O jovem D’Artagnan (Gene Kelly) parte para Paris na expectativa de se tornar um dos guardas do rei, conhecidos como Mosqueteiros.
Ele entra para equipe e logo conhece os seus companheiros: Athos (Van Heflin), Porthos (Gig Young) e Aramis (Robert Coote).
Os Três Mosqueteiros é inspirado no livro de mesmo nome, de Alexandre Dumas.
A história de Os Três Mosqueteiros já foi adaptada tantas vezes e para tantas mídias diferentes, que todo mundo parece ter alguma noção do que a história se trata e isso é verdade, em certas medidas.
Os Três Mosqueteiros acompanha quatro soldados do rei em uma série de aventuras, mas o que mais chama a atenção na trama é a relação de amizade e honra que existe entre eles, mas claro que existem aspectos que estão presentes apenas no livro.
O filme é relativamente fiel a obra de Dumas. Ele acompanha D’Artagnan, que resolve tentar ser um dos guardas do rei e nessa jornada, conhece e fica amigo de Athos, Porthos e Aramis. Os Três Mosqueteiros é um filme de 1948, por isso é natural que ele foque sua trama em questões que hoje em dia, já não são mais tão interessantes.
Embora ele seja inspirado no livro, assim como outros filmes que vieram depois dele e outros que provavelmente virão depois, é natural que um filme retrate a época em que ele foi feito e isso é o que acontece aqui. Os Três Mosqueteiros parece mais interessado em falar sobre as questões narrativas da trama, do que sobre batalhas ou feitos heroicos dos seus personagens.
Esse não é um aspecto negativo, é interessante que se foque na história e justamente por isso, temos bastante espaço para compreender melhor os personagens e também os ideais de amizade e lealdade que são tão importantes no livro.
Por outro lado, Os Três Mosqueteiros é filme relativamente parado e que certamente não vai agradar boa parte do público atual, uma vez que tem cortes lentos e poucas aventuras, o que coloca o filme bem longe da ideia que se faz de Os Três Mosqueteiros nos dias de hoje.
A falta de tecnologia da época também, faz com que as batalhas sejam menos realistas e até meio bobas, quem for assistir ao filme na expectativa de um filme de ação, nos moldes de Robin Hood – A Origem ou Rei Arthur: A Lenda da Espada vai se decepcionar.
Mesmo assim Os Três Mosqueteiros tem boas atuações e momentos interessantes. A grande questão do filme é que talvez não tenha envelhecido tão bem, os cortes são poucos, o filme é longo (2h5min) e mesmo assim, não abrange toda a história de Dumas, e a trama de uma maneira geral, é lenta.
Embora seja fiel a obra original e tenha uma boa produção, Os Três Mosqueteiros é um filme que envelheceu mal e que soa muito datado.
Título no Brasil: Os Três Mosqueteiros
Título original: The Three Musketeers
Direção: George Sidney
Gênero: Aventura
Nacionalidade: EUA
Ano: 1948
Duração: 2h5min
Elenco: Lana Turner, Gene Kelly, June Allyson, Van Heflin, Angela Lansbury
2 comentários em “Filme: Os Três Mosqueteiros, 1948”