“I never considered him sick. Because what is sick to most people is they just don’t know how to accept the unusual, the eccentric” – Marilyn Wilson
“Eu nunca considerei ele doente. Porque muitas pessoas consideram doente o que não é usual, o que é excêntrico” – Traduzido livremente por Fernanda Cavalcanti
Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys explora a ascensão, a queda e o legado da banda, enquanto mergulha profundamente na vida de cada um dos integrantes, através de entrevistas com familiares, esposas, amantes, namoradas, amigos e com os próprios Beach Boys.
Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys é uma biografia no termo mais clássico da palavra, a ideia por trás do livro é explorar a carreira dos Beach Boys, do começo da banda, até os anos 80, quando o livro foi escrito. A única diferença aqui é que o livro não é focado em uma pessoa e sim nos quatro membros originais da banda.
Uma biografia de uma pessoa já acaba explorando a vida de outras, que se relacionam com a biografada, aqui, isso acontece em escala ainda maior, uma vez que quatro pessoas se relacionam e afetam um número gigantesco de outras vidas.
O livro começa focado na casa dos Wilson, onde os irmãos Brian, Dennis e Carl – que mais tarde formaram a banda – crescem. Os Wilson têm uma mãe amorosa, mas submissa, e um pai violento, que é cruel com seus filhos diariamente, mas que ao mesmo tempo, os estimula a se envolverem com música. Murry Wilson, o pai, também sonhava em ser cantor e nunca conseguiu, por isso, resolveu que seus filhos realizaram seus sonhos.
O talento de Brian ficou claro bem cedo, e Murry dedicou boa parte de sua atenção ao filho mais velho, que era tímido e inseguro, mas que conseguia tocar e compor como ninguém. Aos dois irmãos mais novos, pareceu natural seguir o fluxo de Brian. Na adolescência, os três se uniram em uma banda e convidaram o primo, Mike Love como quarto participante. A banda era empresariada por Murry, que conduzia tudo com mãos de ferro.
A banda, no entanto, faz sucesso e em muitos sentidos devido ao esforço de Murry, mas também ao grande talento dos garotos e especialmente de Brian, que sempre compôs músicas para a banda. É depois do sucesso que eles conseguem, pela primeira vez na vida, se libertarem de Murry, mesmo que eles ainda mantenham contato com o pai e tio, ele se vê cada vez mais longe da banda, que é dominada por Brian.
Mas Brian mesmo com o sucesso, começa a entrar cada vez mais fundo em algum tipo de crise que ninguém consegue diagnosticar. Em uma viagem de avião, Brian tem um colapso e começa a chorar no meio do voo, se jogando no chão e xingando as aeromoças que tentam ajuda-lo, depois disso, ele resolve que não vai mais sair em turnê. O uso de drogas faz com que Brian se torne cada vez mais paranoico e em determinado momento, ele não sai mais de casa e muitas vezes, nem se levanta da cama.
Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys segue todo o período da vida da banda e de seus integrantes. Claro que o livro dá prioridade a alguns integrantes, que tiveram uma vida consideravelmente mais agitada. Brian, o gênio por trás de boa parte das criações da banda e que passou por períodos duríssimos na vida – Brian é esquizofrênico e o uso de drogas fez com que a doença se potencializasse – ganha bastante destaque, mesmo porque os autos e baixos da sua vida influenciariam diretamente a banda.
Outro integrante que aparece bastante é Dennis Wilson, o irmão do meio, que era considerado o bonitinho da banda, mas que também era o mais rebelde. Ele sempre foi capaz de enfrentar Murry e mais tarde, quando já fazia sucesso com a banda, não tinha qualquer habilidade de cuidar do próprio dinheiro, Dennis gastava praticamente tudo que ganhava e vivia com dívidas. Embora todos os Beach Boys tenham se envolvido com drogas, Dennis foi o que mergulhou mais fundo e seu comportamento autodestrutivo o levou a se tornar amigo de Charles Manson e de defende-lo publicamente, antes dos assassinatos da família Manson. Dennis inclusive, deixou a família Manson viver na sua casa por um tempo.
Quando Manson foi preso, Dennis foi ameaçado e passou a ter pavor da figura de quem antes era próximo, durante o resto da sua vida ele se recusou terminantemente a falar sobre Manson ou sobre sua relação com a família.
Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys também aborda as vidas particulares dos Beach Boys, seus namoros, casamentos e casos. Mais uma vez, quem ganha destaque nesse quesito é Brian, que permaneceu casado muitos anos com Marilyn Wilson e Dennis, que teve um número gigantesco de esposas, namoradas e amantes, e quando mais velho, como forma de irritar seu primo Mike Love, ele se casou com a filha do primo, Shawn Love.
Mas claro que a obra também fala sobre o trabalho da banda e dá detalhes de como foi a produção de uma série de discos e músicas, dando grande destaque para Pet Sounds, a obra prima da banda e considerado até hoje um dos melhores discos de todos os tempos. A história dos Beach Boys se cruza com a história de outras bandas e outros músicos dos anos 60, como os Beatles e os Rolling Stones e isso torna o livro ainda mais interessante.
Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys é focado nos Beach Boys, mas também dá um belo panorama de toda a indústria da música nos anos 60, então, ele pode ser uma boa escolha por quem se interessa por música ou para quem se interessa pelo período.
A história dos Beach Boys é muito parecida com a história de vários astros de rock, marcadas pelo sucesso, pelo excesso de substancias e pela sensação de que eles são super-heróis, que jamais enfrentarão as consequências dos seus atos. Dennis é a exemplificação perfeita disso, uma vez que assim que começa a fazer sucesso, ele também começa a gastar todo o seu dinheiro em carros, bebidas e drogas.
Já Brian aparece um pouco na contramão disso, ele usou drogas, mas não de maneira tão abusiva quanto seu irmão. No caso dele, não foi preciso, as drogas somadas a doença, foram suficientes para que ele surtasse em diversos momentos da vida e a dificuldade para estabelecer um diagnóstico para ele, fez com que tudo se prolongasse e tomasse rumos quase irrecuperáveis.
Outra coisa que é interessante na história dos Beach Boys é que os integrantes da banda parecem de fato se importarem um com os outros, uma vez que eles são da mesma família. Quando a banda percebe que Dennis está se afundado cada vez mais nas drogas, eles se comprometem a pagar seu tratamento e continuar pagando o salário dele, desde que ele vá para a reabilitação. A história da banda não só é sobre música e carreira, mas também sobre a relação entre os integrantes, marcada por brigas, mas também por amor e afeição.
A leitura de Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys também é muito fácil e muito prazerosa, o livro não é curto e tem bastante informação, mas a leitura é rápida e o conteúdo é sempre instigante, o que estimula ainda mais o leitor.
A edição também vem com várias fotos, que colocam o leitor ainda mais dentro da história. Infelizmente Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys não foi traduzido para o português, o que limita a sua leitura,
Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys dá voz a todos integrantes dos Beach Boys, ao mesmo tempo que fala da carreira e da importância da banda.
Título original: Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys
Autor: Steven Gaines
Gênero: Biografia, Música
Ano de lançamento: 1986
Editora: Da Capo Press
Número de Páginas: 416
Foto: Fernanda Cavalcanti
Um comentário em “Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys, Steven Gaines”