livros

Hellraiser- Renascido do Inferno, Clive Barker

“Nenhuma esperança, senão perder a esperança”

Frank Cotton é um hedonista, que está em busca do maior prazer sexual que ele pode encontrar, mesmo que isso lhe custe dor. Depois de um tempo procurando, ele finalmente encontra uma caixa que quando aberta promete levar o seu dono para outra dimensão do prazer.

Frank, obviamente, consegue abrir a caixa e logo se depara com quatro criaturas conhecidas como Cenobites.Os Cenobites explicam a Frank que caso ele aceite o acordo, ele não poderá voltar atrás e Frank aceita mesmo assim.

Até que ele percebe que as criaturas estão dispostas ir até o final, sem se importar com o que Frank está sentindo e é assim, que ele acaba preso e despedaço em outra dimensão.

Algum tempo depois, o irmão de Frank, Rory e sua esposa, Julia, se mudam para a casa onde tudo aconteceu e não demora muito para que Frank consiga falar com a cunhada e a convencer a trazer outros corpos para que ele possa restabelecer o dele.

Julia então, passa a seduzir homens e leva-los para casa, onde Frank pode se alimentar deles.

Hellraiser- Renascido do Inferno é um livro de terror no sentido mais clássico da palavra e na realidade, ele vai ainda mais fundo e está bem próximo do gore. O livro tem vários aspectos comuns as obras de Clive Barker, como a violência exagerada e a sexualidade relacionada ao terror.

Em Hellraiser- Renascido do Inferno, acompanhamos Frank, um homem que está disposto a ir ao seu limite para conseguir gratificação sexual. Ele não só está disposto a sofrer para isso, como também não se importa em envolver outras pessoas nisso. Frank é egoísta e hedonista e é interessante que comecemos o livro acompanhando justamente ele.

No entanto, quando ele conhece os Cenobites, fica claro para ele que a ideia de prazer que ele tem é bem diferente da das criaturas, os Cenobites não tem qualquer limite e não vão parar caso Frank peça para tal. Frank se vê preso em outra dimensão, que muito possivelmente é o inferno.

Logo depois disso, Rory, o irmão de Frank e sua esposa, Julia, se mudam para a casa onde tudo aconteceu. Rory é o oposto do irmão e fica implícito que os dois não se dão bem, Julia, a esposa, não dá muito opinião sobre o cunhado, mas com o tempo ficamos sabendo que Julia teve um encontro sexual com Frank, que ela descreve como tão violento quanto um estupro, mas consensual.

Julia ainda lembra do acontecido e parece ligeiramente obcecada por Frank, e fica claro que o que ela sente por ele é muito parecido com o que ele sente em relação aos Cenobites. Enquanto Frank é o predador de Julia, os Cenobites são os predadores de Frank.

Frank, ou que sobrou dele, logo aparece para Julia e lhe explica a situação. Ele a convence a trazer homens para que ele possa restabelecer o corpo que foi dilacerado pelos Cenobites e Julia começa a seduzir homens em bares e leva-los para casa, para alimentar Frank.

Hellraiser- Renascido do Inferno tem vários aspectos interessantes que são muito bem utilizados. O primeiro é o contraponto claro e óbvio que existe entre os irmãos Frank e Rory, uma vez que Frank é egoísta e visto como um filho problema, enquanto Rory é preocupado, fiel a Julia e modelo de filho. Frank, no entanto, não parece se importar com isso, vemos pouco dele, mas fica claro que ele só se importa com seus próprios prazeres, sejam de que natureza forem.

Julia se vê entre esses dois homens. Ela quer ter uma vida cotidiana com Rory, mas ele a entendia, ao mesmo tempo que percebe que jamais poderia se casar com Frank, embora ele a excite. O leitor sente uma simpatia quase automática por Rory, afinal, ele parece ser um homem bom e um marido compreensivo, que nem sabe da relação entre sua esposa e seu irmão e nem imagina o que está acontecendo debaixo do seu próprio teto.

