Adaptações, filmes

Filme: Baseado em Fatos Reais, 2017

Delphine (Emmanuelle Seigner) é uma escritora solitária, que não mantém contato com a sua família. No lançamento de seu último livro, ela conhece Elle (Eva Green), que se diz sua fã.

As duas vão ficando cada vez mais próxima e uma amizade surge. Com o tempo, no entanto, Elle vai se mostrando cada vez mais obsessiva e tomando conta da vida de Delphine, ao mesmo tempo, que a escritora se apoia em Elle, para curar sua própria solidão.

Baseado em Fatos Reais é inspirado no livro de mesmo nome de Delphine de Vigan.

Baseado em Fatos Reais é um livro com uma premissa bem interessante e bem diferente. No livro, narrado em primeira pessoa, acompanhamos a protagonista Delphine, uma escritora que recentemente escreveu uma autoficção de muito sucesso. Embora ela tenha sucesso profissional, sua vida pessoal anda um pouco bagunçada, sua família que aparece no seu livro, não fala com ela e seus filhos estão saindo de casa.

A autora de Baseado em Fatos Reais também se chama Delphine e como sua personagem, também é uma escritora, o que faz com que o leitor automaticamente acredite que Baseado em Fatos Reais seja a autoficção que Delphine escreveu sobre si mesma ou que esse livro seja outra autoficção, que explora a vida da escritora depois do seu primeiro sucesso. O título do livro e do filme, aumentam essa impressão ainda mais.

Mas é impossível ter certeza disso enquanto lemos o livro, talvez a história apresentada ali seja real, talvez seja inventada, mas é interessante a maneira com que o livro mantém esse suspense.

Não é o que acontece no filme, que não é narrado por ninguém e que não passa a impressão de que estamos acompanhando uma história verdadeira, mesmo que o nome do filme insinue isso.

Baseado em Fatos Reais, por outro lado, é relativamente fiel ao livro. No filme também acompanhamos Delphine e sua relação com Elle, que vai ficando mais obsessiva e mais estranha com o tempo.

Para o telespectador fica claro logo que Elle não é tão boa quanto demonstra ser e que seu comportamento tem uma tendência a se tornar perigoso, mas o que mais salta aos olhos é que Delphine demora para notar isso e que mesmo quando a situação já está temerária, ela ainda mantém o laço que existe entre ela e Elle.

 A trama explica a si mesma: Delphine é uma mulher extremamente solitária, que quase não tem amigos, portanto, a companhia de Elle é a única que ela tem, mesmo que seja perigosa.

O longa é bem interessante e deixa o telespectador preso por bastante tempo. Ele se concentra quase que unicamente em Delphine e Elle, outros personagens aparecem e são citados, mas não tem a mesma importância que as duas protagonistas.

Baseado em Fatos Reais se segura muito bem até boa parte do filme, mas no final, começa a ficar um pouco parado. Isso não atrapalha o resultado final do longa que é um suspense diferente e que explora aspectos muito próximos de qualquer pessoa, como a solidão e a dependência emocional.

Uma coisa que beneficia muito o filme são as duas atrizes principais. Emmanuelle Seigner interpreta Delphine de forma exata, ela começa como uma mulher segura de si, que vai aos poucos cedendo e se entregando a loucura e Eva Green, que interpreta Elle, se mostra como uma mulher tímida, que aos poucos vai revelando como ela é de verdade e é assim que os papeis entre as duas mulheres se invertem.

Baseado em Fatos Reais tem uma boa trama e prende o telespectador, embora não seja tão interessante quanto o livro, que traz à tona mais questionamentos, ele faz um bom trabalho, que funciona e entretém a plateia.

Título no Brasil: Baseado em Fatos Reais

Título original: D’après une Histoire Vraie

Direção: Roman Polanski

Gênero: Drama, Suspense

Nacionalidade: França

Ano: 2017

Duração: 1h41min

Elenco: Emmanuelle Seigner, Eva Green, Vincent Perez, Josée Dayan, Camille Chamoux

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s