filmes, Listas

15 Filmes com temáticas LGBTQIA+

1- Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016): Chiron (Alex Hibbert/ Ashton Sanders/ Trevante Rhodes) é um garoto pobre que vive na periferia de Miami. Enquanto ele tenta se descobrir, ele enfrenta o bullying e tenta fugir do caminho de violência que parece traçado para ele.

Moonlight: Sob a Luz do Luar não só joga luz em personagens que normalmente não tem voz no cinema (negros, pobres, homossexuais) como também passa bem longe de todos os estereótipos de homens gays que as obras de ficção costumam repetir.

Direção: Barry Jenkins

Elenco: Alex Hibbert, Ashton Sanders, Trevante Rhodes, Mahershala Ali, Janelle Monáe

Gênero: Drama

2- Infâmia (1961): Infâmia se destaca entre os filmes LGBTQIA+ pela época em que ele foi produzido e por trazer a história de amor, mesmo que velada, entre duas mulheres.

Karen Wright (Audrey Hepburn) e Martha Dobie (Shirley MacLaine) são amigas bem próximas, que administram uma escola só para meninas, depois de elas punirem uma das alunas, a menina espalha o boato de que as duas diretoras estariam em uma relação homossexual.

Infâmia não deixa nada muito explicito, mas a relação entre as duas mulheres pode ser vista e percebida, se o telespectador estiver prestando atenção.

Direção: William Wyler

Elenco: Audrey Hepburn, Shirley MacLaine, Miriam Hopkins, James Garner, Fay Bainter

Gênero: Drama

3- Canções de Amor (2007): Ismael (Louis Garrel) e Julie (Ludivine Sagnier) estão em um relacionamento a três com Alice (Clotilde Hesme), até que uma tragédia inesperada os atinge.

Ismael então, se vê cada vez mais interessado em Erwann (Grégoire Leprince-Ringuet), um rapaz mais jovem que demonstra interesse nele.

Canções de Amor é um musical bem diferente do que estamos acostumados e apresenta personagens que estão dispostos a viverem a experimentarem tudo, através de relacionamentos abertos e sexualidades fluidas.

Direção: Christophe Honoré

Elenco: Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni, Clotilde Hesme, Grégoire Leprince-Ringuet

Gênero: Musical, Drama, Romance

4- Priscilla, a Rainha do Deserto (1994): Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) são drag queens que são contratadas para fazerem shows em Alice Spring. Eles convidam Bernadette (Terence Stamp), uma mulher transgêrena para acompanha-los e é assim que começa uma viagem pelo deserto australiano, onde eles encontram os mais variados tipos de pessoas e situações.

Direção: Stephan Elliott

Elenco: Terence Stamp, Hugo Weaving, Guy Pearce, Bill Hunter, Stephan Elliott

Gênero: Comédia, Musical

5- Minha Vida em Cor de Rosa (1996): Ludovic (Georges Du Fresne) nasceu em um corpo masculino, mas sente que é uma menina. Embora ela deixa claro o que quer, a família não aceita muito bem.

O filme não fala em transgêneros, mas trata do assunto de maneira delicada e bonita.

Direção: Alain Berliner

Elenco: Georges Du Fresne, Jean-Philippe Écoffey, Hélène Vincent, Michèle Laroque, Marie Bunel

Gênero: Comédia, Drama

6- C.R.A.Z.Y.- Loucos de Amor (2005): Zachary Beaulieu (Zachary Beaulieu) nasceu no dia 25 de dezembro de 1960 e é o mais novo de quatro irmãos. Sua mãe (Danielle Proulx) sempre acreditou que Zachary era Jesus renascido e ele concordava com ela.

Quando ele chega a adolescência, ele começa a descobrir a sua sexualidade e entra em contraste com o que sente, sua criação e a vontade de não decepcionar seu pai (Michel Côté).

C.R.A.Z.Y.- Loucos de Amor não fala só sobre as questões que circundam a sexualidade de seu protagonista, mas também das relações em família.

Direção: Jean-Marc Vallée

Elenco: Marc-André Grondin, Danielle Proulx, Pierre-Luc Brillant, Jean-Marc Vallée, Mohamed Majd

Gênero: Drama

7- Tangerina (2016): Logo depois que sai da prisão,Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez), descobre que seu namorado e cafetão, Chester (James Ransone) está a traindo com uma mulher cisgênera.

Junto da melhor amiga, Alexandra (Mya Taylor), ela vai atrás de Chester, pronta para se vingar.

Tangerina foi filmado inteiramente em celular, traz personagens que quase nunca ganham destaque, e tem duas mulheres transgêneras interpretando as protagonistas.

