Crime real, livros

Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered, Amber Hunt e Emily G. Thompson

Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered, como o próprio nome diz, analisa vinte casos não resolvidos.

O livro fala de casos famosos como a Dália Negra, o assassino do tronco de Cleveland, o Zodíaco, o assassinato de JonBenét Ramsey e o assassinato de Kathleen Peterson e de casos menos famosos como o assassinato de Jill Dando, o caso de Bella, encontrada dentro de uma árvore e a morte de Marilyn Sheppard.

Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered tem vários aspectos interessantes. O primeiro é que os casos são apresentados na ordem cronológica, então, o primeiro caso do livro é o mais antigo e o último é o mais recente, esse é uma boa forma de contextualizar os crimes em suas épocas e até de relacionar um com outro, como por exemplo, o caso da Dália Negra e do assassino do tronco de Cleveland, que muitas pessoas acreditam que podem ter sido cometidos pela mesma pessoa.

A segunda é que ele apresenta casos que não são muito conhecidos, mas que são muito instigantes e muitas vezes, medonhos. Como por exemplo, o caso de Bella, que foi encontrada morta dentro do tronco de uma árvore e que possivelmente foi vítima de um crime ritualístico, mas de quem ninguém sabe a identidade até hoje, ou o caso de um tubarão que foi pescado e dentro dele encontraram um tubarão menor, que tinha um braço humano no estomago.

Cada capítulo fala de um caso, e eles são divididos da mesma maneira: uma pequena explicação do que aconteceu, as pistas, a investigação e algumas hipóteses do que pode ter acontecido e de quem pode ter sido o culpado. É importante lembrar que nenhum dos casos apresentados aqui estão resolvidos, portanto, os capítulos não têm uma resposta clara do que aconteceu.

As especulações, no entanto, são baseadas em pistas, evidencias e em hipóteses e teorias que a polícia cunhou na época dos crimes. Embora seja bem interessante saber tudo que diz respeito a um crime, desde seu culpado, até suas motivações, o mistério dos crimes não resolvidos, especialmente os famosos e que perduram por décadas, também é muito interessante e muitas vezes suficiente para deixar pessoas obcecadas.

Os capítulos têm fotos e mapas, que contribuem para o texto.

Em muitos sentidos, Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered é um livro muito completo, as autoras se dedicam a esmiuçar os casos que apresentam, mas como a obra se preocupa em falar de vinte casos, ela não se aprofunda completamente em nenhum dos casos, por isso, ele é interessante para quem está querendo conhecer mais sobre crimes reais e se inteirar no assunto, já que uma pessoa que já leu sobre bastante casos e já leu especificamente sobre algum caso apresentado no livro, muito provavelmente vai saber mais do que está presente aqui.

A leitura é fácil, mesmo que o conteúdo seja extremamente pesado e muitas vezes incomodo e perturbador, porque Hunt e Thompson escrevem de uma maneira simples e prazerosa, que faz com que o leitor, mesmo que leigo em relação a termos jurídicos ou em relação a psicologia criminal, compreenda bem. Fica claro também que as autoras fazem o melhor que podem dentro do material que tem, afinal, elas estão analisando crimes que nunca foram resolvidos e que em função disso, tem pistas, evidencias e matérias que entram em contraste um com outro e que muitas vezes, estão envoltos em tantas teorias, que fica difícil entender o que realmente aconteceu.

Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered é bem parecido com livros como Serial Killers. Louco ou Cruel?, de Ilana Casoy, que funciona mais ou menos como uma grande enciclopédia e que serve quase para consulta para quem estuda o assunto ou tem curiosidade.

Caso o leitor se interesse por crimes reais e queira estar mais por dentro desse universo, Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered é uma boa pedida, mas se o leitor já conhece um pouco mais sobre o assunto e procura conhecer mais sobre algum dos casos analisados no livro, é mais interessante que ele procure livros que falam sobre esse caso especifico, já que o livro de Hunt e Thompson é mais como uma introdução ao assunto.

Nada disso impede que se tire informação nova do livro, que a leitura seja muito instigante e apresente novos casos, o que para quem gosta do assunto é sempre uma coisa positiva.

Título original: Unsolved Murders: True Crime Cases Uncovered

 Autoras: Amber Hunt, Emily G. Thompson

Gênero: Crime Real, Suspense, Não Ficção

Ano de lançamento: 2019

Editora: DK

Número de Páginas: 176

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s