falam sobre situações comuns (casamentos, tatuagens, guerras), mas com desenvolvimentos que saem do comum.

No entanto, os contos de Skin and Other Stories não são os melhores contos do autor, tirando um ou outro, o livro é um pouco parado e muitas vezes se torna difícil se concentrar na leitura. As ideias apresentadas são claramente boas e os contos geralmente começam bem, mas durante a leitura, eles vão se tornando um pouco chatinhos.

Roald Dahl ainda é uma boa pedida para quem gosta de contos estranhos, que não estão bem no gênero do terror, mas que certamente apresentam características estranhas, bizarras e até fantásticas em alguns casos, mas o autor certamente tem contos melhores dos que o que estão em Skin and Other Stories.

O livro é bem curto e os contos também são, em sua maioria, curtos, o que deixa a leitura bem rápida, mas como nenhum dos contos é muito empolgante ou deixa o leitor especialmente preso nele, acaba sendo uma leitura um pouco mais demorada.

Infelizmente o livro não foi publicado no Brasil, o que limita a sua leitura só a quem consegue ler em inglês.

Não é que Skin and Other Stories seja um livro péssimo, ou sequer ruim, ele tem seus méritos e fica claro que as histórias de Dahl são frutos de boas ideias, mas é certo que existem trabalhos muito mais interessantes do autor.

Título original: Skin and Other Stories

Autor: Roald Dahl

Gênero: Contos, Suspense

Ano de lançamento: 2000

Editora: Puffin Books

Número de Páginas: 224

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s