livros

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys, Steven Gaines

“I never considered him sick. Because what is sick to most people is they just don’t know how to accept the unusual, the eccentric” – Marilyn Wilson

“Eu nunca considerei ele doente. Porque muitas pessoas consideram doente o que não é usual, o que é excêntrico” – Traduzido livremente por Fernanda Cavalcanti

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys explora a ascensão, a queda e o legado da banda, enquanto mergulha profundamente na vida de cada um dos integrantes, através de entrevistas com familiares, esposas, amantes, namoradas, amigos e com os próprios Beach Boys.

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys é uma biografia no termo mais clássico da palavra, a ideia por trás do livro é explorar a carreira dos Beach Boys, do começo da banda, até os anos 80, quando o livro foi escrito. A única diferença aqui é que o livro não é focado em uma pessoa e sim nos quatro membros originais da banda.

Uma biografia de uma pessoa já acaba explorando a vida de outras, que se relacionam com a biografada, aqui, isso acontece em escala ainda maior, uma vez que quatro pessoas se relacionam e afetam um número gigantesco de outras vidas.

O livro começa focado na casa dos Wilson, onde os irmãos Brian, Dennis e Carl – que mais tarde formaram a banda – crescem. Os Wilson têm uma mãe amorosa, mas submissa, e um pai violento, que é cruel com seus filhos diariamente, mas que ao mesmo tempo, os estimula a se envolverem com música. Murry Wilson, o pai, também sonhava em ser cantor e nunca conseguiu, por isso, resolveu que seus filhos realizaram seus sonhos.

O talento de Brian ficou claro bem cedo, e Murry dedicou boa parte de sua atenção ao filho mais velho, que era tímido e inseguro, mas que conseguia tocar e compor como ninguém. Aos dois irmãos mais novos, pareceu natural seguir o fluxo de Brian. Na adolescência, os três se uniram em uma banda e convidaram o primo, Mike Love como quarto participante. A banda era empresariada por Murry, que conduzia tudo com mãos de ferro.

A banda, no entanto, faz sucesso e em muitos sentidos devido ao esforço de Murry, mas também ao grande talento dos garotos e especialmente de Brian, que sempre compôs músicas para a banda. É depois do sucesso que eles conseguem, pela primeira vez na vida, se libertarem de Murry, mesmo que eles ainda mantenham contato com o pai e tio, ele se vê cada vez mais longe da banda, que é dominada por Brian.

Mas Brian mesmo com o sucesso, começa a entrar cada vez mais fundo em algum tipo de crise que ninguém consegue diagnosticar. Em uma viagem de avião, Brian tem um colapso e começa a chorar no meio do voo, se jogando no chão e xingando as aeromoças que tentam ajuda-lo, depois disso, ele resolve que não vai mais sair em turnê. O uso de drogas faz com que Brian se torne cada vez mais paranoico e em determinado momento, ele não sai mais de casa e muitas vezes, nem se levanta da cama.

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys segue todo o período da vida da banda e de seus integrantes. Claro que o livro dá prioridade a alguns integrantes, que tiveram uma vida consideravelmente mais agitada. Brian, o gênio por trás de boa parte das criações da banda e que passou por períodos duríssimos na vida – Brian é esquizofrênico e o uso de drogas fez com que a doença se potencializasse – ganha bastante destaque, mesmo porque os autos e baixos da sua vida influenciariam diretamente a banda.

Outro integrante que aparece bastante é Dennis Wilson, o irmão do meio, que era considerado o bonitinho da banda, mas que também era o mais rebelde. Ele sempre foi capaz de enfrentar Murry e mais tarde, quando já fazia sucesso com a banda, não tinha qualquer habilidade de cuidar do próprio dinheiro, Dennis gastava praticamente tudo que ganhava e vivia com dívidas. Embora todos os Beach Boys tenham se envolvido com drogas, Dennis foi o que mergulhou mais fundo e seu comportamento autodestrutivo o levou a se tornar amigo de Charles Manson e de defende-lo publicamente, antes dos assassinatos da família Manson. Dennis inclusive, deixou a família Manson viver na sua casa por um tempo.

Quando Manson foi preso, Dennis foi ameaçado e passou a ter pavor da figura de quem antes era próximo, durante o resto da sua vida ele se recusou terminantemente a falar sobre Manson ou sobre sua relação com a família.

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys também aborda as vidas particulares dos Beach Boys, seus namoros, casamentos e casos. Mais uma vez, quem ganha destaque nesse quesito é Brian, que permaneceu casado muitos anos com Marilyn Wilson e Dennis, que teve um número gigantesco de esposas, namoradas e amantes, e quando mais velho, como forma de irritar seu primo Mike Love, ele se casou com a filha do primo, Shawn Love.

Mas claro que a obra também fala sobre o trabalho da banda e dá detalhes de como foi a produção de uma série de discos e músicas, dando grande destaque para Pet Sounds, a obra prima da banda e considerado até hoje um dos melhores discos de todos os tempos. A história dos Beach Boys se cruza com a história de outras bandas e outros músicos dos anos 60, como os Beatles e os Rolling Stones e isso torna o livro ainda mais interessante.

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys é focado nos Beach Boys, mas também dá um belo panorama de toda a indústria da música nos anos 60, então, ele pode ser uma boa escolha por quem se interessa por música ou para quem se interessa pelo período.

A história dos Beach Boys é muito parecida com a história de vários astros de rock, marcadas pelo sucesso, pelo excesso de substancias e pela sensação de que eles são super-heróis, que jamais enfrentarão as consequências dos seus atos. Dennis é a exemplificação perfeita disso, uma vez que assim que começa a fazer sucesso, ele também começa a gastar todo o seu dinheiro em carros, bebidas e drogas.

Já Brian aparece um pouco na contramão disso, ele usou drogas, mas não de maneira tão abusiva quanto seu irmão. No caso dele, não foi preciso, as drogas somadas a doença, foram suficientes para que ele surtasse em diversos momentos da vida e a dificuldade para estabelecer um diagnóstico para ele, fez com que tudo se prolongasse e tomasse rumos quase irrecuperáveis.

Outra coisa que é interessante na história dos Beach Boys é que os integrantes da banda parecem de fato se importarem um com os outros, uma vez que eles são da mesma família. Quando a banda percebe que Dennis está se afundado cada vez mais nas drogas, eles se comprometem a pagar seu tratamento e continuar pagando o salário dele, desde que ele vá para a reabilitação. A história da banda não só é sobre música e carreira, mas também sobre a relação entre os integrantes, marcada por brigas, mas também por amor e afeição.

A leitura de Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys também é muito fácil e muito prazerosa, o livro não é curto e tem bastante informação, mas a leitura é rápida e o conteúdo é sempre instigante, o que estimula ainda mais o leitor.

A edição também vem com várias fotos, que colocam o leitor ainda mais dentro da história. Infelizmente Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys não foi traduzido para o português, o que limita a sua leitura,

Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys dá voz a todos integrantes dos Beach Boys, ao mesmo tempo que fala da carreira e da importância da banda.

Título original: Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys

Autor: Steven Gaines

Gênero: Biografia, Música

Ano de lançamento: 1986

Editora: Da Capo Press

Número de Páginas: 416

Foto: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “Heroes And Villains: The True Story Of The Beach Boys, Steven Gaines”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s