“Às vezes achava que ter quinze anos era a pior tragédia de todas”
Aristóteles, conhecido como Ari, é um adolescente de quinze anos de origem hispânica. Ele vive com sua mãe e com seu pai, um veterano da guerra do Vietnã e é o último filho do casal, sendo bem mais novo que seus três irmãos – um par de gêmeas, e um irmão adulto que está preso-.
Ari, como todos os adolescentes, tem muitas dúvidas. Ele é tímido, tem poucos amigos e muita dificuldade em socializar, até o dia em que ele resolve ir nadar na piscina pública da cidade, mesmo sem saber e conhece Dante.
Dante é o oposto de Ari, ele também é de origem hispânica e vive com o pai e a mãe, que são professores. Ele é filho único e conhece de poesia e arte, não é nem um pouco tímido e parece não ter tantas dúvidas quanto Ari.
Dante se oferece para ensinar Ari a nadar e os dois acabam se tornando inseparáveis.
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo parte de um ponto com o qual é bem fácil se identificar, afinal, todo mundo já foi adolescente, e como o livro é voltado para o público jovem, a sua trama faz ainda mais sentido. O protagonista do livro é Ari, que está sempre cheio de dúvidas e parece não saber muito bem como resolve-las, ele tem muita dificuldade para se entender.
Dante, o garoto que ele conhece na piscina e que é praticamente o seu oposto, não parece ter dúvida nenhuma e parece saber exatamente quem ele é, embora isso claramente não seja verdade. Dante só é mais espontâneo que Ari e se permite mais.
Os dois se tornam inseparáveis e passam o verão inteiro juntos, conversando e tentando conhecer um ao outro, até que os pais de Dante mudam de cidade e os garotos começam a trocar cartas.
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo fala de assuntos que dizem respeito a adolescência, como amizades, primeiros beijos, primeiros amores, sexualidade, dificuldades de se relacionar e relacionamento com os pais. O livro, é claro, entra em outras questões que não dizem respeito a adolescência de todo mundo, como o fato do irmão mais velho de Ari estar preso, que é uma grande questão na vida do protagonista.
O leitor acompanha a vida de Ari, que narra tudo em primeira pessoa, e sabe da vida de Dante através do que eles conversam e do que o garoto conta por carta, por isso, ficamos sabendo mais detalhes da vida de Ari. Claro que como Dante é um personagem extremamente expansivo e dentro da trama, está contando detalhes da sua vida para seu melhor amigo, a sensação que temos é que ele está de fato contado tudo para Ari.
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo também é um livro com temática LBGQIA+, e geralmente é lembrado por isso, embora essa não seja a questão mais importante do livro. A sexualidade de seus personagens é debatida, mas de maneira bem sutil, o que é de certa forma interessante. Dante parece notar rápido que não é heterossexual, e em uma das cartas conta ao amigo que gosta de beijar garotas e garotos, a informação perturba Ari, mas ele logo aceita. Não demora muito para que Dante chegue à conclusão que afinal de contas, prefere os garotos mesmo.
Já a sexualidade de Ari é um pouco mais misteriosa, inclusive para o próprio Ari. Durante muito tempo, ele nem se questiona sobre isso, o que combina com a personalidade mais contida do personagem e com a maneira que ele foi criado. Claro que quem chega no livro esperando encontrar um romance gay avassalador, pode ficar um pouco decepcionado, já que a relação de Ari e Dante se desenvolve de maneira lenta, embora bem construída e que o foco do livro não é bem o romance dos garotos e sim a relação dos dois em um plano mais amplo.
Outro ponto bem interessante no livro é a ideia de fazer com que os dois personagens sejam de origem hispânica, o que é diferente e dá lugar de fala a uma parcela da população, que geralmente não recebe destaque.
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um livro bonito, que traz à tona uma série de temas, que não dizem respeito só aos adolescentes, a trama, no entanto, não é tão original e é um pouco bobinha. Claro que se pensarmos que ela é voltada para o público adolescente, ela tem a chances de surtir muito mais efeito, uma vez que aborda muitos temas que dizem respeito a essa audiência, que certamente se reconheceram nos personagens e nos seus dilemas.
A leitura é bem fácil e tranquila e o leitor rapidamente fica preso na história de Ari e Dante, o que torna Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo um livro bem prazeroso.
Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo trata de assuntos que certamente vão fazer coro com os sentimentos de vários adolescentes e embora não seja especialmente criativo, conta uma história bonita, que faz o leitor torcer por seus personagens.
Título no Brasil: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Tradução: Clemente Pereira
Gênero: Young Adult, LGBTQIA+
Ano de lançamento: 2012
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 392
Foto: Fernanda Cavalcanti