livros

A Fúria: E outros contos, Silvina Ocampo

Tudo se compra, com ou sem dinheiro” – O Castigo
A Fúria: E outros contos reúne 34 contos de Silvina Ocampo. Os contos de Ocampo são bem difíceis de definir, eles não são exatamente contos de terror ou de suspense, e também não são totalmente fantásticos, os contos estão no limiar de todos esses gêneros.
No conto A Casa de Açúcar, por exemplo, acompanhamos do ponto de vista do marido, um casal que se muda para uma nova casa. Lá, a mulher passa a ser confundida constantemente com a antiga moradora da casa, no começo, ela estranha e corrige as outras pessoas, mas com o tempo, ela vai ficando cada vez mais parecida com a mulher em questão.
Em Nós somos apresentados a dois gêmeos idênticos, que costumam trocar de lugar quando sentem vontade, o que pode causar problemas terríveis. A Paciente e o Médico fala sobre a relação desses dois personagens, mesmo que ela esteja, um pouco descompassada e o mais interessante é que o conto apresenta o ponto de vista dos dois, o que nos dá uma visão completa da situação narrada.
O livro tem também um conto autobiográfico (A Criação).
Os contos de Ocampo são curtos e rápidos, ela não se aprofunda muito nos personagens e nem nos fala sobre suas vidas pregressas, o que interessa é história que está sendo contada naquele momento.
Também é difícil achar alguma lógica neles, os contos beiram ao surreal, se você é um leitor que gosta de histórias mais explicativas, em que pouco depende da imaginação, talvez não goste de A Fúria: E outros contos. Os finais não são muito esclarecedores e muita coisa fica aberta a interpretação.
No entanto, não se pode negar que os contos abordam temas diversos e são bem criativos, repleto de imagens muito bonitas.
A leitura de A Fúria: E outros contos é fácil e relativamente rápida, já que os contos são curtos e o livro não tem muitas páginas. Claro que quando lido muito rápido, pode-se perder detalhes importantes dos contos, que deixariam a leitura mais prazerosa.
Repleto de contos criativos e surreais, A Fúria: E outros contos é uma boa leitura para quem gosta de contos fantásticos e um tanto quanto estranhos.
Título no Brasil: A Fúria: E outros Contos
Título original: La Furia
Autora: Silvina Ocampo
Tradutora: Livia Deorsola
Gênero: Contos, fantasia
Ano de lançamento: 1959
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 224

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s