livros

Algo Sinistro Vem Por Aí, Ray Bradbury

“Nós ainda somos amigos, sentimos odores que ninguém mais sente, ouvimos coisas que ninguém mais ouve, temos o mesmo sangue, corremos do mesmo jeito”.

Jim Nightshade e William Halloway são amigos desde que nasceram, eles vivem em uma pequena cidade dos Estados Unidos, e suas casas são vizinhas.

Um dia um circo chega à cidade e os meninos se sentem automaticamente atraídos pelo lugar, logo na primeira ida, eles percebem que aquele não é um circo comum e que o local tem a capacidade de descobrir os maiores desejos dos freqüentadores, mas também seus maiores medos.

Algo Sinistro Vem Por Aí é um clássico da literatura fantástica e os elementos que estão presentes no livro podem ser vistos em diversas obras que foram escritas depois.

No livro acompanhamos os vizinhos e melhores amigos, Will e Jim. Os dois garotos parecem viver em um mundo só deles, cheio de coisas que só eles compreendem.

Sendo vizinhos eles se comunicam através das janelas dos seus quartos e sabem tudo que está acontecendo na casa ao lado. Algo Sinistro Vem Por Aí também se passa em uma cidade pequena, onde todos se conhecem e onde nada parece acontecer.

Até que um circo opulente chega à cidade. Will e Jim são automaticamente atraídos para o lugar e obviamente vão à atração na noite de estréia. A diversão é grande, mas logo eles notam que aquele não é um circo normal, e que o local está repleto de criaturas estranhas com poderes sinistros.

Will e Jim então, se colocam em uma corrida contra o tempo, enquanto o circo pouco a pouco seduz cada pessoa da cidade.

Algo Sinistro Vem Por Aí é um livro de fantasia, que claro, atrai o seu leitor por isso. Ele apresenta muitas questões e muitos momentos que se encaixam perfeitamente no gênero, e a idéia do circo já é por si só bem sinistra. A obra, no entanto, traz outros questionamentos para além disso.

Um dos grandes assuntos do livro é a amizade, que é representada pela relação de Will e Jim. Jim é retratado como um menino mais forte e aparentemente mais corajoso, que está disposto a enfrentar aventuras, enquanto Will é mais tímido e tenta ao máximo fugir do perigo. Jim sente uma extrema curiosidade de conhecer o circo e Will o acompanha e esse é um padrão que se repete durante todo o livro, Jim se mostra mais corajoso, mas Will sempre acaba indo com ele, mesmo que tenha medo.

Essa dinâmica não só faz o leitor se perguntar se Jim é mesmo o mais corajoso dos amigos, uma vez que Will está sempre disposto a superar seus medos para não abandonar o amigo, como também deixa claro como a amizade dos dois é profunda.

É a relação dos dois que empurra o livro para frente, uma vez que eles praticamente nunca se separaram. Will e Jim são dois garotos diferentes, e os personagens são muito bem escritos, mas eles funcionam dentro da trama quase como um único personagem.

Algo Sinistro Vem Por Aí traz questionamentos ainda mais profundos, como o medo de envelhecer, da morte e de perder as pessoas que você ama. Uma das coisas que acontecem com os freqüentadores do circo é envelhecer ou rejuvenescer, e é exatamente isso que o leitor vê em alguns momentos. Os meninos precisam ver seus pais e pessoas que eles conhecem desde que nasceram voltarem a serem crianças ou se tornarem muito velhas.

Will e Jim têm doze anos, que é uma idade que geralmente marca o final da infância e o começo da adolescência, e por isso, a idéia de ficar mais velho ou mais novo soa ainda mais importante. Will e Jim não são mais crianças e também não são adultos, e mais ou menos como qualquer adolescente precisam encarar uma série de mudanças no próprio corpo e na própria vida, no caso deles, que estão freqüentando o circo, isso é um pouco mais extremo.

Quando eles são colocados de frente com a possibilidade de seus pais envelhecerem – e eventualmente morrerem – essa sensação de mudança e de transição da infância para a adolescência se torna ainda maior, afinal, muitas vezes é a morte dos pais que empurra uma pessoa para a vida adulta, mesmo que ela já esteja na idade adulta há muito tempo.

A idéia de Bradbury é muito boa e extremamente inteligente, por outro lado, o livro parece um pouco ultrapassado para os dias de hoje, talvez por que muito do que o autor usa no livro já foi usado em muitos outros lugares e algumas das premissas podem soar repetitivas, talvez porque ele não mostra muita coisa e embora tenha algumas descrições das mudanças corporais de seus personagens e das criaturas que habitam o circo, ele deixa muita coisa no subjetivo. Em um mundo onde o cinema já pode fazer tudo, um livro que não dá muitas descrições, acaba se tornando um pouco chato.

Esse é o grande problema de Algo Sinistro Vem Aí, já que ele parte de uma boa trama, tem um cenário incrível e uma história muito bem pensada que foi capaz de influenciar gerações, mas que hoje em dia, soa um pouco repetitiva.

A leitura de Algo Sinistro Vem Por Aí é um pouco lenta, embora os capítulos do livro sejam curtos e ele não seja tão comprido, o que prejudica um pouco a experiência total.

Nada disso muda o fato de que Algo Sinistro Vem Por Aí é um clássico da literatura fantástica, que influenciou vários escritores do gênero e suas obras e que justamente por isso, é importante.

O livro é extremamente recomendado para quem gosta de fantasia e de terror, mesmo que os leitores do gênero, talvez o achem repetitivo, e usa do fantástico para falar de temas muito próximos de nós.

Título no Brasil: Algo Sinistro Vem Por Aí

Título Original: Something Wicked This Way Comes

Autor: Ray Bradbury

Tradução: Jorge Luiz Calife

Gênero: Fantasia, Terror

Ano de lançamento: 1962

Editora: Bertrand Brasil

Número de Páginas: 293

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s