O jovem D’Artagnan (Chris O’Donnell) quer ser um dos mosqueteiros do rei e para isso viaja até Paris, quando ele chega lá, no entanto, ele descobre que os mosqueteiros já não existem mais, devido a uma manobra do cardeal Richelieu (Tim Curry).
D’Artagnan conhece Athos (Kiefer Sutherland), Aramis (Charlie Sheen) e Porthos (Oliver Platt) e juntos eles descobrem que Richelieu tem um plano para matar a realeza francesa.
Os Três Mosqueteiros é inspirado no livro de mesmo nome de Alexandre Dumas.
Essa versão de 1993 parte do mesmo princípio que a obra de Dumas, mas se desvia no meio do caminho. É natural que isso aconteça mesmo, já que existem milhares de versões da trama e que é preciso renovar.
Na trama, D’Artagnan vai para Paris na tentativa de se tornar um mosqueteiro, mas quando chega lá, descobre que os mosqueteiros não existem mais, devido a uma manobra do cardeal Richelieu. Ele rapidamente conhece outros mosqueteiros e eles se unem para derrotarem o cardeal.
Os Três Mosqueteiros já é bem diferente da versão de 1948, porque é pensada para os anos 90. A principal diferença é que esse filme tem mais ação, as cenas de luta, embora sejam um pouco malfeitas e beirem a comédia, são o grande atrativo dessa versão. O filme também é menos lento e os cortes são bem mais rápidos.
Essa versão também se apoia muito na personalidade de seus atores. Chris O’Donnell, que era um galã dos anos 90, interpreta o personagem mais jovem do livro, já Kiefer Sutherland dá vida ao mais heroico dos mosqueteiros, Charlie Sheen interpreta o mulherengo, meio cafajeste e Oliver Platt é o alivio cômico do filme.
O vilão do filme, o cardeal, fica a cargo de Tim Curry, famoso por interpretar personagens obscuros. Os atores até se saem bem, em maior ou menor medida, mas o filme de uma maneira geral, soa mais como uma comédia, do que como um filme sério.
A produção é cuidadosa, os atores estão bem caracterizados, os figurinos também são bem feitos.
No entanto, Os Três Mosqueteiros não acrescenta muito, não é exatamente uma boa versão do livro e também não apresenta uma versão que seja especialmente interessante. O filme tem cenas divertidas, mas não é um bom filme.
Os Três Mosqueteiros se inspira na obra de Dumas, mas não é fiel e não acrescenta nada mais, além de um elenco típico da época e algumas cenas divertidas.
Título no Brasil: Os Três Mosqueteiros
Título original: The Three Musketeers
Direção: Stephen Herek
Gênero: Aventura, Romance, Ação, Comédia
Nacionalidade: EUA, Áustria, Reino Unido
Ano: 1993
Duração: 1h 45min
Elenco: Charlie Sheen, Kiefer Sutherland, Chris O’Donnell, Oliver Platt, Rebecca De Mornay
Um comentário em “Filme: Os Três Mosqueteiros, 1993”