Adaptações, Listas, série

5 séries inspiradas em obras de Stephen King

1- Saco de Ossos (2011): Inspirado no livro de mesmo nome, Saco de Ossos acompanha o escritor Mike Noonan (Pierce Brosnan), que depois da morte da esposa, resolve passar um tempo na sua casa de veraneio, onde pretende escrever seu novo romance.

No entanto, uma vez lá, ele conhece Kyra (Caitlin Carmichael) e sua mãe Mattie (Melissa George), com quem ele faz amizade.

Mattie é a viúva do filho de Max Devore (William Scharllert), o homem mais rico da cidade, que quer a guarda da neta.

Mike se envolve na briga de Mattie e Max, ao mesmo tempo que percebe que tem uma presença estranha na sua casa, que pode estar tentando se comunicar com ele.

Saco de Ossos tem só dois episódios e tem uma trama bem fiel a do livro, além disso, traz revelações e segredos assustadores.

Elenco: Pierce Brosnan, Melissa George, Annabeth Gish, Anika Noni Rose, Caitlin Carmichael

2- It – Uma Obra Prima do Medo (1990): Muito antes de It- A Coisa e It- Capítulo Dois, A Coisa foi adaptado para uma minissérie de dois capítulos, que acompanha o Clube dos Perdedores na infância e na vida adulta.

Na série, as crianças encontram e derrotam Pennywise (Tim Curry) com doze anos, depois da morte de Georgie (Tony Dakota), mas tem que voltar a Derry depois de adultos quando a Coisa volta a atacar.

Diferente do filme, It –Uma Obra Prima do Medo mostra os acontecimentos dos anos 50 (quando eles são crianças) e dos anos 80 (quando eles são adultos), ao mesmo tempo, com um fato puxando o outro, como acontece no livro e é uma adaptação bem fiel a obra original.

Embora o Pennywise de Tim Curry tenha traumatizado toda uma geração, a produção envelheceu mal e hoje em dia, é mais motivo de piada do que de medo e naturalmente, não chega aos pés do livro.

Elenco: Tim Curry, Harry Anderson, Dennis Christopher, Richard Masur, Annette O’Toole

3- 11.22.63 (2016): Jake Epping (James Franco) é um professor de inglês divorciado que recebe de um amigo (Chris Cooper) a missão de voltar no tempo através de um portal e impedir o assassinato de John F. Kennedy, em 1963.

Jake então, volta para a década de 60, onde precisa construir uma vida nova para conseguir o seu intento, mas como mexer no tempo é sempre perigoso, Jake acaba se apaixonando por Sadie (Sarah Gadon) e passa a repensar toda a missão.

11.22.63 se aproxima muito mais da ficção cientifica do que do terror, mas se mantém relativamente próximo do original, que também não é exatamente um livro de terror.

A série faz algumas mudanças necessárias, e que ajudam no desenvolvimento da trama, como o aumento de importância do personagem Bill Turcotte (George MacKay), mas parte por caminhos, que acabam estragando um pouco da graça da história.

Elenco: James Franco, Sarah Gadon, Cherry Jones, Lucy Fry, George MacKay

4- O Iluminado (1997): Que Stephen King detestou O Iluminado de Stanley Kubrick não é segredo para ninguém, mas pouca gente sabe que o escritor foi responsável pelo roteiro de uma minissérie inspirada no seu próprio livro.

A ideia dessa minissérie é ser mais fiel ao livro e ela até se sai bem nesse quesito. Aqui acompanhamos Jack Torrance (Steven Weber), um aspirante a escritor, com comportamento violento e problemas com alcool, que vai passar um tempo cuidando de um hotel nas montanhas, junto com sua esposa, Wendy (Rebecca De Mornay) e seu filho, Danny (Courtland Mead).

O local parece ideal para Jack finalmente escrever o seu romance, mas não demora muito para que as assombrações que vivem no hotel, comecem a perturbar Jack e trazer à tona todos os demônios que ele vem tentando controlar. Para piorar a situação, Danny é um iluminado e consegue ver e se comunicar com cada um dos espíritos que vive no hotel.

O Iluminado é a prova de que ser extremamente fiel ao livro, não é necessariamente uma coisa boa. Essa versão é longa, cansativa, cheia de momentos desnecessários e nem um pouco assustadora.

Elenco: Stephen King, Steven Weber, Rebecca De Mornay, Courtland Mead, Wil Horneff

5- O Nevoeiro (2017): Um nevoeiro misterioso cerca uma pequena cidade nos Estados Unidos, deixando a população presa. Tudo piora quando os moradores descobrem que o nevoeiro está cheio de criaturas bizarras e assustadoras.

O Nevoeiro é inspirado no conto de mesmo nome, que faz parte do livro Tripulação de Esqueletos e todos os elementos chaves do conto estão presentes na série, mas por algum motivo, todos os personagens e situações da adaptação são completamente diferentes dos da obra original. É como se a série usasse o argumento de King, para uma história completamente diferente.

Isso por si só não seria um problema, a questão é que O Nevoeiro não é nem uma boa adaptação e nem uma boa série e toda a boa trama de King parece completamente desperdiçada.

Elenco: Morgan Spector, Alyssa Sutherland, Danica Curcic, Darren Pettie, Frances Conroy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s