Listas, série

10 Séries documentais sobre crimes reais

 1- The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst (2015): A série investiga Robert Durst, um milionário excêntrico, que esteve envolvido com três crimes diferentes: o sumiço de sua esposa, Kathie Durst, em 1982, o assassinato de sua melhor amiga, Susan Berman, em 2000 e o assassinato e o desmembramento do seu vizinho, Morris Black, em 2001. Durst, no entanto, acredita que é só um homem muito azarado

The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst acompanha o dia a dia de Durst, ao mesmo tempo que reconstitui eventos do passado. The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst fez com que a polícia reabrisse os casos de Kathie, Susan e Morris.

series-documentais-crimes-reais01

2- The Keepers (2017): A Irmã Cathy Cesnik desapareceu em 1969, seu corpo só foi encontrado dois meses depois. A investigação do caso, que a série acompanha e detalha de maneira bem rica, aponta que o assassinato de Cathy é só a ponta do iceberg e que a freira sabia de uma série de abusos sexuais que aconteciam na escola católica onde ela trabalhava e estava disposta a denuncia-los.

The Keepers é um daqueles casos arrepiantes, que mais parecem um filme de terror, mas mesmo assim, a série prende o telespectador do começo até o fim.

series-documentais-crimes-reais02

3- The Staircase (2004): Em dezembro de 2001, o escritor Michael Peterson ligou para a emergência dizendo que tinha encontrado sua esposa, Kathleen, inconsciente ao pé da escada. Peterson acreditava que Kathleen tinha caído da escada e batido a cabeça, a mulher morreu ali mesmo.

Peterson e Kathleen pareciam ter a vida perfeita, viviam em uma mansão, e criavam seus filhos (dois dele, uma dela e duas filhas adotivas) juntos e em harmonia, mas as investigações do caso começam a mudar a percepção que se tem da vida da família.

Os exames detectaram que Kathleen morreu devido a um golpe na cabeça, infligido por um objeto pontiagudo, e logo a polícia descobre que um pouco antes de morrer, ela tinha descoberto que seu marido não só era bissexual, mas também vinha mantendo um caso com um rapaz pela internet.

A situação de Peterson se complica ainda mais quando a polícia descobre que Elizabeth Ratliff, amiga de Peterson e mãe biológica de suas filhas adotivas, também foi encontrada morta aos pés de uma escada, em 1985 e que a última a pessoa que a viu com vida foi Peterson.

series-documentais-crimes-reais03

4- Jeffrey Epstein: Poder e Perversão (2020): Jeffrey Epstein era um famoso e rico financista americano. Em 2005, ele caiu no radar da polícia, quando os pais de uma adolescente de 14 anos, o acusaram de abusar da garota.

A investigação levou a uma pirâmide de abuso sexual, onde Epstein contratava meninas para fazerem massagem e as molestava, depois, pedia que elas trouxessem outras amigas.

As meninas que chegavam a casa de Epstein eram geralmente pobres e iam atraídas pelo dinheiro que ele ia pagar pelas massagens, elas saiam de lá, certas de que ninguém acreditaria nelas, por isso, o caso se manteve oculto por tanto tempo.

Jeffrey Epstein: Poder e Perversão dá voz as vítimas e acompanha outros casos de abuso por parte de Epstein e sua namorada, Ghislaine Maxwell, além de analisar as relações de Epstein com outros homens extremamente poderosos.

series-documentais-crimes-reais04

5- Making a Murderer (2015): Em julho de 1985, Penny Beerntsen foi atacada e estuprada em uma praia em Lake Michigan. Ela reconheceu Steven Avery como o seu agressor e ele foi preso, alegando inocência.

Em 2003, depois do surgimento de novas provas, Avery foi liberado e parecia disposto a começar uma nova vida. No entanto, em 2005, Teresa Halbach desapareceu e a última informação que se tinha sobre a jovem é que ela deveria encontrar Avery, no seu ferro velho, para fotografar um carro que estava à venda.

O carro de Halbach foi encontrado no ferro velho de Avery e Avery, junto com seu sobrinho Brendan Dassey – que fez uma confissão bem confusa – foram condenados pelo sequestro, estupro e assassinato de Halbach.

