1- Branca de neve (2012): Essa versão de Branca de Neve acompanha a jovem Carmen (Macarena García), que foge de sua madrasta Encarna (Maribel Verdú) para ser toureira, para tal, ela recebe ajuda de sete toureiros.
O filme é mudo, em preto e branco e adapta o conto da Branca de Neve para a cultura espanhola. Branca de Neve é uma das melhores interpretações de Branca de Neve que o cinema já fez.
Direção: Pablo Berger
Elenco: Maribel Verdú, Macarena García, Daniel Giménez Cacho, Ángela Molina, Pere Ponce
Gênero: Drama
2- A Floresta Negra (1997): A Floresta Negra conta a mesma história já famosa da Branca de Neve, mas é uma versão de terror, que não só traz à tona os elementos macabros que já estavam no conto original, como acrescenta mais alguns.
Direção: Michael Cohn
Elenco: Sigourney Weaver, Sam Neill, Gil Bellows, Monica Keena, David Conrad
Gênero: Terror, Fantasia
3- A Atração (2015): Ligeiramente inspirado em A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, A Atração consegue fazer o que parece impensável: misturar terror com musical. O filme acompanha as sereias Dourada (Michalina Olszańska) e Prateada (Marta Mazurek) que são levadas para trabalharem em um cabaret. As duas, no entanto, se alimentam de carne humana e enquanto Dourada parece disposta a continuar vivendo assim, Prateada se apaixona por um dos rapazes que trabalham no cabaret e resolve se tornar cada vez mais humana.
Direção: Agnieszka Smoczyńska
Elenco: Marta Mazurek, Michalina Olszańska, Jakub Gierszał, Kinga Preis, Andrzej Konopka
Gênero: Musical, Terror, Comédia, Drama
4- Para Sempre Cinderela (1998): Para Sempre Cinderela conta a história de Danielle de Barbarac (Drew Barrymore), que depois da morte da mãe e do pai (Jeroen Krabbé), vira escrava da madrasta (Anjelica Huston) e das suas duas filhas (Megan Dodds e Melanie Lynskey) e tenta trazer uma versão um pouco mais realista do conto de Cinderela.
Direção: Andy Tennant
Elenco: Drew Barrymore, Anjelica Huston, Jeanne Moreau, Jeroen Krabbé, Dougray Scott
Gênero: Comédia, Drama Romance
5- A Bela e a Fera (2014): O filme francês acompanha Bela (Léa Seydoux), enquanto ela toma o lugar do pai (André Dussollier) como prisioneira da Fera (Vincent Cassel) e é bem fiel ao conto original, de Gabrielle-Suzanne Barbot.
Nessa versão, por exemplo, Bela tem vários irmãos, e é considerada a mais bonita entre as irmãs, mas também a mais modesta e por isso, é a única que pede uma rosa ao pai, ao invés de presentes caros.
Direção: Christophe Gans
Elenco: Vincent Cassel, Léa Seydoux, André Dussollier, Eduardo Noriega, Audrey Lamy
Gênero: Fantasia, Romance
6- Cinderela (2015): Cinderela é a versão live action do desenho da Disney de 1950. O filme é bem fiel, tanto no seu roteiro, quanto visualmente, ao desenho e certamente vai agradar aos fãs.
Direção: Kenneth Branagh
Elenco: Lily James, Cate Blanchett, Richard Madden, Stellan Skarsgård, Holliday Grainger
Gênero: Fantasia, Romance
7- A Bela e a Fera (2017): Já a Bela e a Fera é a versão live action do desenho da Disney, de 1991 e como Cinderela é bem fiel a obra original. O filme, no entanto, tenta modernizar a história com algumas mensagens feministas e com a presença de um personagem gay.
Direção: Bill Condon
Elenco: Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Kevin Kline, Josh Gad
Gênero: Fantasia, Romance, Comédia, Musical
8- Maria e João: O Conto das Bruxas (2020): Maria e João: O Conto das Bruxas é uma versão de João e Maria que dá o protagonismo a Maria (Sophia Lillis). Nessa versão de terror, os irmãos são expulsos de casa pela mãe (Fiona O’Shaughnessy) e acabam em uma casa estranha e misteriosa – que não é feita de doces, mas tem comida em abundância – que pertence a Holda (Alice Krige).
Muito mais do que fazer uma versão do conto de fadas, o filme fala sobre o amadurecimento e sobre o poder feminino.
Direção: Oz Perkins
Elenco: Sophia Lillis, Alice Krige, Samuel Leakey, Jessica De Gouw, Fiona O’Shaughnessy
Gênero: Terror, Fantasia, Suspense
9- Espelho, Espelho Meu (2012): Se existe versão de terror porque não pode existir versão de comédia? Espelho, Espelho Meu acompanha Branca de Neve (Lily Collins), enquanto ela foge de sua madrasta (Julia Roberts). Embora seja ligeiramente fiel ao conto de fada, Espelho, Espelho Meu é mais um pastiche da história, mas ainda é uma boa diversão.
Direção: Tarsem Singh
Elenco: Julia Roberts, Lily Collins, Armie Hammer, Nathan Lane, Mare Winningham
Gênero: Fantasia, Aventura, Comédia
10- Branca de Neve e o Caçador (2012): Em Branca de Neve e o Caçador acompanhamos Branca de Neve (Kristen Stewart) que foge de sua madrasta, a rainha (Charlize Theron), que quer matá-la. A rainha envia um caçador (Chris Hemsworth) para matar a enteada, mas ele acaba se tornando o protetor de Branca de Neve.
Direção: Rupert Sanders
Elenco: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Sam Claflin, Sam Spruell
Gênero: Fantasia, Ação
Bônus: Os Irmãos Grimm (2005): Os Irmãos Grimm não é bem inspirado em um conto de fadas, mas faz alusões à grande parte dos contos de fadas escritos pelos irmãos Grimm. O filme reimagina a vida de Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) Grimm e os coloca os dois contadores de histórias dentro de um conto de fada um tanto quanto assustador, quando eles têm que investigar uma floresta onde donzelas desaparecem misteriosamente.
O filme está longe de ser uma biografia realista sobre a vida dos irmãos Grimm, mas é diversão garantida.
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Matt Damon, Heath Ledger, Monica Bellucci, Lena Headey, Roger Ashton-Griffiths
Gênero: Fantasia, Aventura