1- Matilda (1988): Um dos livros mais famosos de Dahl – muito possivelmente por causa do filme de 1996 – Matilda acompanha a história de uma garotinha extremamente precoce e que adora ler. Ela sente que não pertence a sua família e logo descobre que tem poderes psíquicos.
A trama de Matilda não é exatamente intrincada, mas é muito provável que qualquer pessoa que goste de ler se reconheça na personagem, o que é boa parte da graça do livro.
Além do filme de 1996, Matilda também virou um musical do West End, em 2010.
2- A Fantástica Fábrica de Chocolate (1964): A Fantástica Fábrica de Chocolate é o livro mais famoso de Dahl, embora muita gente só conheça os filmes que foram inspirados no livro e acompanha Charlie Bucket, um garoto pobre que ganhou uma visita a incrível fábrica de chocolate de Willy Wonka, junto com outras quatro crianças. A fábrica que a princípio parece um sonho, vai se mostrando um pouco estranha.
Longe de ser um livro de terror, A Fantástica Fábrica de Chocolate é cheio de momentos bizarros e sinistros, bem típicos das obras de Dahl.
3- Beijo com Beijo (1960): Dahl é muito famoso por seus livros infantis, mas o autor também tem uma série de contos voltados para o público adulto.
Em Beijo com Beijo acompanhamos a história de um bebê que só se alimenta de geleia real, de uma mulher que descobre um segredo estranho de seu marido, depois que ele morre e de um homem que quer ser chefe de cozinha, mas que nunca teve contato com nenhum tipo de carne, entre outros.
Os contos de Dahl são todos estranhos, sinistros e pendem para o fantástico, eles têm por si só, um clima bem bizarro, que também é muito irônico e divertido. Beijo com Beijo nos faz questionar porque suas obras adultas não são tão conhecidas.
4- As Bruxas (1983): As Bruxas também é um livro que é mais famoso por sua adaptação cinematográfica (Convenção das Bruxas, de 1990) do que pelo livro, mas que também tem todas as características típicas de Dahl.
O livro conta a história de um garoto que acredita que as bruxas existem e que junto com sua avó vai tentar impedir uma convenção delas.
5- A Girafa, o Pelicano e Eu (1985): A Girafa, o Pelicano e Eu tem uma pegada bem mais infantil que os outros livros de Dahl e por isso tem menos ironia.
Com um tom de fábula, A Girafa, O Pelicano e Eu acompanha um garoto que um dia, conhece um grupo de animais, que é especialista em limpar janelas sem usar escadas.