Adaptações, Musicais

Musical: Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the World

Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the Worlds é um álbum de Jeff Wayne, que reconta a história de A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells.

O álbum se divide em duas partes, que representam as duas partes do livro, e as músicas explicam o que cada personagem está sentido.

A ideia, naturalmente, já faz com que Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the Worlds soe como um musical, e é isso, o que essa montagem fez.

A montagem de Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the Worlds é bem básica. A produção não é especialmente bem pensada e toda a ação se desenvolve mais ou menos como um show, onde os atores vão entrando, um por um e cantando suas músicas.

Além disso, o musical também tem um narrador (Liam Neeson), que representa o jornalista que cobre a invasão da terra.

Claro que o espetáculo é de grandes proporções, o elenco é composto por muitos atores, a música é muito bem-feita e transmite a história e as luzes deixam a plateia presa. Obviamente quando se assiste ao vivo, essa sensação deve ser ainda maior.

A ideia por trás do disco de Wayne, assim como a ideia de transforma-lo em musical é bem interessante, o resultado, no entanto, é um pouco entediante.

Primeiro porque o livro de Wells, embora muito relevante, é por si só, bem parado. Talvez devido ao tanto de adaptações que já foram feitas, e em função de tudo que a história influenciou, o que aparece ali é meio batido. A Guerra dos Mundos é um livro clássico muito importante, que influenciou uma série de outras obras que vieram depois, e que na época do seu lançamento, certamente causou um certo rebuliço, afinal, a trama foi realista o suficiente para que a população de fato acreditasse que o mundo estava sendo invadido, quando ele foi narrado por Orson Welles na rádio.

Hoje em dia, por outro lado, a história já não causa mais tanto efeito. E o mesmo acontece com o musical.

O fato dele não ser exatamente encenado e de não ter coreografias, faz com que, mesmo estando dentro do gênero, Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the Worlds seja um musical bem fora do comum, que pode desagradar quem é fã de musicais e espera uma coisa mais próxima do clássico.

Outra questão é que as músicas não são muito empolgantes, principalmente porque elas são pensadas para estarem dentro de um disco e não necessariamente em um palco.

O disco, assim como o musical, com certeza tem um papel importante que é modernizar a trama de Wells e é certo que provavelmente vai agradar quem é fã do livro e quem se interessa por suas adaptações, mas de uma forma geral, Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the Worlds é um pouco tedioso e pode não ser indicado para os fãs do gênero musical.

Embora seja fiel a obra original, ao mesmo tempo que traz uma modernização ao material, Jeff Wayne’s Musical Version of The War of the Worlds é um musical que não anima muito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s