O documentário Kubrick por Kubrick acompanha a vida e a carreira do cineasta Stanley Kubrick, enquanto analisa os seus trezes filmes.
A ideia de Kubrick por Kubrick é bem simples: o filme é uma longa entrevista de Stanley Kubrick. Quando o documentário começa, o que o telespectador acompanha é o próprio cineasta falando sobre seus trabalhos.
Os áudios de Kubrick são intercalados com cenas dos filmes dele e fotos de bastidores.

O que é interessante em Kubrick por Kubrick é que o filme se foca especificamente na carreira dele e não na sua vida pessoal, embora a esposa de Kubrick seja eventualmente citada, não entramos a fundo nesses aspectos.
Além de Kubrick, outros nomes famosos aparecem no filme, como Malcolm McDowell, Jack Nicholson, Shelley Duvall, Nicole Kidman e Tom Cruise. Os atores e atrizes, que já trabalharam com Kubrick, falam sobre as suas experiências com o diretor.
É nesse momento que Kubrick por Kubrick peca um pouco. Muita coisa já foi dita sobre os métodos de trabalho de Kubrick, que muitas vezes beiravam ao abusivo. Shelley Duvall, que trabalhou com Kubrick em O Iluminado, afirma que foi perseguida e sofreu bullying por parte do diretor, a experiência dela no filme, fez com que ela desistisse de atuar. Já Nicole Kidman, que estrelou De Olhos Bem Fechados, também teve problemas com o diretor e não gostou da experiência. Malcolm McDowell, astro de Laranja Mecânica, acabou viciado em drogas depois que as filmagens terminaram e ele se sentiu abandonado por Kubrick, que ele acreditava ser seu amigo.

O comportamento de Kubrick até vem à tona, quando os atores e atrizes falam sobre as milhares de tomadas que o diretor queria filmar e sobre o seu perfeccionismo, mas tudo é tratado como uma informação curiosa e divertida, no máximo, um aspecto que mostra que Kubrick era trabalhador e cuidadoso.
Como se sabe hoje em dia, o comportamento do cineasta foi danoso para algumas das pessoas que trabalharam com ele e seria interessante se o documentário entrasse nesse mérito. Kubrick por Kubrick pinta Stanley Kubrick como um gênio, o que de fato ele era, mas não seria interessante se questionar se o tratamento que ele dava ao seu elenco pode ser justificado pela qualidade de seus filmes? Essa seria uma discussão que faria muito sentido nos dias de hoje, onde já não mais se tolera a divisão entre pessoa e obra e onde muitos artistas estão sendo condenados e “cancelados” por suas vidas pessoais.
Claro que o trabalho de Kubrick é muito valido e é ótimo ter acesso a esse mundo do cineasta, que foi e ainda é muito importante para a história do cinema, mas também seria interessante mostrar os supostos defeitos de Kubrick e dar vozes para as reclamações que circundam boa parte das pessoas que trabalharam com ele.

Kubrick por Kubrick é um filme interessante, que prende a atenção e que dá ao telespectador o acesso a mente genial de Kubrick. Se o longa tivesse entrado mais a fundo em temas polêmicos, seria ainda mais interessante e importante.
Kubrick por Kubrick faz parte da programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema, que acontece entre os dias 22 de outubro a 4 de novembro. O evento traz 198 filmes, de 78 países diferentes.

Devido a pandemia de Covid-19, em 2020, a Mostra Internacional de Cinema vai ser apresentada de maneira digital, através da plataforma Mostra Play, com algumas sessões no Petra Belas Artes Drive-in. O filme de abertura, Nova Ordem, do México, vai ser exibido no Petra Belas Arts no dia 22 de outubro, as 19h00. As 00h01, o filme estará disponível na plataforma Mostra Play por 24 horas. Os outros filmes da programação estarão disponíveis a partir das 20h00, do dia 22.
Os filmes que fazem parte da programação poderão ser assistidos em qualquer horário, mediante pagamento. Para mais informações, acesse: https://44.mostra.org/
Título no Brasil: Kubrick por Kubrick
Título original: Kubrick by Kubrick
Direção: Gregory Monro
Gênero: Documentário
Nacionalidade: França, Polônia
Ano: 2020
Duração: 1h10
Elenco: Stanley Kubrick, Malcolm McDowell, Jack Nicholson, Shelley Duvall, Sterling Hayden