livros

Messalina, Francesco Mazzei

“O sexo diz coisas grandiosas”

Messalina, como o próprio nome diz, acompanha a vida de Valeria Messalina, imperatriz-consorte romana.

Messalina começa desde o nascimento dela e acompanha aspectos da sua infância e adolescente, época em que ela se casou com o imperador Cláudio. Depois disso, o livro se preocupa em falar sobre as intrigas da corte, as relações entre os frequentadores do local e a reputação que Messalina conseguiu com o tempo.

O livro se estende até o final da vida de Messalina.

O interessante de um livro como Messalina é justamente entrar em contato com história que talvez não sejam tão conhecidas. O nome e a fama de Messalina são muito famosos, tanto que seu nome passou a ser usado como maneira de descrever uma mulher que é promiscua, mas sua história não é tão famosa.

O livro acompanha a vida toda dela, com alguns detalhes. É óbvio que o autor não tem como saber conversas e questões muito especificas da vida dela, mesmo porque muita informação já foi perdida ou nem chegou a ser anotada, mas ele tenta ao máximo, se aproximar da realidade.

A vida de Messalina é bem instigante, especialmente quando mergulhamos nela e a conhecemos a fundo. Outra questão que é bem interessante no livro é como funcionava a corte, e a maneira com que as pessoas tramavam e tentavam se segurar ao poder, Messalina, inclusive, tem fama de ter participado de uma série de golpes.

O que é mais interessante no livro, no entanto, é como o autor tenta entender como que Messalina ganhou a fama de ser uma mulher promiscua, Mazzei naturalmente fala sobre a vida sexual dela e de como muitas vezes, como muitas mulheres de antigamente, ela usou de sua sexualidade para conseguir e se manter no poder, mas tenta se questionar se a fama é mesmo justificada.

Uma das hipóteses que Mazzei levanta é que Messalina era só uma mulher interessada em sexo, em uma época onde a ideia da sexualidade feminina não era sequer imagina, que dirá, entendida. No entanto, o autor não vai muito a fundo nesses questionamentos, que poderiam ser muito interessantes se discutidas nos dias de hoje e perde uma grande chance.

Essa biografia de Messalina então, fica mais focada em descrever eventos da vida de Valeria Messalina, o que ainda faz do livro uma boa leitura.

O livro é bem curto e a leitura é fácil, embora seja difícil acompanhar a história por que muitos nomes, que são parecidos, são citados o tempo todo. O autor tenta o tempo todo esclarecer de quem está falando, usando nomes diferentes para pessoas diferentes, mas mesmo assim, às vezes, é complicado.

Messalina apresenta bastante informação sobre a vida de Valeria Messalina, e embora não analise a fundo esses fatos, ainda é um bom livro, que narra uma história importante e intrigante.

Título no Brasil: Messalina

Título Original: Messalina

Autor: Francesco Mazzei

Tradução: Patricia Cenacchi

Gênero: Biografia

Ano de lançamento: 1983

Editora: Círculo do Livro

Número de Páginas: 181

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s