A série dá mais destaque a investigação do caso Hallbach, uma vez que Avery foi absolvido no caso de Beerntsen e levanta uma série de questões sobre o sistema judiciário americano. O Making a Murderer (Fazendo um assassino, em tradução literal) do título pode se referir a tentativa da polícia de incriminar Avery ou ao fato da cadeia de fato ter transformado Avery em um assassino.

series-documentais-crimes-reais05

6- The Investigator: A British Crime Story (2016): The Investigator: A British Crime Story tem duas temporadas e cada uma acompanha um caso diferente. Na primeira, Sam Gillingham contrata Mark Williams-Thomas – o apresentador do programa – para descobrir o que aconteceu com sua mãe, Carole Packman, que desapareceu misteriosamente em 1985.

Já a segunda temporada, investiga o caso de Louise Kay, uma adolescente de dezoito anos que desapareceu em 1988. O aprofundamento do caso, no entanto, leva a uma possível série de assassinatos.

series-documentais-crimes-reais06

 7- A Máfia dos Tigres (2020): O fenômeno mais recente da Netflix, soa como uma série de comédia, em função do seu absurdo, mas é na realidade, uma história de crime.

Joe Exotic é proprietário de um zoológico especializado em grandes felinos. Ele se veste de maneira estranha, é gay assumido e transita entre os animais sem qualquer medo. Ele também tem uma disputa eterna com Carole Baskin, outra amante de felinos, que garante que Joe maltrata os seus animais.

As coisas se complicam quando Baskin simplesmente desaparece e as suspeitas logo recaem em Joe, no entanto, Baskin não é tão inocente quanto parece, ela é acusada de matar seu ex-marido e de forjar seu desaparecimento para prejudicar Joe.

Com ares de comédia, devido ao absurdo de tudo que circunda a história, A Máfia dos Tigres acompanha uma investigação que levou a polícia não só ao caso de Baskin, mas também a uma junção de pessoas que trabalham para Joe que se comportam como se fizessem parte de uma seita, assédio sexual, suicídio e maus tratos aos animais.

series-documentais-crimes-reais07

 8- Don’t F**k with Cats: Uma Caçada Online (2019): A série acompanha a investigação de um vídeo chamado 1 boy 2 kittens, que foi postado no facebook em 2010. O vídeo mostrava um homem brincando com dois gatinhos e depois os sufocando, e naturalmente gerou revolta.

A investigação leva a polícia a Luka Magnotta, um ator pornô, que matou e desmembrou um homem, enquanto filmava tudo e mais tarde mandou partes do corpo para escolas e para departamentos de partidos políticos.

series-documentais-crimes-reais08

9- O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019): Quando Madeleine McCann, de apenas três anos, desapareceu do quarto de hotel onde estava hospedada com seus pais e irmãos, em Portugal, em 2007, o mundo todo parou para esperar notícias da menina. No entanto, o frisson do caso foi morrendo aos poucos e até hoje, ele não foi desvendado.

O Desaparecimento de Madeleine McCann acompanha o desaparecimento e a investigação do caso, passando pelos diversos suspeitos, inclusive Kate e Gerry McCann, os pais da menina.

series-documentais-crimes-reais09

10- Grégory (2019): Em 1984, Grégory Villemin, de quatro anos, foi encontrado morto, com os pés e as mãos amarrada, em um rio, em uma cidade do interior da França. Seu assassinato desencadeou uma enorme briga na família, e uma série de acusações, que foram mal investigadas.

Antes e depois do assassinato de Grégory, a família tinha recebido cartas e telefones ameaçadores, de um homem que se chamava de Le Corbeau (O corvo, em tradução literal. Le Corbeau também é uma gíria francesa para “informante”). Essa pessoa tinha um extenso conhecimento sobre a vida da família, o que levou todos a pensarem que ele era um membro.

O assassinato de Grégory nunca foi pego, mas a série traz à tona um caso interessante e pouco conhecido aqui no Brasil.

series-documentais-crimes-reais10

Bônus: Lorena (2019): Em 1993, Lorena Bobbitt foi levada a julgamento por ter castrado o seu marido, John Wayne Bobbitt. Lorena nunca negou que o tenha feito e a mídia caiu em cima dela.

O caso, que já tem ares de sensacionalismo por si só, virou um fenômeno nas televisões e a situação de John Wayne se tornou piada.

A série Lorena apresenta o caso e dá um novo ponto de vista para o caso, além de apresentar o que aconteceu com Lorena e John Wayne depois de tudo isso.

series-documentais-crimes-reais11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s