“Os homens, pensou ela, não gostavam de ter suas afirmações contestadas”
Miss Marple resolve passar umas férias em uma ilha no Caribe, mas quando acha que vai ter tempo para relaxar, o major Palgrave, um dos hospedes do local, morre e logo Miss Marple descobre que ele foi envenenado.
Miss Marple, então, parte para a investigação.
Mistério no Caribe não é muito diferente da maioria dos livros de Agatha Christie. Aqui ela também apresenta um detetive, que está preso em um local, um assassinato e várias pessoas que podem e que tem motivo para terem matado a pessoa assassinada.
O livro inclusive, é muito parecido com Morte no Nilo, outro livro de Christie, que acompanha Poirot em uma viagem ao Nilo, onde claro, um crime acontece.
Justamente por isso não é muito difícil de prever o que vai acontecer em Mistério no Caribe, especialmente se você é um leitor constante da autora.
A ação começa com Miss Marple indo passar umas férias no Caribe, lá, ela conhece uma série de pessoas que estão hospedadas no mesmo lugar que ela. Como já é esperado, não demora muito para que o mistério encontre Miss Marple, quando em uma festa um dos hospedes mostra a ela fotos que seriam, supostamente de um assassino.
Logo depois disso o major Palgrave morre, em um acidente que parece natural, mas que Miss Marple descobre que não é. A partir daí, começa a investigação.
O livro, como a maioria dos livros de Christie, é uma formula, onde se se alteram os personagens e os detalhes da trama, mas não a forma com que as coisas se dão. Isso não quer dizer que é fácil de prever qual é o mistério que circunda Mistério no Caribe, porque a autora apresenta uma trama intrincada, que não deixa que o leitor entenda tudo o tempo todo. A escrita do gênero prevê essa ideia – de que o leitor nunca descubra de fato quem é o culpado ou que só descubra bem perto do final do livro – e Christie faz isso bem, em todos os seus livros.
Os livros de Christie são bem parecidos, mas ela é realmente boa em apresentar o mistério que se propõe, e mesmo que a formula sempre seja a mesma, as histórias que recheiam essa formula são criativas e bem pensadas. Outro ponto que se deve levar em conta, é que Christie escreve livros para quem é fã do gênero e que espera ler exatamente o que ela faz aqui, com formulas e repetições, mas com personagens e uma trama modificada. A graça não é ler uma trama muito diferente, mas sim algo que agrada, e apresente outra história, ainda que nos mesmos moldes de outras já lidas.
Mistério no Caribe não é um livro inovador, mas tem uma leitura fácil e prazerosa. O livro também é curto, o que facilita a leitura ainda mais.
Mistério no Caribe é um prato cheio para os fãs de Agatha Christie e cumpre o papel que ele se propõe a fazer, embora talvez não agrade quem procura um suspense mais desenvolvido e mais forte.
Título no Brasil: Mistério no Caribe
Título Original: A Caribbean Mystery
Autora: Agatha Christie
Tradução: Samir Machado de Machado
Gênero: Thriller, Suspense, Crime, Mistério, Policial
Ano de lançamento: 1964
Editora: HarperCollins
Número de Páginas: 208
Foto: Fernanda Cavalcanti