livros

Livros de Sangue II, Clive Barker

“Still the words came: the same dirty words that had been thrown at generation of unsumissive women: whore; heretic; cunt; bitch; monstrous” – IX: Jacqueline Ess: Her Will and Testament

“Ainda assim as palavras vieram: as mesmas palavras sujas que foram atiradas a gerações de mulheres não submissas: vagabunda, herética, puta, vadia, monstro” – IX: Jacqueline Ess: Sua vontade e testamento

Traduzido livremente por Fernanda Cavalcanti

Livros de Sangue II é, como o seu próprio título diz, é o segundo livro da série Livros de Sangue de Clive Barker. Como o seu primeiro volume, ele também segue o escopo do primeiro conto do primeiro livro (O Livro de Sangue) e tem características em comum com os contos desse volume e do primeiro volume.

Barker mais uma vez, apresenta contos de terror, com cenas extremamente violentas e com muito sangue. Os contos também abusam das cenas de sexo e se encaixam mais no gênero do gore.

Em Livros de Sangue II temos cinco contos, que não se relacionam entre si, mas seguem a mesma espinha dorsal, que permeia todo o projeto de Barker.

O primeiro conto do livro, Dread, fala sobre um estudante universitário que está investigando o pavor e para isso precisa fazer uma série de experiências, mesmo que isso custe a vida de outras pessoas. Já em Hell’s Event, acompanhamos uma maratona, onde um enviado do diabo também compete e onde os prêmios e as consequências são muito maiores do que medalhas e troféus.

Jacqueline Ess: Her Will And Testament acompanha uma mulher que pode mudar seu  corpo e o corpo dos outros, só com sua mente e de um homem que fica obcecado por ela. Esse conto tem bastante cenas de sexo explícito e não tanto terror, embora seja bem violento. The Skins of the Fathers fala sobre um homem que fica preso no Arizona, depois que seu carro quebra, ele então, acompanha uma parada, só com criaturas monstruosas.

O último conto do livro chama New Murders in the Rue Morgue e como o próprio título diz é ligeiramente inspirado no conto Os Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe. Nele um homem viaja a Paris depois que um amigo seu é acusado de matar uma mulher. O acusado, que se diz inocente, logo comete suicídio, enquanto balbucia sobre um orangotango e o protagonista resolve investigar o caso.

Livros de Sangue II é muito parecido com Livros de Sangue I, no seu estilo, temas e contos. As histórias desse volume também são grandes, se encaixam no gênero do terror gore e tem muitas cenas de sexo.

Os dois livros, inclusive, parecem fazer parte do mesmo volume, o que acredito era a ideia de Barker mesmo.

Mais uma vez, o que se aplica ao primeiro volume também se aplica a esse segundo, os textos são interessantes e bem diversos, mas são pesados e até chocantes, o que pode não agradar, inclusive quem é fã de terror. O fato dos contos serem longos, pode tornar a leitura um pouco cansativa, já que se o leitor não gostar de algum conto, o que é comum quando se lê uma coletânea de contos, ele vai passar bastante tempo lendo ele.

De uma maneira geral, Livros de Sangue II tem contos interessantes e bem escritos, mas a leitura pode ser um pouco lenta e difícil.

Como o volume 1, o volume 2 de Livros de Sangue também não é publicado no Brasil a um tempo e por isso, sua leitura é limitada a livros de sebo, que geralmente estão bem caros, ou a edições em inglês.

Livros de Sangue II traz mais uma série de contos assustadores e muito violentos, que certamente vão agradar os fãs do autor e que são clássicos do terror moderno.

Título no Brasil: Livros de Sangue II

Título original: Books of Blood – Volume II

Autor: Clive Barker

Gênero: Contos, Terror

Ano de lançamento: 1984

Editora: Little, Brown

Número de Páginas: 224

4 comentários em “Livros de Sangue II, Clive Barker”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s