livros

Mistério no Caribe, Agatha Christie

Os homens, pensou ela, não gostavam de ter suas afirmações contestadas”

Miss Marple resolve passar umas férias em uma ilha no Caribe, mas quando acha que vai ter tempo para relaxar, o major Palgrave, um dos hospedes do local, morre e logo Miss Marple descobre que ele foi envenenado.

Miss Marple, então, parte para a investigação.

Mistério no Caribe não é muito diferente da maioria dos livros de Agatha Christie. Aqui ela também apresenta um detetive, que está preso em um local, um assassinato e várias pessoas que podem e que tem motivo para terem matado a pessoa assassinada.

O livro inclusive, é muito parecido com Morte no Nilo, outro livro de Christie, que acompanha Poirot em uma viagem ao Nilo, onde claro, um crime acontece.

Justamente por isso não é muito difícil de prever o que vai acontecer em Mistério no Caribe, especialmente se você é um leitor constante da autora.

A ação começa com Miss Marple indo passar umas férias no Caribe, lá, ela conhece uma série de pessoas que estão hospedadas no mesmo lugar que ela. Como já é esperado, não demora muito para que o mistério encontre Miss Marple, quando em uma festa um dos hospedes mostra a ela fotos que seriam, supostamente de um assassino.

Logo depois disso o major Palgrave morre, em um acidente que parece natural, mas que Miss Marple descobre que não é. A partir daí, começa a investigação.

O livro, como a maioria dos livros de Christie, é uma formula, onde se se alteram os personagens e os detalhes da trama, mas não a forma com que as coisas se dão. Isso não quer dizer que é fácil de prever qual é o mistério que circunda Mistério no Caribe, porque a autora apresenta uma trama intrincada, que não deixa que o leitor entenda tudo o tempo todo. A escrita do gênero prevê essa ideia – de que o leitor nunca descubra de fato quem é o culpado ou que só descubra bem perto do final do livro – e Christie faz isso bem, em todos os seus livros.

Os livros de Christie são bem parecidos, mas ela é realmente boa em apresentar o mistério que se propõe, e mesmo que a formula sempre seja a mesma, as histórias que recheiam essa formula são criativas e bem pensadas. Outro ponto que se deve levar em conta, é que Christie escreve livros para quem é fã do gênero e que espera ler exatamente o que ela faz aqui, com formulas e repetições, mas com personagens e uma trama modificada. A graça não é ler uma trama muito diferente, mas sim algo que agrada, e apresente outra história, ainda que nos mesmos moldes de outras já lidas.

Mistério no Caribe não é um livro inovador, mas tem uma leitura fácil e prazerosa. O livro também é curto, o que facilita a leitura ainda mais.

Mistério no Caribe é um prato cheio para os fãs de Agatha Christie e cumpre o papel que ele se propõe a fazer, embora talvez não agrade quem procura um suspense mais desenvolvido e mais forte.

Título no Brasil: Mistério no Caribe

Título Original: A Caribbean Mystery

Autora: Agatha Christie

Tradução: Samir Machado de Machado

Gênero: Thriller, Suspense, Crime, Mistério, Policial

Ano de lançamento: 1964

Editora: HarperCollins

Número de Páginas: 208

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s