Adaptações, filmes

Filme: Os Três Mosqueteiros, 1948

O jovem D’Artagnan (Gene Kelly) parte para Paris na expectativa de se tornar um dos guardas do rei, conhecidos como Mosqueteiros.

Ele entra para equipe e logo conhece os seus companheiros: Athos (Van Heflin), Porthos (Gig Young) e Aramis (Robert Coote).

Os Três Mosqueteiros é inspirado no livro de mesmo nome, de Alexandre Dumas.

os-tres-mosqueteiros01

A história de Os Três Mosqueteiros já foi adaptada tantas vezes e para tantas mídias diferentes, que todo mundo parece ter alguma noção do que a história se trata e isso é verdade, em certas medidas.

Os Três Mosqueteiros acompanha quatro soldados do rei em uma série de aventuras, mas o que mais chama a atenção na trama é a relação de amizade e honra que existe entre eles, mas claro que existem aspectos que estão presentes apenas no livro.

O filme é relativamente fiel a obra de Dumas. Ele acompanha D’Artagnan, que resolve tentar ser um dos guardas do rei e nessa jornada, conhece e fica amigo de Athos, Porthos e Aramis. Os Três Mosqueteiros é um filme de 1948, por isso é natural que ele foque sua trama em questões que hoje em dia, já não são mais tão interessantes.

os-tres-mosqueteiros02

Embora ele seja inspirado no livro, assim como outros filmes que vieram depois dele e outros que provavelmente virão depois, é natural que um filme retrate a época em que ele foi feito e isso é o que acontece aqui. Os Três Mosqueteiros parece mais interessado em falar sobre as questões narrativas da trama, do que sobre batalhas ou feitos heroicos dos seus personagens.

Esse não é um aspecto negativo, é interessante que se foque na história e justamente por isso, temos bastante espaço para compreender melhor os personagens e também os ideais de amizade e lealdade que são tão importantes no livro.

Por outro lado, Os Três Mosqueteiros é filme relativamente parado e que certamente não vai agradar boa parte do público atual, uma vez que tem cortes lentos e poucas aventuras, o que coloca o filme bem longe da ideia que se faz de Os Três Mosqueteiros nos dias de hoje.

os-tres-mosqueteiros03

A falta de tecnologia da época também, faz com que as batalhas sejam menos realistas e até meio bobas, quem for assistir ao filme na expectativa de um filme de ação, nos moldes de Robin Hood – A Origem ou Rei Arthur: A Lenda da Espada vai se decepcionar.

Mesmo assim Os Três Mosqueteiros tem boas atuações e momentos interessantes. A grande questão do filme é que talvez não tenha envelhecido tão bem, os cortes são poucos, o filme é longo (2h5min) e mesmo assim, não abrange toda a história de Dumas, e a trama de uma maneira geral, é lenta.

Embora seja fiel a obra original e tenha uma boa produção, Os Três Mosqueteiros é um filme que envelheceu mal e que soa muito datado.

Título no Brasil: Os Três Mosqueteiros

Título original: The Three Musketeers

Direção: George Sidney

Gênero: Aventura

Nacionalidade: EUA

Ano: 1948

Duração: 2h5min

Elenco: Lana Turner, Gene Kelly, June Allyson, Van Heflin, Angela Lansbury

2 comentários em “Filme: Os Três Mosqueteiros, 1948”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s