“É curioso, mas a verdade é que não se pode fazer uma revolução sem homens honestos”.
Os amigos de infância Thomas Beresford – Tommy – e Prudence Cowley – Tuppence – se encontram para conversarem e contarem como estão suas respectivas vidas. Os dois estão sem dinheiro e entediados, por isso resolvem criar a Jovens Aventureiros, Ltda e se predispõem a fazerem qualquer trabalho.
Logo a primeira oportunidade aparece e Tuppence é convidada para uma reunião com Mr. Whittington que deseja contratá-la. Na entrevista, ela diz que seu nome é Jane Finn – um nome que Tommy citou no almoço – e isso alarma Mr. Whittington.
Curiosos em função da reação de Mr. Whittington, Tommy e Tuppence colocam um anúncio no jornal mencionando o nome de Finn e recebem duas respostas.
Eles descobrem que Jane Finn está desaparecida e que ela tem em sua posse documentos importantes que podem comprometer o governo britânico e que podem custar a vida de Finn.
Tommy e Tuppence aceitam investigar qual é o paradeiro de Finn e dos papeis que estavam com ela.
O Inimigo Secreto – nas edições mais recentes O Adversário Secreto – é o primeiro livro da dupla Tommy e Tuppence, detetives menos famosos no universo de Christie, e por isso, apresenta como eles começaram a empresa deles.
Esse é um dos motivos que faz de O Inimigo Secreto um livro bem diferente de outras obras da autora, ele é quase um livro de origem, que nos explica da onde aqueles personagens vieram, por isso, nos é dado detalhes da vida dos dois, de como eles se conheceram e de como é a relação dos dois.
O Inimigo Secreto também não é exatamente um livro de suspense, com assassinatos, que deixam o leitor o tempo todo se perguntando quem é o culpado, ele está mais próximo de um livro de espionagem.
Os elementos do livro são uma dupla de investigadores, uma desaparecida, várias pessoas interessadas nela e papeis que podem prejudicar o governo da Inglaterra. A trama tem muitos aspectos típicos de histórias com espiões, embora ela não seja propriamente uma história de espião.
A história do livro é bem interessante e prende o leitor, como é comum nos livros de Christie, O Inimigo Secreto tem muitas reviravoltas, que não são fáceis de prever, o que fazer dele um livro que de fato surpreende o leitor.
Outro ponto bem legal do livro e que também é bem inovador é que como ele narra o primeiro caso de Tommy e Tuppence, o leitor não acompanha detetives profissionais muito acostumados ao oficio, e por isso, eles erram o tempo todo. Christie coloca esses personagens muito mais próximos do leitor do que é Hercule Poirot, que nunca erra e sempre sabe de tudo antes de todos.
Tommy e Tuppence têm dúvidas em relação ao caso, as técnicas e a investigação, mas também sobre suas próprias vidas pessoais e seus relacionamentos. A sensação que se tem é que estamos lendo um romance de espionagem que é voltado para um público mais jovem, já que as tramas, embora surpreendentes, não são especialmente intricados ou difíceis de compreender.
O livro também trabalha em outros gêneros, como a comédia e o romance, o que é bem interessante e deixa tudo ainda mais leve.
Como a maioria dos livros de Christie, a leitura de O Inimigo Secreto é fácil e prazerosa, ainda mais quando o leitor se prende a trama e aos personagens.
Embora não seja um livro de espionagem muito complexo e com muitas tramas difíceis de acompanhar, O Inimigo Secreto tem uma história ligeiramente leve, que prende o seu leitor e que cumpre o seu papel.
Título no Brasil: O Inimigo Secreto/ O Adversário Secreto
Título Original: The Secret Adversary
Autor: Agatha Christie
Tradução: Renato Marques de Oliveira
Gênero: Thriller, Suspense, Crime, Mistério
Ano de lançamento: 1922
Editora: Globo Livros
Número de Páginas: 384
Foto: Fernanda Cavalcanti
Um comentário em “O Inimigo Secreto, Agatha Christie”