Adaptações, série

Série: The Most Dangerous Animal Of All, 2020 (1ª temporada)

Gary L Stuart sempre soube que tinha sido adotado e sempre quis saber mais sobre os seus pais biológicos, quando ele encontra sua mãe Jude Gilford, ele pergunta a ela sobre seu pai.

Jude diz não se lembrar muito bem do pai de seu filho, o que deixa Gary ainda mais curioso. Ele então, começa a pesquisar sobre o seu pai e descobre que o nome dele é Earl Van Best Jr..

Mais do que isso, Gary descobre que Earl Van Best Jr. deu o próprio filho para adoção sem a autorização de Jude e depois de assistir um programa sobre o assassino do Zodíaco – que nunca foi pego – e ver um retrato falado do suspeito, ele chega à conclusão que seu pai é o assassino.

the-most-dangerous-animal-of-all01

A partir daí, Gary constrói uma teoria que provaria que seu pai era o assassino do Zodíaco.

The Most Dangerous Animal Of All é uma série documental inspirada no livro O animal mais perigoso de todos, escrito pelo próprio Gary e por Susan Mustafa.

A trama de The Most Dangerous Animal Of All, que é pelo menos em parte real, é muito interessante. A história começa com Gary, um homem que sempre soube que era filho adotivo e que não tem o que reclamar dos pais que o criaram, mas que via em si mesmo comportamentos que ele não sabia de onde surgiram. Imaginando que ele provavelmente herdou características psicológicas de seus pais biológicos, Gary resolve ir procura-los.

the-most-dangerous-animal-of-all02

Ele encontra sua mãe, Jude Gilford, que a princípio diz não se lembrar do pai de Gary. Gary continua sua busca e descobre que seu pai se chamava Earl Van Best Jr. e que ele e Jude se conheceram quando ele tinha 28 anos e ela 15, o romance naturalmente não foi bem aceito pela família de Jude, o que fez com que o casal fugisse juntos.

A história de Jude e Earl já é por si só uma trama que poderia se tornar uma série, o romance dos dois foi batizado de “romance do sorvete” – porque os dois se conheceram em uma sorveteria – recebeu coberturas nos jornais e levou Earl a cadeia mais de uma vez.

Gary também descobre que seu pai não tinha muita paciência com ele e que costumava deixa-lo preso dentro de um baú durante a tarde, porque não aguantava seu choro. Até que um dia, ele abandonou o bebê na escada de uma igreja.

the-most-dangerous-animal-of-all03

Gary tem certeza que essa foi a pior coisa que seu pai fez na vida, até que um dia, enquanto assistia um programa sobre o assassino do Zodíaco, ele reconhece o retrato falado do serial killer e se convence que aquele é seu pai.

Ele passa a pesquisar e cria uma teoria em cima disso, que mais tarde virou o livro O animal mais perigoso de todos. A série The Most Dangerous Animal Of All apresenta toda a história pregressa de Gary, assim como sua investigação para encontrar sua mãe e seu pai e a partir disso segue com a pesquisa de Gary que resultou na sua teoria.

A teoria de Gary é sim bem interessante, mesmo porque existe uma curiosidade natural que circunda boa parte dos crimes que não foram resolvidos, já que uma vez que um crime é resolvido, é possível tentar entende-lo. O assassino do Zodíaco atuou no norte da Califórnia, durante os anos 60. Suas vítimas eram, geralmente, casais de namorados, que se encontravam em locais isolados e, portanto, mais vulneráveis. O assassino era mais propenso a atacar as mulheres, e alguns dos rapazes que foram atacados sobreviveram, e também usava uma máscara, com furo nos olhos. O Zodíaco costumava mandar cartas para jornais, com códigos que ele queria que fossem desvendados.

the-most-dangerous-animal-of-all04

Quando temos um caso com mortes brutais, e procedimentos que são ligeiramente estranhos, que não foi desvendado, como é o caso do Zodíaco, o interesse nele é ainda maior.

Existem de fato, muitas coincidências entre os crimes do Zodíaco e a vida de Van Best e o retrato falado do assassino é mesmo parecido com Van Best. Gary aponta essas coincidências na série: O pai de Van Best era especialista em códigos e costumava fazer isso com seu filho, o que poderia se relacionar com os códigos que o Zodíaco mandava para o jornal, a caligrafia das cartas do Zodíaco, é bem parecida com a de Van Best (e isso é inclusive, certificado por um perito), uma das vítimas do Zodíaco disse antes de morrer que tinha medo de alguém com o nome Lee, que é um pseudônimo que o pai de Gary usou na época em que estava em fuga com Jude.

