livros

Depois do Funeral, Agatha Christie

“Parece-me tão estupido cometer um assassinato, a não ser que seja absolutamente necessário”

Richard Abernethie, um rico industrial morre e toda a sua família se reúne para se despedir. Um pouco antes da leitura do testamento, a irmã mais nova de Richard, Cora faz um comentário impertinente e pergunta se Richard não foi assassinado.

A questão deixa todos os presentes sem reação, mesmo depois de eles garantirem a Cora que Richard morreu de causas naturais.

No entanto, no dia seguinte, Cora é assassinada a machadadas dentro do seu próprio quarto, o que torna a situação ainda mais estranha. O advogado da família, Sr. Entwhistle, então, pede que Hercule Poirot o ajude a investigar o caso.

Depois do Funeral é mais um mistério estrelado por Poirot, mas nesse livro, o detetive aparece menos, isso porque quando a investigação começa, o responsável por ela é o Sr. Entwhistle.

O livro também não começa com um crime, pelo menos, aparentemente, uma vez que acompanha a morte, até onde se sabe, natural de um senhor idoso. Os familiares que vão ao seu funeral não parecem desconfiar de nada, e nem veem nenhum motivo para que Richard tenha sido assassinado, até que sua irmã, Cora traz o assunto à tona.

A família fica claramente desconfortável, mas logo garantem que não foi isso que aconteceu e dizem que Cora sempre foi meio avoada mesmo, portanto não deve saber de muita coisa. Mas tudo fica mais estranho quando Cora é encontrada morta no dia seguinte, no caso dela, obviamente assassinada, uma vez que ela morreu depois de ser atacada por alguém com um machado.

Poirot entra na investigação nesse período, depois de ser convidado pelo advogado da família, que também não consegue compreender o que se sucedeu. O detetive logo estabelece que mesmo com o desconforto criado pelo comentário de Cora e com a negação da família, o assassino de Cora – e talvez de Richard – é uma das pessoas que esteve presente no funeral, uma vez que seriam elas que se beneficiaram da herança e que também ouviram o comentário de Cora.

O detetive então, passa a investigar cada membro da família, sem que eles sequer saibam quem Poirot de fato é. Christie mergulha o leitor na vida desses personagens e como sempre, vai criando cada vez mais dúvidas, já que quanto mais Poirot se embrenha nessas histórias, mais motivos aparecem.

Depois do Funeral é um livro um pouco diferente de outros trabalhos de Christie. Aqui não se sabe ao certo quantos assassinatos aconteceram e o número de cenários em que a história se dá é maior, os personagens não estão restritos a um lugar, como acontece com bastante frequência nas obras da autora. Mesmo assim, fica claro que existe uma porção reduzida de pessoas que podem ser culpadas, uma vez que muito certamente os suspeitos se resumem a quem estava presente no funeral de Richard.

Talvez por isso, Depois do Funeral seja um livro com menos ação e com menos tensão, o leitor não sabe exatamente onde está pisando e também não tem aquela sensação de que um crime pode acontecer a qualquer minuto. O livro não é parado também, a leitura é bem fluida e a trama bem rápida.

Mas ele tem muitos aspectos que o aproxima do gênero em que Christie trafega tão bem: ele mantém o leitor preso do começo ao fim, embora revele uma série de segredos, é quase impossível prever o final, as pistas são dadas por todos os lados, mas a única pessoa que é capaz de junta-las é Poirot e como sempre, o leitor só consegue visualizar toda a trama depois que o detetive a explana para nós, no final do livro.

Depois do Funeral é um livro de Agatha Christe, com vários elementos comuns a obra da autora, mas com algumas outras formulas diferentes, o que certamente é instigante.

A leitura de Depois do Funeral é simples e prazerosa, o livro é curto e como muito provavelmente o leitor vai se ver preso no suspense, ela provavelmente vai ser rápida.

Depois do Funeral é um livro que certamente vai agradar os fãs de Agatha Christie, mas que por ter uma trama um pouco diferente, tem grandes chances de chamar a atenção de quem não gosta tanto assim da obra da autora.

Título no Brasil: Depois do Funeral

Título Original: After the Funeral

Autora: Agatha Christie

Tradução: Jorge Ritter

Gênero: Thriller, Suspense, Crime, Mistério, Policial

Ano de lançamento: 1925

Editora: L&PM

Número de Páginas: 272

Foto: Fernanda Cavalcanti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s