No entanto, é muito interessante que Barker escolha falar justamente das pessoas que tem personalidades dúbias. O livro começa com Frank e prossegue basicamente do ponto de vista de Julia, enquanto Rory, o homem ideal, aparece muito pouco.

A relação de Julia e de Frank também é interessante e bem construída, e fica claro que é uma relação baseado só em sexo, mas que isso comove Julia o suficiente para que ela tope levar homens para Frank. Também tem a ver com o tédio que ela sente em relação ao casamento.

Essa relação espelha a relação de Frank com os Cenobites. Frank também se vê preso as criaturas, mesmo que não queira mais. Nem ele, nem Julia conseguem fugir do seu captor, embora Frank esteja muito mais consciente disso.  

Hellraiser- Renascido do Inferno também soa como uma grande metáfora para a sexualidade e mais especificamente, para a homossexualidade. Barker é gay assumido e disse que a estética dos Cenobites é inspirada nas roupas de sadomasoquismo e que toda a trama tem relação com o que ele via em uma boate sadomasoquista, que ele costumava frequentar. Quando se pensa por esse lado, a ideia de procurar prazer mesmo que seja pela dor, parece muito próxima ao sadomasoquismo mesmo.

Para além disso, Hellraiser- Renascido do Inferno fala sobre um homem que vai literalmente para o inferno por causa de seus desejos sexuais e é impossível desconectar isso dá ideia que uma pessoa criada em uma sociedade predominantemente heterossexual e em muitos casos, católica, sente quando percebe seu desejo homossexual (ou mesmo heterossexual, quando se vive em comunidades ou famílias repressoras) e precisa se assumir.

Hellraiser- Renascido do Inferno foi publicado em 1986, período em que AIDS atacava ferozmente a comunidade homossexual, e a trama do livro também parece estar próxima disso. Afinal, Frank fica em pedaços e vai para o inferno, simplesmente porque quer ter o máximo de prazer sexual possível, é fácil pensar que esse é o sentimento que uma pessoa tem quando sabe que uma simples relação sexual pode levar a morte e que não existe muito controle, ou sequer vontade de controlar, dessa doença.

Embora Barker tenha assumido que a obra é inspirada nos clubes de sadomasoquismo que ele frequentava, ele nunca disse sobre o que exatamente o romance fala, então, o que predomina aqui é o terror. Hellraiser- Renascido do Inferno é assustador e soa como uma mistura única, já que ele usa do terror, do gore e do sexo, todas essas questões estão conectadas e uma depende da outra.

Como é comum nas obras do autor, o sexo e a sexualidade são as causas de todo o terror que aflige os personagens, em todas as instancias. Frank vira prisioneiro porque deseja prazer sexual, Julia faz o que ele manda por que tem uma obsessão sexual por ele e os homens vão a casa de Julia porque desejam fazer sexo com ela. O sexo é o motivo da queda de Frank, de Julia e de todos os homens que Julia seduz. O sexo também faz outras vítimas, que não o estão buscando, mas que estão muito próximos de quem está.

Hellraiser- Renascido do Inferno é um livro curto e a escrita de Barker é incrível, por isso, a leitura é muito rápida e prazerosa. É impossível não se prender aos personagens e quando o livro acaba, fica aquela sensação de que poderia ter mais, mas é importante lembrar que o livro tem cenas muito explicitas, de sexo e de violência, o que pode não agradar todo mundo e incomodar quem não está acostumado com esse tipo de obra.

Hellraiser- Renascido do Inferno é um livro pequeno e conciso, mas que passa uma série de mensagens e que é aterrorizante, como um livro de terror deve ser.

Título no Brasil: Hellraiser- Renascido do Inferno

Título Original: The Hellbound Heart

Autor: Clive Barker

Tradução: Alexandre Callari

Gênero: Terror

Ano de lançamento: 1986

Editora: Darkside

Número de Páginas: 160

Foto: Fernanda Cavalcanti

Um comentário em “Hellraiser- Renascido do Inferno, Clive Barker”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s