filmes, Mostra Internacional de Cinema

44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: Mate-o e Deixe Esta Cidade, 2020

Depois de uma série de perdas de entes queridos, um homem se refugia em um mundo onde todas as pessoas que ele ama ainda vivem. Enquanto ele aproveita seu tempo no lugar, ele foge da vida real.

Luto

O principal assunto de Mate-o e Deixe Esta Cidade é o luto e a dificuldade de lidar com a perda de entes queridos. O protagonista é uma pessoa que não consegue aceitar a morte e por isso, prefere fugir dela.

O filme então, se passa em uma cidade onde todas as pessoas que o protagonista já perdeu ainda vivem e é exatamente lá que ele se refugia.

A plateia acompanha enquanto ele reencontra pessoas e retoma relacionamentos e em momento nenhum do filme, fica claro se aquele lugar de fato existe, mas dependendo da interpretação, a sensação que se tem é que aquela cidade só existe na cabeça do personagem e que ela é uma forma de lidar com suas perdas.

Fuga

Dessa forma, essa cidade também é uma forma de fuga. Supondo que esse lugar só exista na imaginação do protagonista, – e mesmo que esse não seja o caso dentro da trama do filme, ela é uma grande metáfora para o medo de perder pessoas queridas – a maneira com que ele se coloca lá e decide não sair mais, é uma forma dele fugir não só do luto, mas também da sua própria vida.

Essa configuração se aproxima muito de um processo de luto, inclusive, um especialmente doloroso, onde a pessoa está tendo muitas dificuldades para aceitar a morte.

Nesse aspecto, Mate-o e Deixe Esta Cidade traz um assunto bem interessante e realista a tona, mas coloca ele em uma linguagem que se aproxima muito do conto de fada e da fantasia.

Aspectos técnicos

Mate-o e Deixe Esta Cidade é uma animação, mas obviamente voltada para o público adulto. Seu visual é escuro, sua fotografia prende para os tons de preto e vermelho, e as imagens muitas vezes são assustadoras.

O tom do filme é extremamente melancólico, tanto no seu tema, quanto nos seus aspectos técnicos, o que claro, pode dar a plateia uma sensação de tristeza. A ideia é interessante, uma vez que aproxima a audiência do protagonista, que certamente está melancólico.

No entanto, essa animação escura e com cenas ligeiramente assustadoras acaba se tornando um pouco parada e tediosa com o tempo, e ficando meio chata.

A ideia de Mate-o e Deixe Esta Cidade é bem criativa e é certo que o filme tem todo um significado por trás, mas a execução lenta e os tons escuros prejudicam o longa.

Mate-o e Deixe Esta Cidade faz parte da programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece entre os dias 22 de outubro a 4 de novembro. O evento traz 198 filmes, de 78 países diferentes.

Devido a pandemia de Covid-19, em 2020, a Mostra Internacional de Cinema vai ser apresentada de maneira digital, através da plataforma Mostra Play, com algumas sessões no Petra Belas Artes Drive-in. O filme de abertura, Nova Ordem, do México, vai ser exibido no Petra Belas Arts no dia 22 de outubro, as 19h00. As 00h01, o filme estará disponível na plataforma Mostra Play por 24 horas. Os outros filmes da programação estarão disponíveis a partir das 20h00, do dia 22.

Os filmes que fazem parte da programação poderão ser assistidos em qualquer horário, mediante pagamento. Para mais informações, acesse: https://44.mostra.org/.

Título no Brasil: Mate-o e Deixe Esta Cidade

Título original: Zabij To I Wyjedz Z Tego Miasta

Direção: Mariusz Wilczyński

Gênero: Animação, Drama

Nacionalidade: Polônia

Ano: 2020

Duração: 1h28

Elenco: Mariusz Wilczyński, Anja Rubik, Marek Kondrat, Małgorzata Kożuchowska, Magdalena Cielecka

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s