livros

Elizabeth I – Uma Biografia, Lisa Hilton

“Elizabeth conhecera muito bem a tensão entre o dever e o desejo. Na visão da rainha, sucumbir a emoção em detrimento do dever era uma fraqueza não apenas vergonhosa, mas também ameaçadora”

Elizabeth I – Uma Biografia é uma biografia de Elizabeth I, filha de Henrique VIII e Ana Bolena e última monarca da dinastia Tudor.

Lisa Hilton, a autora do livro, é uma jornalista, que tem como intenção dar uma nova versão para a vida de Elizabeth.

elizabeth-i-uma-biografia01

A biografia começa contextualizando a vida da rainha, e explicando como ela passou de bebê real para filha bastarda logo depois da morte de sua mãe. Mais tarde, Elizabeth foi oficialmente substituída como herdeira do trono, pelo seu irmão Edward, filho de seu pai com Jane Seymour.

Hilton analisa se Elizabeth sequer se lembrava da sua relação com a mãe para crescer traumatizada e para que isso tenha dado forças a ela na sua escalada pelo trono.

Elizabeth I – Uma Biografia não passa muito tempo falando da infância de Elizabeth, ele logo chega a adolescência da rainha, onde já começa a falar de como ela se paramentou para se tornar a rainha, assim como fala dos flertes e pequenos romances que a biografada pode ter tido nessa época.

elizabeth-i-uma-biografia02

O grande destaque do livro acontece, é claro, quando Elizabeth se torna rainha, e o leitor acompanha tudo que ela fez para transformar a Inglaterra em um estado. Ele também dá bastante ênfase ao fato da rainha ter, por livre e espontânea vontade, aberto mão de parte da sua vida romântica, para reinar e de como ela usava disso e do seu título de “Rainha virgem” como estratégia de governo.

O que é interessante na biografia de Elizabeth ou de qualquer mulher que tenha tido muito poder, especialmente em uma época onde o machismo era ainda é maior, é ver como essa mulher em questão chegou ao poder. Claro que isso está presente no livro, mesmo que Elizabeth tenha chegado ao poder por seu direito de nascença, mas por incrível que pareça não é um assunto que permeia a obra toda ou que, segunda a autora, estava sempre na cabeça de Elizabeth.

Segundo Hilton, Elizabeth via a si mesma e se vendia como um “jovem príncipe” e não como uma rainha.

elizabeth-i-uma-biografia03

Elizabeth I – Uma Biografia é uma boa biografia, que vem repleta de informações completas e que são claramente e devidamente pesquisadas, e que se preocupa em falar da vida privada e da vida pública da rainha.

É sempre interessante entrar em contato com a biografia de alguém que foi ou é muito importante, porque o leitor sempre sai sabendo mais do que quando entrou, e porque entramos em contato com um mundo completamente diferente do nosso. Quando lemos uma biografia que tem uma boa base de pesquisa, a leitura se torna cheia de detalhes e nos aproxima da biografada.

No entanto, Elizabeth I – Uma Biografia é uma leitura um pouco mais lenta, que pode não agradar quem já não é muito fã do gênero ou quem não se interessa pela vida de Elizabeth. Não é uma leitura fluída e rápida, porque dá uma série de nomes e anos e o leitor tem que ficar muito atento e não pode se perder tanto na leitura.

elizabeth-i-uma-biografia04

A edição da Zahar no entanto, é muito bonita, as letras são do tamanho ideal, e o livro tem uma série de imagens que acrescentam muito a biografia.

Elizabeth I – Uma Biografia é um livro repleto de informações e que dá destaque a uma vida impressionante e uma figura histórica que é até hoje, admirada, o leitor certamente vai sair dessa leitura com muito mais conhecimento.

Título no Brasil: Elizabeth I – Uma Biografia

Título original: Elizabeth: Renaissance Prince

Autora: Lisa Hilton

Tradutor: Paulo Geiger

Gênero: Biografia, História

Ano de lançamento: 2014

Editora: Zahar

Número de Páginas: 416

Fotos: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s