Gary praticamente narra a série, que é intercalada com entrevistas de outras pessoas, como Jude, os pais adotivos de Gary, o filho de Gary, Susan Mustafa, a coautora do livro, entre outras pessoas, e ele é muito convincente. Enquanto assistimos a série, temos a sensação de que estamos assistindo um programa de investigação, que retrata uma investigação policial, mas a verdade é que a investigação de Gary é amadora e que muitas das coisas que ele fala não podem ser completamente provadas.

the-most-dangerous-animal-of-all05

Van Best nunca foi considerado um suspeito oficial do caso – a aparentemente, nem foi investigado –  e embora ninguém tenha podido apontar com certeza quem foi o Zodíaco, a polícia sempre teve quase certeza que o culpado era Arthur Leigh Allen. Essa suspeita foi reafirmada por Robert Graysmith, escritor do livro Zodíaco e considerado o maior especialista sobre o assunto. Graysmith jura que recebia ligações, onde ele ouvia só uma respiração, que só pararam depois que Leigh Allen morreu.

Portanto não existe como provar que Van Best foi o assassino do Zodíaco, ou até que Leigh Allen foi. O livro de Gary dá tudo como certeza absoluta, a série é menos certeira em relação a isso, já que no último episódio, mostra todas as contrariedades que estão presentes na teoria e que podem fazer o telespectador mudar de ideia.

A série também fala sobre outros casos de pessoas que acreditam que seus pais seriam assassinos famosos que nunca foram pegos e explica que muitas vezes, pessoas que são adotadas e que não sabem muito sobre sua própria árvore genealógica tem uma tendência a procurar uma grandiosidade na sua história, ou mesmo uma justificativa para o que levou seus pais a recorrem ao abandono dos filhos, mesmo que essa grandiosidade seja considerar seus pais criminosos.

the-most-dangerous-animal-of-all06

Ninguém nega que Van Best não era uma boa pessoa, como o próprio Gary ressalta ele era um homem violento, que trancava o próprio filho dentro de um baú e que mais tarde o abandonou, assim como também é muito fácil notar que Van Best era pedófilo, – ou pelo menos, efebófilo – já que ele perseguiu Jude quando ela tinha 15 anos e depois manteve um relacionamento com ela, mas existe uma grande distância entre essas questões, por mais que abandonar um bebê e ser pedófilo sejam crimes, e ser um serial killer.

The Most Dangerous Of All funciona mais ou menos como um daqueles programas de crime, onde as pessoas que estiveram envolvidas dão depoimentos e assistimos algumas simulações de fatos que aconteceram na vida real, interpretados por atores. No caso dessa série, as simulações são mais sobre o relacionamento de Jude e Van Best.

A série também é muito viciante, como boa parte das séries de investigações, porque o telespectador naturalmente quer descobrir o mistério, mesmo que a gente assista The Most Dangerous Animal Of All sabendo que não existe uma resposta. Como ela tem poucos episódios, é muito fácil maratonar.

the-most-dangerous-animal-of-all07

The Most Dangerous Animal Of All vai interessar quem gosta do assunto, e quem se interessa por programas e literatura de crimes reais, mas acredito que seja melhor assistir a série – ou ler o livro – como uma obra de ficção, uma vez que nada do que Gary diz pode ser provado e que ninguém pode afirmar com certeza quem foi o Zodíaco. Mesmo se pensado como uma trama de ficção, The Most Dangerous Animal Of All tem uma ótima trama, que também funcionaria dessa maneira.

Embora sua trama não possa ser provada com certeza absoluta, The Most Dangerous Animal Of All é uma série interessante, que deixa o telespectador vidrado. Ela pode ser assistida como uma ficção ou como uma série documental, e ainda agrada.

Elenco: Kyle DeCamp, Katelyn Kapocsi, Jude Gilford, Gary L. Stewart, Corey Landis

Gênero: Documentário, Suspense, Crime, Thriller

Duração do episódio: 44min

Número de episódios: 4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s