Direção: Sean Baker

Elenco: Kitana Kiki Rodriguez, Mya Taylor, Mickey O’Hagan, James Ransone, Karren Karagulian

Gênero: Comédia, Drama

8- Margarita com Canudinho (2014): Laila (Kalki Koechelin) é uma jovem indiana, com paralisia cerebral, que se muda para os Estados Unidos para estudar.

Uma vez lá ela vai explorar sua independência e se descobrir, quando se apaixona por Khanum (Sayani Gupta).

Margarita com Canudinho é um filme repleto de representatividade e fala sobre se tornar adulto e independente.

Direção: Shonali Bose, Nilesh Maniyar

Elenco: Kalki Koechlin, Revathi, Sayani Gupta, Tenzing Dalha, William Moseley

Gênero: Drama, Bollywood

9- Pariah (2011): Alike (Adepero Oduye) tem dezessete anos, sofre de baixa autoestima e está descobrindo sua sexualidade.

Quando ela se apaixona, ela precisa decidir se se assume ou se segue o caminho que a família pensou para ela.

Direção: Dee Rees

Elenco: Kim Wayans, Aasha Davis, Adepero Oduye, Charles Parnell, Pernell Walker

Gênero: Drama

10- Paris is Burning (1990): Esse documentário definitivo, acompanha algumas drag queens de Nova York, enquanto elas se preparam para os bailes e levam suas vidas.

Paris is Burning é um mergulho no assunto e é até hoje referência para uma série de outras obras.

Direção: Jennie Livingston

Gênero: Documentário

11- Orgulho e Esperança (2014): Ambientado em 1984, em Londres, Orgulho e Esperança acompanha um grupo de ativistas gays, que resolve arrecadar dinheiro para os mineiros, que estão em greve.

A relação entre os dois grupos parece completamente sem sentido, mas o companheirismo entre eles aumenta e eles acabam se unindo.

Direção: Matthew Warchus

Elenco: Bill Nighy, Imelda Staunton, Paddy Considine, Dominic West, Ben Schnetzer

Gênero: Comédia, Drama

12- Milk: A Voz da Igualdade (2008): O filme acompanha Harvey Milk (Sean Penn), ativista dos direitos gays, que se tornou o primeiro gay assumido a ter um cargo público de importância nos Estados Unidos.

Direção: Gus Van Sant

Elenco: Sean Penn, Josh Brolin, Emile Hirsch, James Franco, Douglas Smith

Gênero: Biografia, Drama

13- Nunca Fui Santa (1999): Megan (Natasha Lyonne) tem a vida perfeita: ela é uma chefe de torcida popular, que tira boas notas e que namora o capitão do time de futebol, mas os seus pais desconfiam que ela pode ser homossexual e por isso, a enviam a um programa de “cura gay”.

Lá, Megan conhece Graham (Clea DuVall) por quem ela se apaixona.

Nunca Fui Santa é uma comédia, que trabalha basicamente com estereótipos, mas que tem um romance relativamente bem escrito e que, através da comédia, fala de questões sérias e perigosas, como homofobia e a “cura gay”.

Direção: Jamie Babbit

Elenco: Cathy Moriarty, Julie Delpy, Natasha Lyonne, Clea DuVall, Eddie Cibrian

Gênero: Comédia, Romance

14- O Monstro no Armário (2015): Oscar Madly (Connor Jessup) é um adolescente solitário, que passa boa parte do seu tempo conversando com seu hamster, Buffy (voz de Isabella Rossellini).

Quando conhece o seu novo colega de trabalho, Wilder (Aliocha Schneider), ele sente uma atração quase imediata e começa a questionar a sua sexualidade, mas em função de um trauma de infância, Oscar continua lutando com essa descoberta.

O Monstro no Armário usa da fantasia, principalmente da que está dentro da cabeça do próprio Oscar, para falar de temas presentes na realidade.

Direção: Stephen Dunn

Elenco: Connor Jessup, Aaron Abrams, Joanne Kelly, Aliocha Schneider, Isabella Rossellini

Gênero: Drama, Fantasia

15- Alex Strangelove (2018): Alex Truelove (Daniel Doheny) e Claire (Madeline Weinstein) namoram a um tempo e como em todos os filmes adolescentes americanos, decidiram perderem a virgindade juntos no dia do baile. Quando Alex conhece Elliot (Antionio Marziale), um garoto assumidamente gay, que demonstra interesse nele, ele começa a se questionar.

Alex Strangelove tem uma trama bobinho e um roteiro bem batido, o que chama a atenção aqui é que o filme é uma comédia adolescente como outra qualquer, mas com personagens gays.

Direção: Craig Johnson

Elenco: Daniel Doheny, Madeline Weinstein, Isabella Amara, William Ragsdale, Antonio Marziale

Gênero: Comédia, Romance, Drama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s