Adaptações, série

Série: The Outsider (1ª Temporada), 2020

Um garoto de onze anos aparece morto em uma pequena cidade dos Estados Unidos, e Terry Maitland (Jason Bateman) é visto perto da cena, sujo de sangue.

Terry é pai de duas filhas, professor e técnico do time infantil de baseball da cidade, por isso, está acima de qualquer suspeita. Ele também jura que é inocente e que tem um álibi, mas antes que possa provar qualquer coisa, ele é atacado por um civil e morto.

A polícia de fato comprova que Terry estava em outro lugar durante o crime, mas as dúvidas sobre o assassinato e o culpado continuam pairando sobre a cidade.

The Outsider é inspirada no livro Outsider, de Stephen King.

The Outsider é relativamente fiel a obra original, o livro também se passa em uma pequena cidade dos Estados Unidos, e também apresenta um crime hediondo. A culpa recai sobre Terry, que foi visto perto da cena do crime, todo sujo de sangue.

Antes disso, Terry é um respeitável professor de inglês, que também treina o time infantil de baseball, ou seja, ele é conhecido na cidade e tem acesso as crianças. A fama de Terry, no entanto, não impede que toda a cidade tenha certeza de que ele de fato cometeu o crime, mesmo que ele insista que é inocente e que estava em um congresso quando tudo aconteceu.

Terry é atacado e morto por um morador da cidade, mas a polícia logo consegue provar que ele não estava na cidade na época do assassinato. A polícia fica com o mistério em mãos, uma vez que Terry não só foi visto perto da cena de crime, como também suas impressões digitais foram achadas no corpo do garoto assassinado.

Ralph Anderson (Ben Mendelsohn), o chefe de polícia, começa a investigar outros caminhos e é assim que a série vai se desenvolvendo e revelando os segredos que circundam essa história.

The Outsider soa como um trabalho bem típico de Stephen King, ela tem todos os elementos que são comuns à sua obra: cidades pequenas, manifestações sobrenaturais e crimes violentos.

A série tem aspectos bem interessantes, como por exemplo, a ideia de que um homem, supostamente, respeitável e que tem o carinho de toda a comunidade pode ser um assassino cruel e sanguinário, a maneira que a cidade, onde todo mundo se conhece desde que nasceu, maneja um assassinato terrível, que muito possivelmente foi cometido por alguém que vive ali e o mistério também é instigante, uma vez que todas as provas técnicas apontam para Terry, mas mesmo assim, o caso não se conecta.

No entanto, os assuntos parecem um tanto repetitivos e quase requentados. A ideia de um predador que mata crianças em uma cidade pequena lembra muito a história de A Coisa, mas sem todo o desenvolvimento que faz de A Coisa um grande livro.

King até parte para pontos diferentes em Outsider, mas o livro não é um dos seus melhores trabalhos, o que claramente reflete na série.

Quando Ralph sai em busca de pistas que possam desvendar o caso, a série se preocupa em explicar histórias e mitos antigos, o que é, sem dúvida nenhuma, interessante, mas que aqui não prende muito a atenção do telespectador. Isso porque, qualquer pessoa que tenha lido ou entrado em contato com outros trabalhos do autor, vai reconhecer pedaços de outras histórias, não tão bem misturadas.

A sensação que se tem é que The Outsider é um A Coisa bem menos criativo e com personagens menos interessantes.

A série, de uma maneira geral, é lenta e um pouco arrastada. Tirando os primeiros episódios, onde o crime se dá e a cidade entra em polvorosa, pouca coisa acontece e a investigação é bem parada, mesmo porque a polícia parece não saber quase nada sobre o caso ou sequer que passo tomar.

A fotografia de The Outsider também vai se tornando cada vez mais escura, o que não ajuda em nada uma série que já está monótona depois dos seus primeiros episódios. A cidade pequena, que é por si um organismo próprio e que poderia ser tema de uma grande investigação, acaba esquecida com o tempo, o que é uma grande perda para The Outsider.

A série também tem muitos personagens, que funcionam muito melhor no livro, que tem mais tempo para desenvolve-los. Na série, alguns deles ficam perdidos e vão deixando de ser importantes com o tempo. Terry, por exemplo, que é um personagem relevante, mas morre no começo, parece quase desperdiçado, ainda mais levando em conta que Jason Bateman está bem no personagem.

The Outsider até parte de uma boa ideia, que embora ligeiramente repetitiva, poderia ter sido melhor executada. Talvez esse não seja um problema único da série, uma vez que ela é bem fiel ao livro e que a obra original já não é por si só, muito inspirada, a parte técnica da série, no entanto, não ajuda a melhorar o conteúdo.

Inspirada em um livro que já soa requentado, The Oustider é uma série fiel a obra que a originou e por isso mesmo, cai no clichê e no repetitivo.

Título no Brasil: The Outsider

Título original: The Outsider

Elenco: Ben Mendelsohn, Bill Camp, Jeremy Bobb, Julianne Nicholson, Marc Menchaca

Gênero: Terror, Suspense

Duração do episódio: 60min

Número de episódios: 10

Ano: 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s